Convivência, educação e diversão para as crianças: conheça o Criar Sesc
A principal missão do Sesc em Minas é promover a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio. Um pilar fundamental nesse processo é a atuação na área da Educação, que tem no Criar Sesc um grande diferencial, tanto para as crianças, quanto para seus responsáveis. Você conhece esse projeto?
Pensando na rotina daqueles trabalhadores que não têm com quem deixar os filhos antes ou após o horário de escola, o Criar Sesc oferece acompanhamento pedagógico e recreativo, com quatro horas diárias de atividades educativas e prazerosas no contraturno das aulas, sob o devido acompanhamento profissional.
Como isso funciona na prática?
Quando está no Criar Sesc, cada aluno tem um momento de convívio com outras crianças, possibilidade de realizar as tarefas escolares com devido acompanhamento e ainda ampliar o conhecimento adquirido na escola por meio de atividades lúdicas e prazerosas.
Por exemplo, em setembro, quando foi celebrado o Dia Mundial da Árvore, os alunos do Criar do Sesc Sete Lagoas realizaram uma ação de doação de mudas para quem passava pela unidade, como forma de incentivar a preservação do meio ambiente.
No começo de outubro, os alunos do Criar do Sesc Floresta, em Belo Horizonte, participaram da 2ª Feira Pequeno Empreendedor. O evento foi fruto de um processo desenvolvido pelas crianças durante o ano, no qual elas criaram produtos variados com uma impressora 3D. Eles foram expostos e comercializados na feira, que contou com a presença de familiares e outros convidados.
Ainda em outubro, quando acontece o Dia das Crianças, data muito marcada por seu apelo comercial, os alunos do Criar do Sesc Lavras participaram de uma campanha coletiva de construção de brinquedos a partir de materiais recicláveis por meio da Oficina de Ciências e Experimentações. O objetivo era doá-los a crianças em situação de vulnerabilidade social da cidade, proporcionando um Dia das Crianças mais feliz para quem não tinha condição de ganhar um presente dos pais. Uma forma de desenvolver a criatividade, refletir sobre a relação com o meio ambiente no contexto da reciclagem e ainda praticar uma boa ação social.
Planejamento pedagógico
Essas atividades são alguns dos resultados do trabalho dos profissionais envolvidos com o Criar Sesc, que dividem as rotinas dos alunos em três eixos:
- Pedagógico – Focado no suporte da realização das tarefas escolares e na criação do hábito de estudar. Inclui oficinas literárias e de raciocínio lógico, facilitando o aprendizado nessas áreas.
- Experimentações – Voltado para práticas experimentais, considerando os princípios da cultura maker, na qual a criança aprende colocando a “mão na massa”. Para isso, o Criar Sesc conta com um espaço lúdico e devidamente equipado para a realização de diversos experimentos criativos.
- Expressões Artísticas – Visa a realização de atividades que desenvolvam aspectos físicos, cognitivos e sensoriais, por meio de práticas motoras, oficinas musicais, brincadeiras e jogos. Uma forma de trabalhar criatividade, sensibilidade, ritmo, concentração e memória.
“Além de ser um grande apoio para os trabalhadores e trabalhadoras, sobretudo nessa fase de amplo retorno às atividades presenciais pós-pandemia, o Criar Sesc é capaz de oferecer desenvolvimento humano para as crianças de maneira integral. Contamos com o acompanhamento de instrutores capacitados para atender as demandas pedagógicas e proporcionar o avanço da criança também no contexto social. Mais que um local de aprendizado, o Criar Sesc é uma oportunidade de boa convivência para quem participa”, explica Elen de Paula, coordenadora de Educação e Atendimento Psicossocial do Sesc em Minas.
Criar Sesc 2023
O Criar Sesc é destinado a crianças a partir de cinco e com menos de 12 anos completos, devidamente matriculadas na pré-escola ou no Ensino Fundamental. O edital das vagas disponíveis para 2023 pode ser acessado aqui.
Parte das vagas para 2023 é gratuita, via Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), preferencialmente destinadas aos dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e com renda bruta familiar de até três salários mínimos. Nesses casos, é preciso fazer a pré-inscrição até o dia 18/11, no site https://mais.sescmg.com.br/criar, ou presencialmente, para avaliação do perfil socioeconômico e posterior aprovação para matrícula.
Os estudantes matriculados recebem lanche, material de apoio e camisa.
Em Belo Horizonte o Criar Sesc é oferecido nas unidades Floresta e Santa Quitéria. No interior de Minas, nas unidades do Sesc de Almenara, Juiz de Fora, Lavras, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.
As vagas são limitadas.