Sistema Fecomércio MG lança iniciativa de formação para profissionais do audiovisual
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, acaba de lançar o Laboratório de Roteiro, ação formativa gratuita voltada a profissionais e estudantes de audiovisual.
A iniciativa tem como objetivo consolidar um espaço de aprendizado, troca de experiências e desenvolvimento de projetos autorais, fortalecendo a cadeia produtiva de audiovisual do estado.
A primeira edição será realizada em Belo Horizonte, no Sesc Tupinambás, entre os dias 10 e 14 de novembro, e será conduzida por Esmir Filho — diretor, roteirista e produtor, vencedor de melhor roteiro na Semana da Crítica do Festival de Cannes e cujo curta Saliva (2007) já representou o Brasil concorrendo ao Oscar; seu trabalho mais recente foi o longa Homem com H (2025), sobre a vida de Ney Matogrosso — e Mariana Bastos — vencedora do Festival do Rio e da Semana da Crítica do Festival de Cannes, com uma obra composta de inúmeros longas e curtas-metragens, além de várias séries e minisséries conhecidas, como Pico da Neblina (2018) – e A História Delas (2023). Seu último longa-metragem foi Raquel 1:1 (2023).
As inscrições de Belo Horizonte já estão disponíveis mediante o preenchimento deste um formulário.
Depois de Belo Horizonte, a iniciativa segue para o Sesc Pouso Alegre (1 a 3 de dezembro), com a oficina conduzida por Maurilio Martins, sócio da produtora Filmes de Plástico. O produtor, roteirista e diretor já foi vencedor do Festival de Brasília, premiado com Melhor Filme pelo Janela Internacional de Cinema de Recife e um dos produtores de Marte Um (2022), escolhido para representar o Brasil no Oscar.
As inscrições serão realizadas de 10 a 24 de novembro neste link.
Encerrando a agenda do Laboratório de Roteiro em 2025, o Sesc Cataguases recebe a iniciativa entre os dias 9 e 12 de dezembro. As atividades serão ministradas por Zé Brandão — sócio do Copa Studio, produtor e roteirista de projetos como Irmão do Jorel e Tromba Trem — e Debora Guimarães, roteirista de diversos projetos animados, além de professora do Estúdio Escola de Animação.
As inscrições vão de 17 a 24 de novembro, e podem ser realizadas aqui.
Sobre o Laboratório de Roteiro
Trata-se de uma série de oficinas voltadas exclusivamente a quem já atua ou estuda na área e tem roteiros em fase de desenvolvimento ou finalização. A adesão é feita a partir de inscrição prévia e seleção.
O Laboratório de Roteiro é mais uma forma de o Sesc em Minas se conectar ao setor audiovisual mineiro, que conta com produtoras profissionais de destaque nacional. Além de contribuir para exibições e distribuições, mostras de cinema e eventos, a instituição apresenta um novo projeto especialmente dedicado a roteiristas, com cursos regulares em Pouso Alegre e no Sesc Palladium, em Belo Horizonte.
Em Cataguases, a vocação para a sétima arte é histórica: Humberto Mauro, pioneiro do cinema brasileiro e um dos nomes mais importantes do audiovisual do país, radicou-se na cidade, que hoje abriga um curso da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) voltado para formação nessa área.
O Laboratório é, assim, uma oportunidade de troca profissional, incentivo à criação narrativa e fortalecimento da produção local.