Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Contagem ganha mural de arte urbana em unidade do Sesc, que terá programação artística de inauguração

Publicado em 09 de jul de 2024 às 17:58   |   Atualizado em 12 de jul de 2024 às 10:05

A cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ganhará uma obra de arte a céu aberto nesta quarta-feira, dia 10 de julho. Será inaugurado o novo mural do Sesc Arte Urbana, na fachada externa do Sesc Contagem, na rua Padre José Maria de Man, no bairro Novo Riacho. De sexta a domingo, o local receberá uma programação artística especial para celebrar a novidade.

O Sesc Arte Urbana é um projeto desenvolvido desde 2023 pelo Sistema Fecomércio MG, por meio da Gerência de Cultura do Sesc em Minas, com o objetivo de contribuir para a projeção da arte urbana como importante manifestação social e cultural no país. No Sesc Contagem, o artista escolhido foi o mineiro João Gabriel Ifadare, conhecido pelas referências à negritude e à ancestralidade em seus trabalhos.

Ancestralidade

O mural entregue por João Gabriel no Sesc Contagem valoriza a cultura mineira, em especial a temática do Congado – manifestação de forte simbologia para o município, onde se localiza a centenária Comunidade dos Arturos, cuja atividade foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais.

Por isso, na sexta-feira (12/7), a partir das 15h, acontece o cortejo de Congado dos Arturos, seguidos de Bate Papo Cultural com Dona Belinha e Rainha Gorete, integrantes da comunidade. No sábado, às 14h, o artista responsável pelo mural ministra uma oficina gratuita com apresentação de técnicas-base da arte urbana, focadas em stencil (inscrições aqui). Mais tarde, às 20h, a atração será o show gratuito “Não sou Nenhum Roberto”, com o cantor Marcelo Veronez. Para encerrar a programação, o grupo Circolar apresenta o espetáculo Circo de Brinquedo, para toda a família, no domingo, das 10hs às 11hs.

Sobre o Sesc Arte Urbana 

Desde que foi lançado, o Projeto já transformou duas empenas do Edifício-Sede do Sesc em Minas – situado na rua dos Tupinambás, hipercentro de Belo Horizonte – em gigantescas telas assinadas por Eduardo Kobra e pelo coletivo Minas de Minas. No começo deste ano, foi a vez do muro do Sesc Mesa Brasil Central e da fachada lateral do Viaduto Leste, localizados frente a frente, na avenida do Contorno, também na região central da capital mineira, ganharem cores pelas artes de Saulo Pico e do duo Antúrio.

 

SERVIÇO – INAUGURAÇÃO DO MURAL DO SESC ARTE URBANA NO SESC CONTAGEM 

De 12 a 14 de julho

Local: Sesc Contagem (entrada pela rua Padre José Maria de Man, 805 – Novo Riacho, Contagem).

Gratuito

Programação:

Sexta-feira, 12/07

15h – Cortejo de Congado dos Arturos + Bate Papo Cultural com Dona Belinha e Rainha Gorete

Sábado 13/07

14h às 16h – Oficina com João Gabriel Ifadare artista Sesc Arte Urbana (Inscrições: Oficina de stêncil com João Gabriel Ifadare em Contagem – Sympla)

20hs às 21hs Show musical “Não sou Nenhum Roberto”, com Marcelo Veronez

Domingo 14/07
10h às 11h – Espetáculo Circo de Brinquedo – Grupo Circolar


Acontece

Cultura Bruno Gadiol
Carregar mais