Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Coral Jovem Sesc, Núcleo de Formação em Dança e a Orquestra de Câmara Sesc estão com inscrições abertas para 2023

Publicado em 03 de nov de 2022 às 09:32   |   Atualizado em 22 de nov de 2022 às 10:41

Projetos de grande destaque na área da Cultura do Sesc em Minas, o Coral Jovem Sesc, Núcleo de Formação em Dança e a Orquestra de Câmara Sesc estão com inscrições abertas para 2023. As atividades, denominadas Cursos de Arte e Cidadania, são voltadas para crianças e adolescentes entre nove e 20 anos, oferecendo aos participantes o aprendizado das técnicas artísticas em grupo, sob o devido acompanhamento profissional.

As aulas são gratuitas e os alunos ainda recebem vale-transporte, lanche, uniforme e material necessário. Os interessados participarão de um teste prático para identificar as habilidades de cada candidato, além de possibilitar ao futuro aluno conhecer a estrutura, instrutores e maestros. Dependentes de trabalhadores do comércio com renda familiar bruta de até três salários mínimos têm prioridade no processo seletivo. O edital completo de cada curso, bem como os links para inscrição podem ser acessados no site www.sescmg.com.br/sesc-minas/. O prazo se encerra no dia 30 de novembro.

Sobre os cursos
O Coral Jovem, com o ensino da técnica vocal e canto coral, constitui uma atividade musical em grupo que estimula a percepção corporal, a criatividade e a autoexpressão dos alunos, resultando em performances cênicas com originalidade. É destinado a alunos de 15 a 18 anos. Serão oferecidas 10 vagas no turno da noite.

O Núcleo de Formação em Dança é dividido em dois módulos. O primeiro promove a formação básica em dança a partir da experiência educativa, dos saberes específicos das danças clássica, moderna, contemporânea, urbanas e populares brasileiras, com duração continuada de três anos. O segundo visa o aprofundamento por meio de novas possibilidades formadoras, preferencialmente para egressos da formação básica, com forte compromisso na experimentação e inovação.

A formação básica é destinada a alunos de 9 a 12 anos e o aprofundamento a alunos de 9 a 17 anos (egressos da Formação Básica do Núcleo de Formação em Dança) ou 13 a 18 anos (não egressos da Formação Básica do Núcleo de Formação em Dança). Serão oferecidas 40 vagas para a formação básica e 5 vagas para o aprofundamento, todas no turno da tarde.

A Orquestra de Câmara visa o ensino de um instrumento de corda (violino, viola, violoncelo ou contrabaixo) ao longo de quatro anos de curso, proporcionando novas experiências por meio de aulas práticas em conjunto no intuito de estimular a socialização e o desenvolvimento técnico, musical e artístico do aluno. Podem ingressar na Orquestra alunos de 10 a 14 anos. Serão oferecidas 33 vagas, sendo 28 no turno da manhã e 5 no turno da tarde.

Estrutura do Sesc
Os Cursos de Arte e Cidadania do Sesc em Minas contam com toda a excelência das estruturas e o conhecimento dos profissionais do Sesc na área da Cultura. Os alunos que se formam na Orquestra de Câmara recebem a doação permanente do instrumento utilizado. Atuam nos cursos 15 instrutores especializados, além de maestro e maestrina.

O Núcleo de Formação em Dança acontece no Sesc Cenário, enquanto o Coral Jovem e a Orquestra de Câmara são desenvolvidos no Sesc Palladium. Além da formação artística, esses projetos são importantes meios de transformação social, possibilitando vivências especiais aos alunos e a inserção no mercado de trabalho de modo geral, não apenas no ramo das artes.

É possível saber mais sobre a atuação do Sesc em Minas na área da cultura no site https://sescmg.com.br/sesc-minas/ .


Acontece