Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Espaço de Lazer do Sesc em Minas recebe Selo Projeto Sustentável

Publicado em 20 de dez de 2023 às 18:10   |   Atualizado em 22 de dez de 2023 às 09:38

Referência na promoção da diversão em família e do entretenimento, o Espaço de Lazer do Sesc em Minas é também um exemplo de sustentabilidade para todo o Brasil. Na quinta-feira (14/12), o projeto encampado pela Gerência de Unidades Móveis recebeu o Selo Projeto Sustentável, entregue pelo Departamento Nacional do Sesc às iniciativas que se destacam no atendimento aos critérios estabelecidos pela matriz de sustentabilidade, vinculada ao Programa Ecos.

O Espaço de Lazer foi pioneiro no recebimento da chancela. Esse reconhecimento é consequência de um trabalho iniciado em 2022, quando profissionais das Unidades Móveis participaram de um workshop, com o Departamento Nacional e a Coordenação do Ecos no Sesc em Minas, sobre a Matriz de Sustentabilidade, ferramenta de melhoria contínua do Programa.

Desde então, algumas medidas voltadas para a redução de impactos socioambientais foram tomadas no projeto itinerante, que leva atividades de lazer a todas as partes do estado. O Espaço de Lazer atendeu à maioria dos 15 indicativos estabelecidos pela Matriz de Sustentabilidade, que se dividem em três critérios principais de avaliação: econômico, ambiental e social.

Por exemplo, na dimensão ambiental, um dos indicativos avaliados é se o projeto em questão adota medidas para reduzir o consumo de água, energia e outros recursos. No caso do Espaço de Lazer do Sesc em Minas, esse indicativo é atendido com a limpeza dos equipamentos por meio de máquina jateadora, diminuindo o volume de água no processo, além de higienizá-los a cada três semanas, o que antes era feito semanalmente. E o projeto optou ainda por não implementar um banheiro no caminhão-palco, também com objetivo de gastar menos água.

Na dimensão social, o Espaço de Lazer se destacou, entre outros fatores, por garantir ampla acessibilidade ao público, sobretudo aquele formado por pessoas com deficiência (PCD). No aspecto econômico, vale ressaltar as parcerias técnicas e financeiras com Sindicatos do Comércio, empresas, prefeituras municipais e outras instituições para a realização das atividades do Espaço de Lazer, imputando algumas contrapartidas aos parceiros e reduzindo, assim, o custo de operação.

Ao todo, o Espaço de Lazer do Sesc em Minas conquistou 21 dos 30 pontos possíveis na Matriz de Sustentabilidade, alcançando a faixa que garante o Selo de Projeto Sustentável.

Resultado é fruto de ações em conjunto

Para a Gerente de Unidades Móveis do Sesc em Minas, Silvia Lara Mendes Fonseca dos Reis, o reconhecimento materializado no Selo Projeto Sustentável é consequência de práticas rotineiras da equipe do Espaço de Lazer e de uma consciência de todos os profissionais:

 

“Nossa equipe é muito engajada e proativa, então foi muito natural essa conquista. O olhar do cuidado é algo que temos como cultura aqui no Espaço de Lazer. Temos sempre um compromisso com o amanhã e levamos esse olhar por toda parte. Além dos indicativos da Matriz, já temos o costume de reaproveitar materiais em nossos brinquedos e equipamentos de lazer. Então, esse reconhecimento é muito importante, sendo consequência daquilo que fazemos.

 

A entrega do selo é motivo de muita satisfação, especialmente para quem atua diariamente na construção de rotinas mais sustentáveis em todo o Sesc. Nos últimos meses, o Programa Ecos foi expandido para as unidades do estado e a conquista é resultado desse esforço. A Coordenadora de Meio Ambiente do Sesc em Minas, Keyla de Oliveira Neves Batista, destaca que outros projetos da instituição estão no caminho do reconhecimento de sustentabilidade:

 

“Este reconhecimento por parte do Departamento Nacional do Sesc é resultado das ações em conjunto que alinham nossas atividades em conformidade com a Matriz de Sustentabilidade estabelecida pelo Programa Ecos. O Espaço de Lazer é o primeiro projeto Sesc a ser reconhecido como sustentável no Brasil e, por isso, motivo de muito orgulho para nós. No momento, temos outro projeto sendo avaliado pela ferramenta, contudo, em breve será realizado um workshop com as áreas técnicas para que mais projetos participem da iniciativa em busca do alinhamento de suas práticas com os critérios de sustentabilidade por meio da matriz”.

 

O Departamento Nacional do Sesc esteve representado na cerimônia de entrega do Selo por sua Assessoria de Sustentabilidade e parabenizou a Diretoria Regional do Sesc em Minas e toda a equipe pelo trabalho.

Sobre o Espaço de Lazer

Realizada pelo Sesc em Minas há mais de 50 anos, a ação itinerante, inicialmente chamada de “Rua de Lazer”, promove gratuitamente atividades lúdicas e recreativas por todo o estado de Minas Gerais.

Quase sempre executado em espaços públicos das cidades por onde passa, o projeto adotou o nome “Espaço de Lazer” em 2018 e continua levando momentos de alegria, entretenimento e aprendizado a diversos públicos e gerações através de brincadeiras, jogos, oficinas, intervenções recreativas e muito mais.