Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Exposição “Onde tudo começou” resgata a trajetória da primeira unidade do Sesc em Minas Gerais

Publicado em 21 de jul de 2023 às 11:48   |   Atualizado em 04 de ago de 2023 às 11:05

O prefácio da história do Sesc em Minas Gerais tem a unidade Santa Quitéria como protagonista. Inaugurada em 1955, ela foi a primeira no estado e sua trajetória é composta de muitos ciclos. Para contar essa história, a Comunicação do Sesc em Minas construiu uma exposição que está fixada na unidade.

O conteúdo foi elaborado com base nos fatos e imagens resgatados pela Memória Institucional – área responsável por todo o trabalho de preservação da história da empresa. A instalação é composta por registros de como tudo começou e no verso de cada uma das fotos que compõem o painel estão resumidos alguns dos capítulos mais marcantes do Sesc Santa Quitéria.

Desde a escolha da localização, a mudança de imóvel e de nomes, passando pelos cursos formativos que introduziram tantas pessoas no mercado de trabalho, até os primeiros passos da Educação Infantil, das atividades esportivas e do trabalho desenvolvido com os idosos. A exposição “Onde tudo começou” retrata o caminho percorrido pelo Sesc Santa Quitéria até a consolidação dos serviços oferecidos atualmente nas áreas de Assistência, Esporte e Lazer.

Juliana Barroso e Ângela de Araújo compartilham suas perspectivas sobre a importância desse projeto e a experiência enriquecedora de resgatar a memória do Sesc.

“A exposição realizada no Sesc Santa Quitéria resgata a memória dessa que foi a primeira unidade do Sesc em Minas. É fundamental que tanto nós, que trabalhamos no Sesc, quanto o público que frequenta a unidade, tenham contato com essa história de sucesso e dedicação ao trabalho social. A realização da exposição foi uma experiência enriquecedora, envolvendo pesquisa no acervo preservado pela Memória Institucional e colaboração com a equipe de Comunicação. O resultado é um trabalho rico e cheio de afeto.” – Juliana Barroso, analista de Memória Institucional do Sesc em Minas.

“O Sesc faz parte da vida dos brasileiros, mas ainda se conhece pouco sobre sua história, o propósito de sua criação e o impacto na vida das pessoas. Resgatar essa memória é extremamente importante para preservar e difundir a história do Sesc. Portanto, é apropriado iniciar esse projeto falando sobre a primeira Unidade do Sesc em Minas Gerais, onde os primeiros serviços foram disponibilizados à comunidade, marcando o início da atuação da instituição no estado. Me sinto orgulhosa e muito honrada em participar desse projeto.” – Ângela de Araújo, analista de Memória Institucional do Sesc em Minas.

“É um trabalho belíssimo que resgata o início das atividades sociais do SESC em Belo Horizonte, mexendo com a memória afetiva de vários de nossos clientes, principalmente do Grupo + 60. Esta exposição veio de encontro ao clima de nostalgia que a unidade remete, se integrando perfeitamente no nosso espaço físico” – Carla Kristina, gerente do Sesc Santa Quitéria.

A visitação à exposição é aberta ao público e pode ser feita dentro do horário de funcionamento do Sesc Santa Quitéria de segunda à sexta, de 07h às 21h, exceto feriados. A unidade fica na rua Santa Quitéria, 566, Carlos Prates, Belo Horizonte – MG.

Vale a pena conhecer os capítulos dessa história que, por muitas mãos, continua sendo escrita, ao mesmo tempo em que materializa a missão do Sesc de fazer a diferença na vida das pessoas.

Ficha Técnica – Exposição “Onde tudo começou…”

Produção de Conteúdo/Curadoria: Marina Gontijo

Coordenação de Projeto: Roberta Araújo

Redação: Rafaela Gonçalves

Design: Carlos Alberto Nunes

Produção Gráfica: Carlos Guizan

Pesquisa/Curadoria: Juliana Barroso e Ângela de Araújo

Revisão: Consuelo Falabella

Impressão: SignPrint


Acontece

Cultura Doidas e Santas
Cultura Augusta Barna
Carregar mais