Com a Credencial Sesc, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Práticas sustentáveis geram reciclagem de mais de 17 toneladas de resíduos durante Semana S

Publicado em 17 de set de 2025 às 13:53   |   Atualizado em 17 de set de 2025 às 13:53

Realizada entre os dias 14 e 17 de maio, a Semana S foi um marco na atuação do Sistema Fecomércio MG. O evento recebeu milhares de pessoas e teve uma grande programação gratuita, dedicada a mostrar ao público tudo aquilo que Sesc, Senac e Fecomércio MG podem oferecer, incluindo grandes shows e Feirão de Empregos, entre outras atrações.

Apesar dessa grande magnitude, sua realização se provou em conformidade com as diretrizes do Guia de Sustentabilidade em Eventos, produzido e fomentado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A Semana S atingiu números importantes na redução dos impactos socioambientais do evento e na melhor utilização dos recursos, conforme o Relatório de Sustentabilidade produzido pelo Recicla.club. Confira:

  • Resíduos gerenciados: 29,2 mil kg
  • Resíduos destinados à reciclagem: 17 toneladas
  • Água economizada: 47,2 mil litros (a reciclagem de materiais como papel e plástico proporciona significativa economia de água: a cada tonelada de papel e plástico reciclados, são economizados aproximadamente 30,2 l de água)
  • Árvores preservadas: 43 (cada tonelada de papel reciclado evita a supressão de aproximadamente 17 árvores e a reciclagem de uma tonelada de madeira preserva 1 árvore adulta)

Compromisso com o meio ambiente

Para atingir esses resultados, a Semana S foi planejada de maneira ambientalmente consciente e socialmente justa, observando critérios e recomendações essenciais para a mitigação e/ou a compensação dos impactos negativos, e a potencialização dos impactos positivos nas dimensões ambiental, social e econômica. Entre as medidas adotadas, podemos destacar:

  • Gestão adequada dos resíduos gerados no evento: todos os banners utilizados na Semana S foram destinados à Associação Mãos de Minas, onde foram reaproveitados e transformados em itens sustentáveis para utilização em ações de educação ambiental.
  • Reaproveitamento de estruturas para montagem de estandes e áreas de convivência, reduzindo a necessidade de extração de recursos naturais, o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa.
  • Valorização da cultura local e regional: a escolha de artistas para a realização do evento priorizou talentos da região, por meio de uma curadoria especializada, que reconhece e valoriza a cultura local.
  • Redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE): no planejamento e na realização do evento foram adotadas práticas para redução das emissões de gases de efeito estufa e foi feito o inventário de toda a emissão para compensação das quantificações relativas à sua realização que não puderam ser evitadas.

Confira o certificado de neutralização do evento.

Sustentabilidade no Sistema Fecomércio MG

A sustentabilidade é um eixo estratégico que permeia diversas áreas de atuação do Sistema Fecomércio MG, promovendo impactos positivos, tanto no ambiente interno quanto na sociedade, em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Para isso, as unidades do Sesc em Minas contam com a atuação do Programa Ecos de Sustentabilidade, cujo objetivo é promover a sustentabilidade institucional e a prestação de serviços direcionada para o desenvolvimento ambiental, social e econômico. Além disso, o Ecos realiza a mitigação de impactos socioambientais das atividades do Sesc, campanhas educativas junto às equipes profissionais e otimização de recursos.

Suas ações são norteadas a partir de três perspectivas:

  • Mitigar os impactos socioambientais gerados pela instituição
  • Otimizar o uso de recursos
  • Sensibilizar as pessoas

Como consequência de tudo isso, o Sesc em Minas atingiu importante marca em 2025. Em janeiro deste ano, a instituição tornou-se carbono neutro, segundo os critérios da Greenhouse Gas Protocol no Brasil (GHG).

Na prática, significa que o Sesc alcançou o equilíbrio entre as emissões de gases causadores do efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2), e a adoção de medidas de compensação que visem à redução ou remoção desse gás da atmosfera.


Últimas