Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Prêmio Sesc de Literatura 2024 tem inscrições abertas

Publicado em 10 de abr de 2024 às 11:13   |   Atualizado em 10 de abr de 2024 às 11:13

O Prêmio Sesc de Literatura chega à sua 21ª edição em 2024 com um formato ampliado, valorizando ainda mais os talentos revelados. Reconhecida como uma das mais importantes e consagradas premiações para escritores estreantes nas categorias Romance e Conto, a partir deste ano passa a contar com mais um gênero: a poesia.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 22 de abril, pelo site do projeto, www.sesc.com.br/premiosesc, que também disponibiliza o edital para consulta. Estão aptos a participar brasileiros ou estrangeiros com mais de 18 anos e residentes no Brasil.  Em cada inscrição, o(a) candidato(a) deverá enviar um livro inédito, ou seja, que nunca tenha sido publicado. Obras lançadas em plataformas digitais não poderão concorrer.

Os vencedores receberão uma premiação em dinheiro no valor de R$ 30 mil e terão seus livros publicados e distribuídos pela editora Senac Rio, com tiragem inicial mínima de 2 mil exemplares. Além disso, os(as) premiados(as) farão parte das programações literárias do Sesc em âmbito nacional, com o objetivo de divulgar a obra e fomentar a literatura no país.

“Quando o Prêmio surgiu, em 2003, tinha apenas a categoria Romance. Dois anos depois incorporamos a categoria Conto, como forma de permitir que mais escritores tivessem espaço para mostrar seus trabalhos. Ao longo de 20 anos, o projeto revelou obras de extrema qualidade literária, e entendemos que era o momento de torná-lo mais próximo do cenário literário e dos demais concursos realizados na área. Dessa forma, resolvemos incluir a categoria Poesia, uma antiga demanda de autores, e proporcionar a premiação em dinheiro como forma de valorizar os escritores e incentivá-los a continuarem produzindo novas obras”, declarou a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.

Jurados

As obras inscritas são analisadas por comissões julgadoras de diferentes regiões do país, compostas por renomados escritores, jornalistas e críticos literários. O processo de avaliação tem como base o anonimato tanto dos autores quanto do júri, garantindo a lisura do projeto e a liberdade de análise dos jurados, que fazem a seleção pelo mérito literário dos trabalhos, com soberania sobre a decisão final.

As obras selecionadas nesses 20 anos abordaram as mais diferentes temáticas, representando um reflexo de questões de grande relevância discutidas pela sociedade. Racismo, questões ambientais, diversidade de gênero, fatos históricos e comportamento social são assuntos que compõem as obras reveladas pelo projeto.

“Podemos dizer que o Prêmio Sesc de Literatura acompanha a história do país nestas últimas duas décadas, mostrando por meio dos livros selecionados um retrato de diversas questões debatidas na nossa sociedade. E esse é um importante papel da literatura, que o Sesc leva aos brasileiros por meio desse projeto”, esclarece Janaina Cunha.

Os livros selecionados serão apresentados ao público em uma cerimônia com a presença dos autores. Além disso, após a publicação, serão distribuídos na rede de bibliotecas e escolas do Sesc localizadas em todas as regiões do país. Ao oferecer oportunidades aos novos escritores, o Prêmio impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional. Desde a sua criação em 2003, quase 20 mil livros foram inscritos e 37 novos autores revelados. Em 2023, os vencedores foram Airton Souza, com o romance “Outono de Carne Estranha”, e Bethânia Pires Amaro, com sua coletânea de contos “O Ninho”.

 

 


Acontece

Cultura Doidas e Santas
Cultura Augusta Barna
Carregar mais