Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Projeto Yupi! Vamos ao Teatro inicia 2024 com espetáculos gratuitos no Sesc Palladium para estudantes da rede pública

Publicado em 14 de mar de 2024 às 10:11   |   Atualizado em 14 de mar de 2024 às 10:11

Realizado há 12 anos pelo Educativo do Sesc Palladium, o projeto Yupi! Vamos ao Teatro tem o objetivo de estimular em crianças e adolescentes o interesse pela apreciação artística. Dessa forma, contribui para o senso crítico e estético dos estudantes e para o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da ludicidade.

O projeto, de iniciativa do Sesc em Minas, abrirá sua programação de 2024 nos dias 19 e 20 de março, com o espetáculo “Matias e a Estrada Infinita do Tempo”, da companhia O Bando. Serão três sessões gratuitas no Grande Teatro do Sesc Palladium, destinadas ao público infantil e juvenil de escolas públicas, ONGs e projetos sociais da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Indicada para crianças de 8 a 12 anos, a peça aborda luto, saudade e esperança pelo ponto de vista infantil, explorando esses temas de forma sensível e lúdica. A história narra a jornada de descoberta do protagonista Matias em busca de memórias sobre seu querido e admirado irmão falecido, Bento.

Sequência

Em abril, a atração do Yupi! Vamos ao Teatro será o espetáculo “Três Fadas Moribundas’, da Cia Bufadas, também de BH, com três sessões gratuitas no Grande Teatro do Sesc Palladium.

Leve e divertida, a peça musical é indicada para o público de 9 a 12 anos e usa o universo fantástico das fadas e dos bufões para questionar padrões rígidos do que é considerado sublime ou grotesco, racional ou insano. As fadas estão em busca da asa perdida de uma delas e, no meio dessa busca, brincam, jogam e falam sobre amizade, perdas e afeto.

As escolas e instituições interessadas em levar seus alunos e alunas às sessões devem preencher um formulário digital disponibilizado pela equipe do Sesc Palladium. As vagas são limitadas de acordo com a capacidade do Grande Teatro (cerca de 800 pessoas por sessão). A seleção do público participante segue critérios previstos em formulário, levando em conta o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc em Minas.

Acesse aqui os formulários para as atrações dos meses de março e abril.

Acessibilidade e inclusão

Desde 2023, o Yupi! Vamos ao Teatro tem aumentado seu escopo de atuação, visando ampliar o acesso de escolas, instituições e, consequentemente, de público. Para isso, o número de apresentações artísticas durante o ano foi ampliado, impactando a cadeia produtiva local.

Todas as apresentações do projeto possuem intérprete de Libras. O Sesc também oferece transporte gratuito para 25% dos participantes, com prioridade para escolas que geralmente não conseguem ônibus e possuem um percentual relevante de público PCG.

Para 2024, a expectativa é receber 2.400 crianças a cada três apresentações mensais. Ao longo do ano, serão sete edições, somando 21 sessões e um público estimado de 16.800 crianças e jovens, superando os números de 2023, quando aproximadamente 13 mil alunos e professores compareceram às sessões do projeto.

“Foi excelente. As crianças e os professores que foram gostaram muito. Tivemos a chance de assistir à peça ‘O Sítio do Vovô Hermeto’ , um espetáculo maravilhoso, e as crianças até fizeram murais aqui na escola sobre a experiência. É um projeto excelente, que faz a diferença no dia a dia dos estudantes. Muitos tiveram a chance de ir pela primeira vez ao teatro. Esperamos participar novamente”, relata Mônica Gomes, diretora da EMEI Cinquentenário, localizada no bairro Betânia, na região Oeste de Belo Horizonte.

“Voltaremos neste ano, de tanto que gostamos”, afirma Renato Junio da Silva, diretor da Escola Estadual Juquinha de Almeida, de Sabará, que também participou do projeto em 2023. “Foi uma experiência grandiosa para os alunos da nossa região. Nem todos conheciam um teatro antes disso. É uma iniciativa muito importante, visto que até o ônibus para levar os alunos foi concedido pelo Sesc. Eles gostaram muito, ficaram eufóricos com a peça, e os professores elogiaram muito. Aqui nós acreditamos que a educação também é construída fora dos muros da escola”, acrescenta o diretor.

 

Serviço – Projeto Yupi! Vamos ao Teatro apresenta “Matias e a Estrada Infinita do Tempo”

Datas: 19 e 20 de março de 2024

Horários:  19/3 (terça-feira), às 14h30; 20/3 (quarta-feira), às 9h30 e às 14h30.

Local: Grande Teatro Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)

 

Serviço – Projeto Yupi! Vamos ao Teatro apresenta “Três Fadas Moribundas”

Datas: 23 e 24 de abril de 2024

Horários: 23/4 (terça-feira), às 14h30; 24/4 (quarta-feira), às 9h30 e às 14h30.

Local: Grande Teatro Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)

 

*Escolas e instituições interessadas em inscrever estudantes devem procurar o Educativo do Sesc Palladium pelo telefone: (31) 3214-5389 (das 9h às 18h, de terça-feira a sábado) e no e-mail: educativopalladium@sescmg.com.br e preencher os formulários.

 

 

 


Acontece

Cultura Julia Guedes
Cultura A Falecida
Cultura As Madalenas
Cultura Doidas e Santas
Cultura Augusta Barna
Carregar mais