Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Sesc em Minas abre 150 vagas gratuitas para sete cursos do programa Arte e Cidadania das mais variadas linguagens

Publicado em 01 de nov de 2023 às 10:25   |   Atualizado em 01 de nov de 2023 às 10:25

O Arte e Cidadania do Sesc em Minas está com vagas abertas para 2024. Fundamentais para a missão da instituição de promover transformação social por meio da cultura, os cursos do programa oferecem formação continuada e gratuita a crianças e jovens entre nove e 21 anos, em diferentes atividades artísticas.

As novidades para 2024 são: o Núcleo de Formação em Audiovisual, o Núcleo de Formação em Teatro, o Coral Juvenil e o Batuca Sesc. Iniciados em 2023, os projetos se juntam aos já existentes Coral Jovem Sesc, Núcleo de Formação em Dança e Orquestra de Câmara Sesc, todos de caráter social e que, há anos, vêm transformando a vida de vários jovens por meio do aprendizado de técnicas artísticas em grupo sob o devido acompanhamento profissional.

 

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de novembro, no site www.mais.sescmg.com.br/arteecidadania, observando a idade e demais critérios de entrada. Para alguns cursos, haverá um teste prático para identificar as habilidades de cada candidato(a), além de possibilitar seu primeiro contato com a estrutura, os instrutores e os maestros.

As vagas são limitadas e os dependentes de trabalhadores do comércio com renda familiar bruta de até três salários mínimos têm prioridade no processo seletivo. O edital completo e os links para inscrição podem ser acessados no site www.sescmg.com.br/sesc-minas/.

As aulas são gratuitas e disponíveis nos turnos da manhã, tarde ou noite, dependendo do curso. Os alunos(as) ainda recebem vale-transporte, lanche, uniforme e material.

 

Sobre os cursos

O Coral Juvenil e o Coral Jovem Sesc são projetos continuados de educação musical com caráter social, cultural e artístico e compreendem a formação e o desenvolvimento de um coral. Os alunos do Coral Juvenil participam de aulas de canto coral e os do Coral Jovem recebem aulas de percepção musical, técnica vocal e canto coral. Para o Coral Juvenil, não é necessário ter experiência prévia em canto e podem se inscrever candidatos(as) de 10 a 14 anos, completos na data de início do curso. Já para o Coral Jovem, a faixa etária para inscrição é de 15 a 18 anos, completos na data de início do curso. As aulas dos dois corais acontecem no Sesc Palladium.

O Núcleo de Formação em Dança tem duração de três anos e promove a formação básica a partir de experiências educativa, teórica e prática dos saberes específicos das danças clássica, moderna, contemporânea, urbana e popular brasileira. A formação básica é destinada a alunos de 9 a 13 anos e há possibilidade de aprofundamento para quem tem de 14 a 19 anos. As aulas acontecem no Sesc Cenário.

Com aulas no Sesc Palladium, a Orquestra de Câmara visa ao ensino de instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo ou contrabaixo) ao longo de quatro anos de curso, proporcionando novas experiências.  Realizadas em conjunto, as aulas práticas estimulam a socialização e o desenvolvimento técnico, musical e artístico dos alunos. Podem ingressar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

O Núcleo de Formação em Teatro é um curso com duração de dois anos e promove a formação básica em teatro, a partir de experiências teórica e prática e disciplinas relacionadas ao corpo, à voz e à interpretação teatral. Também promove habilidades como autoconhecimento, identidade e interdisciplinaridade, instigando a experiência criativa do aluno. As inscrições são abertas a jovens com idade entre 14 e 18 anos, completos na data do início do curso. As aulas acontecem no Sesc Cenário.

O Núcleo de Formação em Audiovisual tem suas aulas no Sesc Palladium e duração de dois anos.  A partir de experiências técnicas e práticas, o curso promove a formação básica em audiovisual, abordando conteúdos sobre criação e roteiro, direção, produção de imagem e som e montagem audiovisual. Podem se inscrever alunos(as) com idade entre 15 e 21 anos, completos na data do início do curso.

O Batuca Sesc é uma atividade que prevê a formação coletiva de jovens ritmistas, multiplicadores e interessados em geral, aptos a atuar nas cenas cultural tradicional e carnavalesca por meio da prática de instrumentos de percussão. Podem se inscrever candidatos(as) com idade a partir de 15 anos, completos na data de início do curso, e as aulas acontecem no Sesc Palladium.

 

Estrutura do Sesc

Os Cursos de Arte e Cidadania do Sesc em Minas contam com toda a excelência das estruturas e o conhecimento dos profissionais do Sesc na área da Cultura. Os alunos que se formam na Orquestra de Câmara recebem a doação permanente do instrumento utilizado. Atuam nos cursos 25 instrutores especializados, além de maestro e maestrina.

As aulas do Núcleo de Formação em Dança e do Núcleo de Formação em Teatro acontecem no Sesc Cenário (Rua Viana do Castelo, 679 – bairro São Francisco), enquanto os Corais Juvenil e Jovem, a Orquestra de Câmara, o Batuca Sesc e o Núcleo de Formação em Audiovisual têm suas aulas no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro).

Além da formação artística, esses projetos são importantes meios de transformação social, possibilitando vivências especiais aos alunos e a inserção no mercado de trabalho de modo geral, não apenas no ramo das artes.

É possível saber mais sobre a atuação do Sesc em Minas na área da Cultura pelo site www.sescmg.com.br/cultura/ .

 


Acontece

Cultura Doidas e Santas
Cultura Augusta Barna
Carregar mais