Sesc Floresta realiza evento gratuito com apresentações artísticas, exposições de artes visuais e oficinas para o público jovem
No dia 10 de dezembro, a partir das 16h, apresentações artísticas e exposições de artes visuais marcam a abertura da I Mostra das Juventudes do Sesc Floresta, que acontece na unidade até o dia 21/12. O evento será realizado no ginásio do Sesc Floresta.
Nos dias 12 e 13 de dezembro, a partir das 16h, os interessados poderão se inscrever para as oficinas que serão ministradas. Após o credenciamento, às 17h30, o Favelinha Dance, do coletivo “Lá da Favelinha”, sobe ao palco. O grupo de dança tem se destacado no cenário artístico-cultural de Belo Horizonte e ganhado reconhecimento internacional. Fundado em 2018, o Favelinha Dance tem a missão de difundir e empreender as danças dentro da cultura do funk.
Depois, é a vez dos alunos do Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes (LabMais) se apresentarem. Às 18h, os jovens do Núcleo de Dança e Som fazem set de hip-hop com a DJ Bella Melina, danças urbanas com Jesca e Thally, e apresentação de beats autorais com Ad Moon. Em seguida, o público poderá assistir experimentações artísticas e audiovisuais, e um curta-metragem, também produzido pelos alunos do projeto.
O encerramento fica por conta do Grupo Samba de Coco, do coletivo de Erês, criado em 2018 pelo cantante-dançante de Coco, Ridalvo Felix de Araújo (Rio Fulô do Kariri), em parceria com 18 artistas mineiras.
Os participantes do evento também poderão assistir a uma exibição de Graffiti ao vivo e visitar a Mostra de Artes visuais. A exposição reúne fotos e pinturas de autoria dos alunos do núcleo de Artes Visuais e ficará aberta para visitação até o dia 21 de dezembro.
Além de oportunizar a divulgação do trabalho desenvolvido pelos integrantes do LabMais, a I Mostra das Juventudes promoverá, por meio do projeto Sesc Na Real, oficinas criativas voltadas para o público jovem, de acordo com a programação abaixo.
- Oficina de Rima
Quando: 12/12/2022, das 17h às 19h
Ministrante: Colombiana MC
Sinopse: A oficina tem o objetivo de resgatar a história da cultura Hip-Hop e desenvolver exercícios práticos sobre o RAP e a criação de rimas. Além de introduzir de maneira prática e didática algumas técnicas da rima improvisada e estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.
- Oficina Vogue
Quando: 12/12/2022, das 18h às 21h
Ministrante: Jhones Victor
Sinopse: Vogue é uma dança moderna altamente estilizada que se caracteriza por posições típicas de modelos com movimentos corporais definidos por linhas e poses. O Vogue é marcado por forte protagonismo negro, periférico e LGBTQ+.
A oficina tem o objetivo de promover o resgate da história do Vogue e dar aos participantes a oportunidade de aprender exercícios, movimentos e coreografias próprias da dança. Ao final, será realizada uma Mini Ball de Vogue, que é uma pequena batalha de coreografias com intensa participação do público.
- Oficina Graffiti
Quando: 13/12/2022, das 8h às 17h
Ministrante: Guto Martins
Sinopse: A proposta da oficina é ensinar técnicas básicas de Graffiti para produção de um mural cuja temática possa representar os jovens de hoje.
- Oficina Slam
Quando: 13/12/2022, das 18h às 21h
Ministrante: JP Escrevivente
Sinopse: Slam é uma competição em que poetas leem ou recitam um trabalho original. As performances são julgadas por membros selecionados da plateia ou por uma comissão de jurados. Para despertar nos participantes o interesse pela literatura e pela poesia, na oficina serão apresentados técnicas, relatos e exercícios de criatividade poética.
Todas as oficinas serão realizadas nas dependências do Sesc Floresta e possuem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas presencialmente na abertura da Mostra ou on-line por meio deste link.
Sobre a Mostra
A I Mostra das Juventudes do Sesc Floresta é uma ação integrada das áreas de Assistência e Cultura do Sesc em Minas, por meio dos projetos Sesc Na Real e LabMais – ambos produtos do Departamento Nacional do Sesc.
A proposta do projeto Na Real, realizado na unidade Floresta pela primeira vez em 2021, é estimular mobilizações sociais criadas ou mantidas por jovens lideranças de comunidades vulneráveis e periféricas, em diferentes localidades do Brasil. Por meio da iniciativa, jovens com idade entre 15 e 24 anos participam de ações formativas gratuitas com temas diversos.
Por sua vez, o Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes (LabMais) foi iniciado no Sesc Floresta em 2022. O projeto é voltado para jovens de 16 a 26 anos e desenvolve ações educativas nas áreas de Arte Educação, Audiovisual e Artes Visuais.