Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Sesc lança cursos de formação em audiovisual e teatro com vagas gratuitas em Belo Horizonte

Publicado em 29 de jun de 2023 às 11:25   |   Atualizado em 29 de jun de 2023 às 14:41

Dedicado a promover a integração social de crianças e jovens por meio da formação cultural, o Sesc em Minas anuncia dois novos Núcleos de Formação em artes e cultura, com aulas iniciando a partir de agosto de 2023: Núcleo de Formação Audiovisual, com aulas no Sesc Palladium, e o Núcleo de Formação em Teatro, com aulas no Sesc Cenário. As duas unidades ficam em Belo Horizonte.

Os dois projetos oferecem vagas gratuitas, conforme o Edital PCG (Programa de Comprometimento com a Gratuidade), priorizando famílias com renda de até três salários mínimos. O período de inscrições para o processo seletivo vai de 20 de junho até 14 de julho.

Os alunos que se enquadrarem no perfil socioeconômico previsto no edital serão chamados para entrevista e teste de habilidades específicas. A lista com os selecionados para a matrícula será anunciada até a última semana de julho.

Podem se inscrever jovens residentes em Belo Horizonte e Região Metropolitana, com idades entre 14 e 20 anos (Núcleo de Formação Audiovisual) e 14 e 18 anos (Núcleo de Formação em Teatro). É possível acessar o edital completo no site www.sescmg.com.br/sesc-minas. As inscrições podem ser feitas nos links:

 

Núcleo de Formação em Audiovisual (Sesc Palladium): https://forms.office.com/r/4J7wed6VEE

Núcleo de Formação em Teatro (Sesc Cenário): https://forms.office.com/r/qdNNEP9J4m

 

Sobre o Núcleo de Formação Audiovisual:

O curso terá duração de 2 anos, promovendo formação básica e ampla para a área, contemplando os saberes ligados ao cinema, TV, conteúdos para redes, videoarte, videomapping, games, pod e vídeo casting, etc. Serão 25 vagas para a turma que inicia em agosto de 2023 e outras 25 vagas para iniciar no segundo semestre de 2024.

Sobre o Núcleo de Formação em Teatro:

O curso terá duração de 2 anos, promovendo formação em teatro, com foco nas técnicas de interpretação. Serão 25 vagas para a turma que inicia em agosto de 2023 e outras 25 vagas para iniciar no segundo semestre de 2024.

Além da formação artística, esses projetos são importantes meios de transformação social, possibilitando vivências especiais aos alunos, e apresentando possibilidades para a inserção no mercado de trabalho de modo geral, não apenas no ramo das artes.

 

Sobre os Núcleos de Formação Sesc:

Projetos de grande destaque na área da Cultura do Sesc em Minas, os Núcleos de Formação Sesc buscam oferecer, simultaneamente, formação artística e uma integração social diferenciada a crianças e adolescentes. Os núcleos de formação Audiovisual e em Teatro irão se juntar à Orquestra de Câmara Sesc, ao Coral Jovem Sesc, ao Núcleo de Formação em Dança e à Orquestra Sesc de Viola.

A Orquestra de Câmara (alunos a partir de 10 anos) visa o ensino de um instrumento de corda (violino, viola, violoncelo ou contrabaixo) ao longo de quatro anos de curso, proporcionando novas experiências por meio de aulas práticas em conjunto, no intuito de estimular a socialização e o desenvolvimento técnico, musical e artístico do aluno.

O Coral Jovem (alunos de 15 a 18 anos), com o ensino da técnica vocal e canto coral, constitui uma atividade musical em grupo que estimula a percepção corporal, a criatividade e a autoexpressão dos alunos.

O Núcleo de Formação em Dança (alunos de 9 a 18 anos) é dividido em dois módulos. O primeiro promove a formação básica em dança a partir da experiência educativa, dos saberes específicos das danças clássica, moderna, contemporânea, urbanas e populares brasileiras, com duração continuada de três anos. O segundo visa o aprofundamento por meio de novas possiblidades formadoras, preferencialmente para egressos da formação básica, com forte compromisso na experimentação e inovação.

A Orquestra Sesc de Viola (alunos a partir de 10 anos) visa o ensino da viola caipira, com atividades que vão desde a formação técnica para o instrumento, a prática de conjunto até a pesquisa e execução do repertório da música caipira e sertaneja, indo dos clássicos à produção contemporânea.

 

Estrutura do Sesc

Os Núcleos de Formação Sesc contam com toda a excelência das estruturas e o conhecimento dos profissionais do Sesc na área da Cultura.

O Núcleo de Formação em Dança acontece no Sesc Cenário (Rua Viana do Castelo, 679, Bairro São Francisco), enquanto o Coral Jovem e a Orquestra de Câmara são desenvolvidos no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro). A Orquestra Sesc de Viola é realizada em Uberlândia, na unidade Sesc da cidade (R. Benjamin Constant, 844 – Bairro Nossa Sra. Aparecida, Uberlândia).


Acontece

Cultura Bruno Gadiol
Carregar mais