Com a Credencial Sesc, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, promove o 3º Encontro de Sustentabilidade

Publicado em 29 de ago de 2025 às 09:11   |   Atualizado em 29 de ago de 2025 às 09:20


No dia 13 de agosto, o Sesc em Minas, integrado ao Sistema Fecomércio MG,  realizou o 3º Encontro de Sustentabilidade, reunindo cerca de 180 participantes na Unidade Venda Nova.

Estiveram presentes integrantes dos grupos gestores do Ecos — Programa de Sustentabilidade de todas as unidades operacionais do Sesc em Minas, além de titulares e representantes de diretorias, gerências e áreas técnicas e, a convite, profissionais dos Departamentos Regionais do Sesc de Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e do Departamento Nacional.

Promovido pela Coordenação de Meio Ambiente, o encontro teve como objetivo fortalecer a cultura organizacional voltada à sustentabilidade e fomentar iniciativas, com troca de experiências, capacitação e articulação institucional.

O Diretor Regional do Sesc em Minas, Alberto Moreira Vieira, conduziu a abertura do evento e, em sua fala, destacou a importância da construção coletiva de práticas sustentáveis.

As apresentações e palestras foram mediadas por Maria Zulmira (Zuzu), referência em comunicação ambiental e criadora do programa Repórter Eco, da TV Cultura.

As palestras: reflexões para um futuro sustentável

Trazendo grandes nomes com abordagens inspiradoras, o ciclo de palestras recebeu Edson Grandisoli, biólogo e Coordenador do Movimento Circular, além de Gabriela Yamaguchi, especialista em sustentabilidade, e Adriana Tostes, que abordou o tema das compras públicas sustentáveis a partir do ponto de vista da governança.

Adriana, inclusive, recebeu elogios de uma das presentes, Patrícia Paiva Vieira Costa, Coordenadora de Planejamento de Compras da Gerência de Suprimentos: “A palestra nos lembrou que cada contratação que fazemos é uma escolha capaz de refletir os valores que defendemos no dia a dia do Sesc”.

Compartilhando práticas sustentáveis

O momento inspirador do encontro ficou por conta de uma dinâmica de pitch. Cada participante tinha até cinco minutos para compartilhar iniciativas relevantes desenvolvidas em suas unidades.

Mayara Carvalho, do Sesc São Paulo, apresentou um projeto de gerenciamento de resíduos que alcançou uma taxa de 80% de desvio de aterro, evidenciando eficiência e compromisso ambiental.

Vagner Aparecido, do Sesc Venda Nova, compartilhou a revitalização de espaços antes abandonados, com foco na reutilização de materiais e na ressignificação dos ambientes sob uma perspectiva sustentável.

Já César Mendes, do Sesc Contagem, falou sobre a campanha de arrecadação de lacres de latinhas que resultou na doação de cadeiras de rodas para uma instituição social, unindo solidariedade e consciência ambiental.

Por sua vez, Kamilla Moutinho, do Colégio Sesc Teófilo Otoni, expôs uma atividade escolar em que alunos e alunas criaram suportes para equipamentos eletrônicos utilizando materiais recicláveis, promovendo educação ambiental e criatividade.

Já o Gerente interino do Sesc Januária, Adão Soares dos Santos, comentou sobre as iniciativas: “O evento nos fez refletir sobre novas possibilidades, como as redes de colaboração e as ações em prol da preservação dos recursos naturais e da qualidade de vida das próximas gerações.”

A conexão com a COP 30

A Coordenação de Meio Ambiente apresentou ações como o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE), as construções sustentáveis, a contratação de associações de catadores e a reciclagem de materiais, abordando em seguida a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com os projetos e as iniciativas da instituição e sua relação com o Pacto Global da ONU.

O encontro contou com a participação de Janaína Pochapski, Assessora de Sustentabilidade do Departamento Nacional do Sesc.

Ela destacou os eventos promovidos pelo Sesc Pará e pelo Sesc São Paulo, reforçando a capacidade de mobilização nacional em relação às mudanças climáticas, conectada com o 3º Encontro de Sustentabilidade, no contexto dos 100 dias que antecedem a COP 30.

O encerramento com a feira sustentável e música ao vivo

Como fechamento, o encontro apresentou uma feira sustentável promovida pela Rede Sesc Ação Comunitária.

A ação buscou valorizar os produtos da região e incentivar o consumo consciente, além de contribuir para o fortalecimento da economia local e a geração de renda entre produtores e produtoras de pequeno porte.

Para encerrar, o público participante se reuniu em um café com música ao vivo, em que pôde celebrar um compromisso educacional com a sustentabilidade.


Últimas