Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac apoiam eventos culturais no interior de Minas em julho

Publicado em 19 de jul de 2023 às 18:27   |   Atualizado em 04 de ago de 2023 às 11:05

Reforçando a missão conjunta de apoiar a cultura e o turismo em todo o estado, o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac estarão presentes em alguns dos eventos mais importantes do interior de Minas nas próximas semanas.

Realizado pelo Sesc, o Minas Ao Luar – reconhecido como um dos mais tradicionais projetos de valorização da música brasileira e difusão das culturas populares em Minas Gerais -, fará parte da programação da Festa do Queijo de Ipanema e do Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado Mineiro, em Patrocínio.

Símbolo da cidade de Ipanema, no Vale do Rio Doce, a Festa do Queijo chega à sua 13ª edição em 2023. O evento acontece nos dias 20, 21 e 22 de julho, na Praça Coronel Calhau, região central do município. O evento tem objetivo de promover delícias locais como doce de leite, queimadinha e o próprio queijo e assim valorizar a economia da região. A noite de abertura terá uma edição gratuita do Minas ao Luar, com shows de Mili Moreira e Wilson Sideral, graças à parceria cultural com o Sesc em Minas.

 

Patrocínio

Voltado para a valorização do potencial econômico e da gastronomia da região de Patrocínio, Alto Paranaíba, o Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado Mineiro terá sua 7ª edição no município entre os dias 20 e 23 de julho. Além de uma programação focada na capacitação para restaurantes locais, o evento promove ações culturais gratuitas, com artistas regionais e nacionais, no Espaço Cultural.

Realizado pela Associação Comercial e Industrial de Patrocínio (ACIP), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Patrocínio e Sindcomércio de Patrocínio, o evento conta com o apoio cultural do Sesc em Minas, que apresentará dois shows gratuitos, na sexta-feira, dia 21, a partir das 21h. A atração principal será a icônica banda Ira!, um dos principais nomes do rock nacional, com mais de 40 anos de estrada. A abertura será com a Banda Mally, formada em Patrocínio.

Durante os três dias de festival, o público poderá aproveitar experiências gastronômicas especiais, graças ao Senac. Serão realizadas cinco oficinas na carreta Senac Móvel – a cozinha itinerante do Sistema Fecomércio MG –, com os chefs José Humberto e Luciano Avellar, além de uma aula show e uma oficina para “mini chefs”. Além disso, Avellar conduzirá duas oficinas infantis para as crianças da creche São José (manhã) e Patronato (tarde), no dia 21.

 

Jazz e blues

Já tradicional no calendário cultural da região da Serra da Mantiqueira, o Festival Amantikir Jazz e Blues chega à sua 4ª edição entre julho e agosto de 2023. Pela primeira vez, o evento será itinerante, realizado em três diferentes localidades da região: Pouso Alegre, Maria da Fé e Monte Verde, com uma série de shows gratuitos. O Sesc em Minas e o Sindicato do Comércio do Vale do Sapucaí – Sindvale são parceiros culturais da realização do festival, apresentando parte das atrações.

A programação tem o objetivo de oferecer ao público o contato com as diversas linguagens e vertentes ligadas a esses dois ritmos tão populares mundialmente. Neste ano, haverá uma homenagem especial ao renomado baterista Zé Eduardo Nazário, uma das principais referências no cenário nacional do jazz, que será um dos artistas a se apresentar.

Em Pouso Alegre, os shows serão nos dias 21, 22 e 23 de julho, na Avenida Tuany Toledo (s/ número). Em seguida, o festival segue para Monte Verde (Avenida Monte Verde s/ número), com shows no dia 29 de julho. O encerramento será em Maria da Fé, MG, nos dias 19 e 20 de agosto, na Praça Getúlio Vargas, Centro Cultural (antiga Estação Ferroviária).

 

Confira abaixo a agenda de eventos culturais apoiados pelo Sistema Fecomércio MG

 

4º Festival Amantikir Jazz & Blues

De 21 a 23 de julho, em Pouso Alegre

Dia 29 de julho, em Monte Verde

Dias 19 e 20 de agosto, em Maria da Fé

Gratuito

 

Programação Sesc / Sindvale:

Pouso Alegre

Dia 22/7 (sábado)

18h – Quinteto Zé Eduardo Nazário

20h – Nuno Mindelis

Dia 23/7 (domingo)

18h – Eduardo Machado Quinteto

 

Monte Verde

Dia 29/7 (sábado)

16h – Quinteto Zé Eduardo Nazário

18h – Rubem Farias Trio

20h – Nuno Mindelis

 

Maria da Fé

Dia 19/8 (sábado)

18h – Quinteto Zé Eduardo Nazário

20h – Luciano Boca e Yuri Apsi

Dia 20/8 (domingo)

15h – Patronagens Band

 

A programação completa pode ser acessada no site www.amantikirfestival.com.br/ e no Instagram https://www.instagram.com/amantikirfestival/

 

Minas ao Luar na Festa do Queijo de Ipanema

Data: Sexta-feira, 20 de julho, 20h30

Shows: Mili Moreira e Wilson Sideral

Local: Praça Coronel Calhau, Centro

Gratuito

 

Mais informações sobre a 13ª Festa do Queijo: https://festadoqueijoipanema.mg.gov.br/

 

Minas ao Luar – 7º Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado Mineiro em Patrocínio

Shows:  Banda Mally e Ira!

Data: 21/07

Hora: 20h

Local: Espaço Cultural – Av. Jucelino Kubitschek – Morada do Sol – Patrocínio

Gratuito

 

Programação de oficinas gastronômicas Senac:

 

Sexta-feira (21/7)

Turno manhã – Oficina Mini Chef “Biscoitinho amanteigados criativos”

Local: Creche São José

Turno tarde – Oficina Mini Chef “Biscoitinho amanteigados criativos”

Local: Patronato

 

19h às 21h – Oficina de Gastronomia: Escondidinho às avessas servido na moranga (Purê misto de batata baroa e batata inglesa com requeijão e creme de leite, carne suína em lata desfiada e temperada com manteiga e cheiro verde)

 

Sábado (22/7)

14h às 15h30 – Oficina de Gastronomia: Caribeu do Cerrado (Carne de sol e mandioca em cubos salteados com alho, cebola roxa e tomate cereja)

16h às 18h – Aula Show: Moqueca Terrestre (Versão autoral da moqueca de peixe e frutos do mar, mas com proteínas terrestres e demais ingredientes idênticos aos da moqueca tradicional)

19h às 21h – Oficina de Gastronomia: Tartarelle (Massa fresca feita na hora, recheada com gueroba e carne suína em lata desfiada sobre molho sugo com manjericão e queijo meia cura ralado)

 

Domingo (23/7)

14h às 15h30 – Oficina de Gastronomia: Bolinho de canjiquinha com carne de sol recheado com queijo canastra na redução de rapadura com cachaça

15h às 16h30 – Oficina Mini Chef: Pamonha de milho e chocolate

18h às 19h30 – Oficina de Gastronomia: Bolo no pote de café solúvel do cerrado

 

*Para participar das oficinas e aula show, é preciso fazer a inscrição na unidade local do Senac (Av. João Alves do Nascimento, 2264, bairro N.S. de Fátima, 34 3469-3741), levando um pacote de fralda geriátrica G ou XG, que será destinado ao Recanto do Idoso de Patrocínio. O funcionamento é das 8h às 21h30. As oficinas gastronômicas têm limite de 20 vagas, enquanto a aula show é limitada a 40 participantes.

 

A programação completa do Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado Mineiro pode ser acessada no site: acip.org.br