Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Com programação especial, Sesc Palladium se abre para escolas de BH

Publicado em 28 de set de 2022 às 09:13   |   Atualizado em 29 de set de 2022 às 15:37

Até dezembro, o Sesc Palladium apresenta uma programação especial e gratuita direcionada às escolas da rede pública e particular de ensino de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O objetivo é oferecer aos estudantes um contato com as artes cênicas e com o cinema por meio dos projetos “Yupi! Vamos ao Teatro” e “Zoom! Da Escola para o Cinema”. Em setembro, também foi aberta uma agenda de visitas mediadas para grupos escolares à intervenção “Desvios: Movente”, montada no local.

Em setembro, a programação foi um sucesso. Um dos destaques foi o projeto “Yupi! Vamos ao Teatro”, realizado no dia 6. Mais de 1.500 crianças de 18 instituições de ensino estiveram presentes no Grande Teatro na somatória das duas apresentações.

Elas assistiram ao espetáculo de dança “O Patinho Feio”, apresentado pelo Ballet Jovem de Minas Gerais. Essa adaptação do clássico traz uma linguagem contemporânea e uma temática ligada a um recorte racial e social muito importante de ser discutida junto aos alunos, por tratar da inclusão e do respeito às diferenças.

Para Camila Ramos, professora de artes da Escola Municipal Presidente Itamar Franco, localizada na região do Barreiro, a experiência foi muito positiva para seus alunos, de idades entre 12 e 14 anos.

“Poder acompanhar essa versão tão contemporânea do Patinho Feio foi muito especial para os meninos. Eles gostaram muito, sobretudo, das músicas que dialogam com a realidade deles. Estamos até fazendo um trabalho com a canção Sujeito de Sorte, do Emicida, para discutir questões ligadas à inclusão, respeito e superação. Muitas crianças e pré-adolescentes têm passado por problemas de aceitação e esse espetáculo foi muito importante nesse contexto”.

Cinema

Também em setembro, o projeto “Zoom! Da Escola Para o Cinema” proporcionou às escolas sessões exclusivas no cinema do Sesc Palladium. A iniciativa possibilitou às instituições de ensino escolherem um filme de acordo com a faixa etária dos estudantes, privilegiando filmes que estejam fora do circuito comercial e que estimulem reflexões em torno da linguagem cinematográfica. Eram mais de 50 títulos à disposição, além de outros que poderiam ser buscados pela equipe do Sesc Palladium, de acordo com os temas solicitados pelos professores.

Ao todo, 445 alunos de nove escolas aproveitaram essa oportunidade só no mês de setembro. Alguns deles eram de um grupo de 60 alunos de idades entre 3 e 8 anos da Escola Municipal Gabriela de Paula Costa Soares, de Ribeirão das Neves. Eles assistiram à animação “O Galo Cocorocó”. Um dia de muita diversão para toda a turma, como conta a professora Izabel de Oliveira:

“As crianças gostaram muito. Ficaram muito concentradas durante o filme e deu para notar a alegria delas ao retornarmos, com elas contando para os familiares sobre o filme”.

As exibições destinadas aos grupos escolares acontecem de quarta a sexta-feira, sempre às 14h. Podem agendar sessões escolas da rede pública ou privada, com alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Visita mediada

Para aproximar as crianças e adolescentes das diversas atrações artísticas que o Sesc Palladium abriga, as escolas também realizaram visitas mediadas à intervenção artística “Desvios: Movente”, da artista Sylvia Amélia. A montagem propõe uma outra visão sobre nossa relação com o espaço urbano a partir de imagens e sons.

Essa proximidade com grupos escolares cumpre o objetivo do Sesc Palladium de democratizar o acesso à cultura na cidade, além de auxiliar na formação de novos públicos.

 “É muito gratificante contar com todo esse movimento no Sesc Palladium, após dois anos de pausa por causa da pandemia. Com essas atividades, promovemos a educação por meio da arte, da cultura, do convívio e do entretenimento, para além dos muros das escolas. A proposta vai ao encontro das Diretrizes Gerais de Atuação e à Política Cultural do Sesc em Minas, contribuindo também para a formação de novos públicos para a arte e a cultura. Convidamos todas as escolas da cidade a se inscreverem nos projetos que irão continuar nos próximos meses”, afirma Priscilla D’Agostini, Gerente do Sesc Palladium.

Agendamentos

As escolas interessadas em se inscrever e participar da programação devem agendar as visitas dos grupos entrando em contato com o Educativo do Sesc Palladium pelo e-mail educativopalladium@sescmg.com.br. Toda a programação é gratuita e as agendas de outubro já estão abertas.

 

Sesc Palladium

Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro

(31) 3270-8100


Acontece

Cultura Doidas e Santas
Cultura Augusta Barna
Carregar mais