Conheça o Espaço Eduko: uma jornada imersiva pela criatividade e experiência
O Espaço Eduko foi pensado para ser uma jornada imersiva e transformadora por cinco ambientes que exploram diferentes dimensões da aprendizagem.
Ele é uma das atrações do Congresso Eduko, que acontece nos dias 26 e 27 de setembro, no Sesc Palladium.
Em 2025, o Espaço Eduko, chega à sua terceira edição e, desta vez, propõe experiências vivas, interativas e socialmente relevantes. Todos os detalhes foram pensados a partir do tema Criatividade e Experiência: construindo territórios de aprendizagem.
Cinco ambientes e uma jornada interativa
Em formato interativo e sensorial, convida os participantes a vivenciarem práticas pedagógicas experimentais que integram arte, tecnologia e conexão humana. Foi criada uma narrativa educativa que costura a jornada do participante oferecendo ferramentas metodológicas, recursos didáticos e tecnologias assistivas.
Nele, cada participante é guiado por cinco estações temáticas organizadas em uma sequência lógica que reflete os eixos temáticos do evento:
- Arte e Conectividade: uma jornada sensorial a uma espécie de casa mineira, que convida à criação artística mediada pela inteligência artificial, despertando emoções e ampliando repertórios expressivos.
 - Educação Cidadã: o “jogo da cidadania” revela arquétipos educacionais e estimula a construção coletiva de soluções para desafios reais.
 - Competências Socioemocionais: um percurso interativo que transforma emoções em dados visuais, incentivando sua reprodução no ambiente escolar e promovendo o autoconhecimento e a empatia.
 - Educação Inclusiva: o “laboratório de tecnologias assistivas” apresenta recursos práticos para tornar a inclusão uma realidade cotidiana nas escolas.
 - Processos de Ensino-Aprendizagem: uma orquestra pedagógica em que cada educador e educadora rege sua própria partitura de aula, articulando cognição, corpo e emoção.
 
A educação como experiência viva
Inspirada por pensadores como Paulo Freire, Lev Vygotsky, Howard Gardner e Mitchel Resnick, o Espaço Eduko propõe repensar a aprendizagem, valorizando-a como prática criativa, autoral e colaborativa.
Nesse sentido, ele dialoga com os eixos temáticos do congresso, reforçando o papel da Fecomércio MG, por meio de suas casas Sesc e Senac, como agentes de inovação e inclusão na educação brasileira.
Além das vivências, as pessoas participantes têm acesso a uma plataforma digital que reúne objetos de aprendizagem, guias e recursos para aplicação prática em sala de aula.
Questionar, entender e transformar
O Espaço Eduko não se limita a apresentar novas metodologias, ele convida cada educador e educadora a ser protagonista da transformação.
Ao integrar arte, tecnologia, sensibilidade e propósito, podem ser construídos territórios de aprendizagem, propondo como caminho o questionamento da realidade para compreendê-la na sua profundidade e, então, agir a favor da transformação.
Afinal, questionar, entender e transformar são os pilares da Comunidade Eduko.