Com a Credencial Sesc, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Dia Mundial da Segurança do Paciente: Sistema Fecomércio MG destaca a importância do cuidado nos atendimentos de saúde

Publicado em 16 de set de 2025 às 10:33   |   Atualizado em 16 de set de 2025 às 10:51

Em 17 de setembro, celebramos o Dia Mundial da Segurança do Paciente, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para aumentar a conscientização sobre a segurança no atendimento à saúde. O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, aproveita a data para reafirmar o seu compromisso em promover o cuidado integral com a saúde das pessoas, sempre por meio de práticas seguras e combatendo riscos evitáveis.

Temática de 2025

O tema deste ano, “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”, destaca a importância de reconhecer a vulnerabilidade dessa faixa etária em relação aos riscos e danos causados ​​por práticas inseguras nos cuidados de saúde.

De acordo com a OMS, esses riscos se estendem desde o momento do parto até os primeiros anos de vida e incluem aspectos como:

  • Assistência durante o parto e no pós-parto imediato;
  • Segurança da medicação e da imunização;
  • Diagnóstico seguro;
  • Prevenção de infecções;
  • Reconhecimento precoce de sinais de deterioração clínica.

Objetivos da campanha

A OMS estabeleceu quatro objetivos centrais para o Dia Mundial da Segurança do Paciente de 2025:

  • Aumentar a conscientização a respeito dos riscos nos cuidados de saúde neonatais e pediátricos, com ênfase nas necessidades específicas da população infantil.
  • Mobilizar governos, instituições de saúde, profissionais e sociedade civil para a implementação de estratégias efetivas de segurança nessa área.
  • Sensibilizar pais, mães, cuidadores, cuidadoras e até mesmo as crianças sobre as responsabilidades de cada pessoa no processo de cuidado.
  • Fomentar pesquisas científicas relacionadas à segurança do paciente em contextos neonatais e pediátricos.

Sobre a segurança do paciente

A segurança do paciente se refere ao direito que todas as pessoas têm de receber cuidados de saúde sem sofrer danos que podem ser evitados.

Para isso, os serviços de saúde devem prevenir falhas, identificar riscos antecipadamente e atuar na correção de problemas.

Histórico

A segurança do paciente ganhou destaque internacional após a publicação do relatório “Errar é Humano”, em 1999, que revelou como falhas nos cuidados de saúde resultam em milhares de mortes que poderiam ser evitadas todos os anos. Entre outros fatores, essas falhas incluem: erros na administração de medicamentos, infecções evitáveis e falhas na comunicação entre profissionais.

Desde então, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a considerar a segurança do paciente uma prioridade global.

Em abril deste ano, o Ministério da Saúde lançou a campanha Abril pela Segurança do Paciente, com o tema “Mais Acesso e Cuidado Integrado” e o slogan “Qualidade em toda a jornada!”. A iniciativa reforça a importância de garantir que os serviços de saúde sejam acessíveis, coordenados e centrados nas necessidades dos pacientes, promovendo um cuidado seguro e contínuo.

Segurança do paciente no Brasil

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pela Portaria GM/MS nº 529/2013, tem como objetivo a qualificação do cuidado em saúde em todo o país. Para isso, implementa diretrizes e protocolos que orientam a atuação de profissionais de saúde na adoção de práticas seguras.

Além disso, o programa incentiva a participação ativa de pacientes e familiares, estimulando o diálogo, o esclarecimento de dúvidas e a colaboração com a equipe de saúde. Essa abordagem contribui para a construção de uma cultura de segurança, reduzindo riscos e promovendo um cuidado mais seguro, transparente e humanizado.

Cuidados do Sesc em Minas

O Sesc em Minas, integrado ao Sistema Fecomércio MG, valoriza o cuidado e a segurança dos pacientes durante toda a sua jornada nos serviços de saúde oferecidos.

Para isso, além de aplicar os protocolos exigidos pelas metas internacionais de segurança do paciente, incentivamos a comunicação e a participação ativa de pacientes e seus familiares e estamos em constante melhoria para oferecer atendimento qualificado, com acolhimento e segurança para todas as pessoas.

Conheça os nossos serviços em: sescmg.com.br/saude

 


Últimas