Sistema Fecomércio MG reforça serviços de atenção integral em saúde do Sesc em Minas para tratamento da esclerose tuberosa

Em 15 de maio, foi celebrado o Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Tuberosa no calendário da Saúde. A data foi instituída neste ano, por lei específica, com o objetivo de incentivar ações ligadas ao tema e promover os direitos das pessoas que possuem essa condição.
A esclerose tuberosa é uma doença degenerativa rara, de origem genética hereditária, causada por mutações nos genes. Ela se caracteriza pela formação de nódulos anormais e não cancerígenos no cérebro e pode afetar outros órgãos vitais, como rins, coração, olhos, ossos, dentes, pulmões e pele.
A maioria dos sintomas surgem na infância, na adolescência ou na fase adulta, mas também podem aparecer na fase pré-natal. Entre eles, podemos citar:
- Crises convulsivas;
- Deficiência intelectual;
- Problemas de comportamento, desenvolvimento mental e psicomotor;
- Hidrocefalia;
- Lesões na retina com coloração amarelo-esbranquiçada (a visão pode ser afetada);
- Lesões na região das pálpebras e na região da face
- Sinais nas unhas;
- Tumores benignos no coração podem se desenvolver antes do nascimento e causar insuficiência cardíaca;
- Em muitas crianças, a superfície dos dentes permanentes fica deteriorada.
- Os tubérculos no cérebro podem se tornar tumores que, às vezes, passam a ser cancerosos e aumentam de tamanho, causando dores de cabeça ou piorando outros sintomas;
- Desenvolvimento de tumores renais, que podem se tornar cancerosos e evoluir para doença renal policística (essas doenças podem causar hipertensão arterial, dor abdominal e sangue na urina);
- Nódulos nos pulmões;
- Hiperatividade e/ou agressividade;
- Alteração nos batimentos cardíacos;
- Sensação de falta de ar e dor no peito;
- Inchaço de mãos, pés e tornozelo.
Tratamentos
Por não haver ainda uma forma definitiva de cura, alguns tratamentos são capazes de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de quem já recebeu o diagnóstico da esclerose tuberosa. Entre as especialidades indicadas nesses casos, estão: psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, dermatologia e cardiologia, que são encontradas em algumas unidades do Sesc em Minas.
Unidades com atendimento em psicologia: Sesc Centro de Excelência em Saúde, Sesc Santos Dumont, Sesc Uberlândia, Sesc Varginha, Sesc São Lourenço e Sesc Montes Claros.
Unidades com atendimento em terapia ocupacional: Sesc Paracatu.
Unidades com atendimento em fonoaudiologia: Sesc Centro de Excelência em Saúde, Sesc Uberlândia e Sesc Paracatu.
Unidades com atendimento em dermatologia: Sesc Centro de Excelência em Saúde;
Unidades com atendimento em cardiologia: Sesc Centro de Excelência em Saúde e Sesc Paracatu.
Agende agora sua consulta
Para agendar sua consulta agora mesmo, acesse o Portal de Serviços do Sesc em Minas.
Trabalhadores e trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo, com o Cartão do Cliente Sesc, possuem desconto no valor das consultas.
Se você ainda não possui o Cartão do Cliente Sesc, procure a Central de Atendimento da unidade mais próxima e faça o seu!