Com a Credencial Sesc, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Dia Nacional de Combate ao Fumo: Sistema Fecomércio MG alerta sobre a importância de buscar ajuda especializada

Publicado em 28 de ago de 2025 às 16:30   |   Atualizado em 28 de ago de 2025 às 16:33

Celebrado em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído pela Lei nº 7.488/1986 para reforçar ações de mobilização e conscientização sobre os riscos do tabagismo para a saúde individual e coletiva.

De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência da nicotina, presente em cigarros, charutos, cachimbos e outros derivados do tabaco. Ao ser inalada, essa substância provoca sensação de prazer momentâneo, mas desencadeia sérios danos ao organismo.

Além disso, o vício gera impactos sociais, econômicos e ambientais. Entre os problemas mais comuns associados ao hábito de fumar, estão doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas e diversos tipos de câncer, incluindo o de pulmão.

Tabagismo passivo

Os prejuízos não atingem apenas quem fuma: quem convive com fumantes também está exposto aos riscos do cigarro. O chamado tabagismo passivo acontece quando uma pessoa não fumante inala a fumaça de derivados do tabaco. Essa fumaça contém mais de 7 mil compostos e substâncias químicas, e a exposição involuntária pode causar desde irritações respiratórias até doenças cardíacas, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Em crianças e bebês, o tabagismo passivo é ainda mais grave e apresenta um risco aumentado para o desenvolvimento de doenças respiratórias, doença do ouvido médio e a síndrome da morte súbita infantil.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), não existe nível seguro de contato com a fumaça do tabaco, e a única forma de proteção é evitar ambientes onde se fuma.

Vape: o mito da alternativa “menos nociva”

Nos últimos anos, os cigarros eletrônicos — também conhecidos como vapes — ganharam popularidade, especialmente entre a juventude. Apesar da aparência moderna e da ideia de serem uma opção mais “segura”, os dispositivos podem ter até três vezes mais nicotina do que o cigarro comum.

Estudos apontam que o uso de vapes pode levar a doenças respiratórias graves, como a EVALI (lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico), e a problemas cardiovasculares, além de aumentar o risco de desenvolver ansiedade, depressão e câncer.

A importância de buscar ajuda especializada

Com o propósito de promover a saúde e a qualidade de vida, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, apoia as iniciativas de combate ao fumo e oferece atendimento em Clínica Médica, que pode ser o primeiro passo para quem deseja abandonar o hábito de fumar.

Parar não é fácil, mas é possível. E buscar apoio especializado aumenta as chances de sucesso. O acompanhamento médico é fundamental para avaliar a saúde, orientar sobre estratégias e indicar recursos adequados para cada caso.

Agende seu cuidado

Agende sua consulta presencial ou on-line pelo Portal de Serviços e conte com o Sesc em Minas para cuidar da sua saúde!

Saiba mais sobre a especialidade Clínica Médica/Medicina da Família e Comunidade em sescmg.com.br/servico/clinica-medica.

 


Últimas