Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Espaço Sesc promove cultura e lazer para todas as idades no Flipoços 2023

Publicado em 25 de abr de 2023 às 10:41   |   Atualizado em 24 de maio de 2023 às 08:26

Reconhecido como um dos mais importantes eventos dedicados à literatura do Brasil, o Flipoços terá mais uma edição em Poços de Caldas entre os dias 2 e 7 de maio, no Espaço Cultural Urca. O Sesc em Minas é parceiro cultural do evento desde 2012 e levará para o festival o Espaço Sesc, onde o público poderá aproveitar contações de histórias, além de apresentação do Coral Sesc Poços de Caldas.

Na abertura oficial do festival, na terça-feira (2/5), o Sesc apresenta uma palestra com o jornalista, filósofo e professor Clóvis de Barros Filho. Ele falará sobre o livro “Reinventar-se – uma necessidade, uma impossibilidade”. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na GSC Eventos (Rua Prefeito Chagas 305, Sl 308). Pede-se a doação de um livro de literatura.

A partir da quarta-feira (3/5) começam as oficinas oferecidas pelo Sesc na Biblioteca Centenário. A primeira delas é com o tema Expressão Teatral, ministrada pela instrutora do Sesc Poços de Caldas Luciana Rossi. A proposta é estimular os alunos por meio dos jogos teatrais e de exercícios que possam introduzi-los à prática de interpretação, expressão e comunicação artística, potencializando a criatividade e desinibição para jovens entre 15 e 17 anos.

Na sexta-feira (5/5), é a vez da oficina Elementos do Rosto do Mangá, com a instrutora do Sesc Poços de Caldas Juliana Ferrari. Também focada no público entre 15 e 17 anos, a atividade trabalha a luz e a sombra como a base tridimensional desse gênero tão popular do desenho oriental.

Além das oficinas, as narrativas literárias voltadas ao público infantil também são destaque na programação. O projeto “Contação de Histórias”, dos artistas Ernani Fernandes e Taty Siqueira, traz uma adaptação do clássico de Lewis Carroll “Alice no País das Maravilhas”, com uma trilha sonora autoral. Ele será apresentado na quarta-feira (3/5), no Teatro Urca.

No dia seguinte, a contadora será Fabiana Brasil. Ela utiliza a palavra como uma forma de fabular e desenhar o mundo e propõe a descoberta de um caminho novo a cada história, sempre junto da plateia, com muita música e divertimento.

Coral

Na sexta-feira (5/5), o Coral Sesc Poços de Caldas leva ao palco do Teatro da Urca um repertório de composições eruditas e populares do cancioneiro nacional, complementando com muita música a programação literária.

 

Minibiblioteca Móvel

Atração para todas as idades, a Minibiblioteca Móvel é uma biblioteca itinerante criada pelo artista circense e escritor de Poços de Caldas Guilherme Teixeira. Ela circula por bairros e praças da cidade, contando histórias, apresentando números, trocando e distribuindo livros, e estará no Flipoços na manhã de sábado (6/5).

Para todas essas atrações, é possível agendar a visita de grupos escolares. Basta acessar o site www.flipocos.com e realizar o agendamento via QR Code disponível na página da programação.

Sobre o Flipoços

O Flipoços tem como missão principal democratizar o acesso à produção literária e contato do público com os autores, de forma gratuita. Anualmente, em Poços de Caldas, o festival procura dar espaço não só a escritores conhecidos, mas também a novos expoentes que possuam conteúdo agregador, proporcionando espaços necessários para apresentarem seus trabalhos a novos públicos. O Flipoços aborda assuntos variados, trazendo para sua programação autores e profissionais diversos, tendo a literatura como norte. O tema do Flipoços 2023 é “Literatura e Fotografia, as histórias que as imagens não contam”.

 

SERVIÇO – Flipoços 2023

Data: 2 a 7 de maio de 2023

Local: Espaço Cultural da Urca (Praça Getúlio Vargas, s/n – Centro) – Poços de Caldas (MG)

Gratuito

Site oficinal: https://www.flipocos.com/

 

>>> PROGRAMAÇÃO SESC

2/5 – 20h – Palestra Clóvis Barros

Local: Teatro Urca

Público: Adulto

 

3/5 – 8h – Oficina: Expressão Teatral

Local: Biblioteca Centenário

Público: 15 a 17 anos

 

3/5 – 15h30 – Contação de História com Taty Siqueira e Ernani Fernandes

Local: Teatro Urca

Público: 6 a 14 anos

 

4/5 – 9h30 – Contação de histórias com Fabiana Brasil

Local: Teatro Urca

Público: 15 a 17 anos

 

4/5 – 15h – Contação de História com Fabiana Brasil

Local: Teatro Urca

Público: 6 a 14 anos

 

5/5 – 10h – Oficina: Elementos do Rosto no Mangá

Local: Biblioteca Centenário

Público: 15 a 17 anos

 

5/5 – 13h30 – Apresentação do Coral Sesc Poços de Caldas

Local: Teatro Urca

Público: livre

 

5/5 – 9h – Intervenção da Minibiblioteca Móvel

Local: Biblioteca Centenário

Público: livre

 

 

 

 


Acontece

Cultura Doidas e Santas
Cultura Augusta Barna
Cultura Trem Tan Tan
Carregar mais