Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Mesa Brasil Sesc comemora 20 anos de combate à fome e ao desperdício em Minas Gerais

Publicado em 24 de ago de 2023 às 16:03   |   Atualizado em 24 de ago de 2023 às 16:03

Na última terça-feira, dia 22 de agosto, o Grande Teatro do Sesc Palladium foi palco para uma celebração muito especial: os 20 anos do Mesa Brasil Sesc em Minas Gerais. O aniversário foi marcado por um evento à altura da data, e reuniu parceiros doadores, desde redes de supermercados até a indústria alimentícia, produtores rurais e centrais de abastecimento, juntamente com entidades sociais assistidas e voluntários engajados nas ações.

Conduzida pelo coordenador Comercial da Gerência de Relacionamento, Bruno Mendes, a cerimônia também contou com a participação do presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato; dos diretores do Sesc em Minas; e de representantes do Departamento Nacional e outras Regionais do Sesc.

Nadim Donato destacou a importância da colaboração de todos e anunciou a intenção de ampliar o alcance do Mesa para abranger todos os municípios mineiros.

“Nesses 20 anos, tivemos grandes conquistas, mas olhamos para o futuro com uma visão ainda mais ousada. Com a estratégia da Rede 853, estamos determinados a estender nossas mãos a todos os 853 municípios mineiros. Para isso, vamos elevar a profissionalização do Mesa Brasil e garantir o máximo eficiência em todos os processos. Agradeço a todos que fazem parte dessa jornada. Unidos, somos mais fortes e mais capazes. O Mesa Brasil Sesc é um exemplo inspirador do que é possível alcançar com a solidariedade”, disse o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac.

A gerente de Assistência do Departamento Nacional, Cláudia Roseno, também parabenizou as conquistas do Programa e reiterou o apoio do Departamento Nacional aos projetos.

Representando o Asilo São Vicente de Paulo, na região Norte de Minas, Agnaldo Cruz destacou a relevância do Mesa Brasil para a manutenção das atividades da instituição: “Atendemos 49 idosos, e as doações do Mesa Brasil correspondem a mais de 30% da nossa economia mensal. Sem essa ajuda, seria muito mais difícil manter nosso trabalho.”.

Elias de Souza, com 5 anos de dedicação como voluntário, trabalha no descarregamento de caminhões e na realização de entregas do Mesa Brasil. Ele compartilha com gratidão como sua jornada começou: “Sou grato a Deus por ter tido a oportunidade de me envolver com o Mesa Brasil por meio da Creche 1º de Maio. Ser voluntário e ter a capacidade de fazer a diferença na vida das pessoas é o que traz paz.”

Os empregados do Sesc em Minas, essenciais para manter o Programa em movimento, também marcaram presença: “Fazer parte do Mesa Brasil é uma honra para mim e para todos os colaboradores, porque compreendemos a capacidade que temos de transformar a vida das pessoas”, disse o assistente de Serviços Sociais do Mesa Brasil Central, Welbert Amorim.

Em Minas Gerais, o Mesa Brasil  possui quatro unidades fixas  que atendem às macrorregiões Central, Norte, Zona da Mata e Triângulo. Durante o evento, homenagens foram prestadas aos voluntários, parceiros empresariais e entidades sociais beneficiadas das quatro regiões.

O diretor-presidente da Cooperativa Agropecuária do Alto Paranaíba (Coopadap), Marcos Miyazaki, foi um dos parceiros homenageados. Ele enfatizou: “Por meio dessa parceria, conseguimos evitar desperdício e levar alimentos a quem necessita. É um orgulho muito grande para a cooperativa, nossos produtores e colaboradores, poder contribuir com um programa tão bonito como esse.”.

Concurso gastronômico

Como parte das comemorações aos 20 anos do Mesa, estudantes do Senac Minas dos cursos Superior em Gastronomia, Técnico em Nutrição e Cozinheiro participaram do Concurso Cozinha Consciente, promovido para a criação de receitas que foram executadas pelas entidades sociais cadastradas no Programa.

A proposta estimulou os estudantes a usarem conhecimentos teóricos e práticos para desenvolverem pratos que priorizam o aproveitamento integral dos alimentos e tenham um baixo custo de produção.

Os três primeiros colocados do concurso foram premiados com vouchers de viagem com passagem e hospedagem e direito a um acompanhante. O primeiro lugar ganhou uma viagem para o Rio de Janeiro, o segundo para Ouro Preto, e o terceiro para Araxá.

As três receitas vencedoras também foram destacadas no livro comemorativo do Mesa Brasil, distribuído para os participantes do evento.

Novidades anunciadas

Quem esteve no evento soube de algumas novidades em primeira mão. A primeira delas foi a retomada do projeto Mesa Brasil Musical, que, após cinco anos, volta ao Sesc Palladium com três grandes nomes da música: Teresa Cristina, Maria Gadú e Diogo Nogueira. Os ingressos para os shows, que acontecem em setembro, outubro e novembro, serão adquiridos com a doação de 2kg de alimentos, ampliando o acesso à cultura, ao mesmo tempo que contribui para as arrecadações.

Também foi anunciado o lançamento do novo site e Instagram do Mesa, bem como a apresentação dos recém-criados mascotes do Programa. Além disso, foi compartilhado um emocionante vídeo institucional, que você pode assistir clicando aqui.

Mais sobre o Mesa Brasil Sesc

O Mesa Brasil é reconhecido como a maior rede de Banco de Alimentos da América Latina. Criado pelo Sesc São Paulo, em 1994, foi implantado em Minas no ano de 2003. Desde então, já distribuiu mais de 40 milhões de quilos de alimentos para entidades sociais que atendem à população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar no estado.

Por meio de uma rede solidária bem estruturada, com mais de 700 parceiros, o Mesa Brasil atua para reduzir o desperdício, recolhendo alimentos com bom valor nutricional e ainda próprios para consumo, que seriam descartados, e os distribuindo para entidades sociais cadastradas no Programa, além de realizar ações educativas. Ao todo, mais de 3 milhões de mineiros já foram beneficiados.

Colabore com o Mesa

 Para que essa história continue, a rede de solidariedade que compõe o Mesa Brasil precisa ser constantemente ampliada e incentivada. Qualquer pessoa, seja física ou jurídica, pode doar para o Mesa Brasil.

Para apoiar as entidades sociais cadastradas, o Mesa Brasil recebe alimentos, itens de higiene e limpeza, além de doações em dinheiro que são revertidas em alimentos. As doações podem ser feitas diretamente em uma unidade do Mesa Brasil ou, dependendo do quantitativo, a frota própria do Programa faz o recolhimento.

Saiba mais:  https://mesabrasil.sescmg.com.br/