Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Minas ao Luar apresenta Renato Teixeira no Festival de Paracatu 2023

Publicado em 06 de jul de 2023 às 11:47   |   Atualizado em 07 de jul de 2023 às 12:03

Referência em cultura e gastronomia no estado, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Senac em Coromandel e Sesc em Minas, participa da 10ª edição do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu. O evento acontece entre os dias 5 e 9 de julho, no centro histórico da cidade e, dentre sua programação, estão shows artísticos, aulas-show de gastronomia, espaços criativos, competição de pratos entre restaurantes e também premiações.

No encerramento do evento, no dia 9, a partir das 20h, a comunidade de Paracatu e participantes do evento vão curtir uma edição do Minas ao Luar, com show de Renato Teixeira, no Largo do Rosário. Reconhecido como uma das grandes vozes da música caipira, Renato Teixeira tem mais de 50 anos de carreira e é responsável por canções muito conhecidas do imaginário popular, como “Romaria”, “Tocando em Frente” (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), “Frete” e “Amanheceu”. A banda paracatuense Atômica Groove fará a abertura, com um repertório que vai celebrar grandes nomes da música mineira, como Lô Borges e Milton Nascimento.

Gastronomia na prática com o Senac

Dos dias 5 a 7 de julho, o chef do Senac, Donisete Damasceno, comanda aulas-show e oficinas gastronômicas em várias edições ao dia, no Largo do Rosário. O profissional trabalhará receitas e ingredientes tradicionais como risoto de canjiquinha com costelinha suína e linguiça, medalhão suíno, tilápia assada, o indispensável queijo Minas em diversas variações e até a cachaça paracatuense na coquetelaria.

Já nas oficinas Cozinha Empreendedora, o chef dará dicas de como a cozinha pode gerar renda, com preparos como bolo de pote, minipizza e pão de banana. Por fim, no dia 9, acontece o Papo de Chefs, uma mesa-redonda sobre a cultura gastronômica de Minas e suas potencialidades.

As atividades são gratuitas e os interessados podem se inscrever por ordem de chegada.

 

Sobre o Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu

Chegando à sua 10ª edição, o Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu é um evento voltado ao estímulo da atividade gastronômica na cidade, fomentando o município como polo gastronômico da região. Durante todo o evento, a cozinha mineira estará presente de forma criativa, por meio de profissionais e empreendedores que usarão os condimentos locais, que são os principais protagonistas.

“Um evento aberto, com acesso a toda a comunidade. É uma alegria para o Sistema Fecomércio MG fazer parte desta programação porque ela reforça nossa atuação no município, voltada para a oferta de oportunidades de qualificação oferecidas pelo Senac e Sindcomércio e ações de cultura, lazer e bem-estar, com o Sesc”, comenta a diretora do Senac em Coromandel, Dayane de Oliveira.

Sobre o Minas ao Luar

Reconhecido como um dos maiores e mais antigos projetos de valorização da música brasileira e de difusão das culturas populares em Minas Gerais, o Minas ao Luar é realizado pelo Sesc em Minas desde 1994. O programa já esteve em mais de 200 municípios do estado, com atrações gratuitas e eventos realizados em espaços públicos.

PROGRAMAÇÃO DO SISTEMA FECOMÉRCIO MG, SESC, SENAC E SINDICATOS EMPRESARIAIS NO FESTIVAL DE PARACATU

05/07 – Quarta-feira

  • 14h – Cozinha Empreendedora: minipizza
  • 19h – Tilápia assada com risoto de queijo Minas

06/07 – Quinta-feira

  • 14h – Cozinha Empreendedora: bolo ne pote
  • 19h – Risoto de canjiquinha com costelinha suína e linguiça
  • 20h – O queijo mineiro: por que só comer se podemos beber?

07/07 – Sexta-feira

  • 14h – Cozinha Empreendedora: pão de banana com queijo e canela
  • 19h – Medalhão de lombo suíno ao molho de queijo Minas com purê de cabotiá e redução de cachaça
  • 20h – A cachaça paracatuense e seu impacto na coquetelaria regional

09/07 – Domingo

  • 10h – Papo de Chefs
  • 20h – Minas ao Luar: Renato Teixeira (abertura de Atômica Groove)

 

Serviço: Oficinas de Gastronomia do Senac

Atividades gratuitas, inscrição por ordem de chegada

Local: Largo do Rosário

Serviço: Minas ao Luar com Renato Teixeira no Festival de Paracatu

Data: 09/07

Horário: 20h (abertura de Atômica Groove)

Local: Largo do Rosário

Evento gratuito

 

 

 

 


Acontece

Cultura Bruno Gadiol
Carregar mais