Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

O Colégio Sesc completa 10 anos com atividades comemorativas em suas cinco unidades em Minas Gerais

Publicado em 15 de mar de 2024 às 14:53   |   Atualizado em 15 de mar de 2024 às 14:53

Fundamental no desenvolvimento de qualquer sociedade, a Educação é uma das prioridades do Sesc em Minas. Entre os muitos projetos desenvolvidos pela Instituição na área, o Colégio Sesc pode ser considerado a materialização desse compromisso, que em 2024 completa 10 anos. Neste 15 de março, Dia Nacional da Escola, o Sesc celebra a atividade escolar, promovendo um dia repleto de momentos especiais para professores, funcionários e estudantes.

O presidente do Sistema Comércio, Nadim Donato, explica que “a Educação é um pilar da nossa gestão à frente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac. Não por acaso, o Sesc já investiu na Educação em 2024 cerca de R$7.500.000,00, até o momento, destinados à ampliação de turmas nos Colégios Sesc em Minas, com destaque para a inauguração da unidade de Teófilo Otoni, a primeira no estado dedicada ao Ensino Médio. Acreditamos que somente através da educação é possível tornar nossa sociedade mais próspera e desenvolvida em todas as áreas, com cidadãos e profissionais capazes de lidar com os desafios do Século 21. Nesse sentido, o Colégio Sesc é um projeto de excelência dentro de nossa atuação, não apenas pela qualificação dos profissionais envolvidos, mas pela possibilidade que abrimos às famílias de tantos trabalhadores de usufruir desse serviço por meio do Programa de Comprometimento com a Gratuidade”.

As primeiras unidades implantadas em Minas foram o Colégio Sesc Contagem e o Colégio Sesc Governador Valadares, em 2014. Inicialmente dedicado à Educação Infantil, o Colégio Sesc Contagem ampliou seu alcance e hoje atende também ao primeiro ano do Ensino Fundamental, com previsão de ampliação de turmas do segundo ano para o ano que vem. Já o Colégio Sesc Governador Valadares, anteriormente atendendo ao Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano), também cresceu e hoje recebe estudantes desde à Educação Infantil, crianças a partir de 4 anos.

Vale ressaltar que as ampliações em nossas unidades também foi uma demanda das famílias dos estudantes, muito satisfeitas com o desenvolvimento de seus filhos e com a proposta das escolas.

Atualmente, outras três unidades do Colégio Sesc também estão em operação no estado e seguem ampliando as turmas atendidas, assim como Contagem e Governador Valadares: o Colégio Sesc Araxá (Educação Infantil e Ensino Fundamental I – Anos Iniciais); Colégio Sesc Montes Claros (Educação Infantil e Ensino Fundamental I – Anos Iniciais); e o recém-inaugurado Colégio Sesc Teófilo Otoni, sendo o único do estado atendendo ao Ensino Médio.

Todos eles contam com uma proposta educacional inovadora, abordagem socioconstrutivista e foco nos processos tecnológicos e na inclusão, valorizando a individualidade de cada estudante.

“No Colégio Sesc, fomentamos o potencial criativo, além da liberdade de pensar, ensinar, pesquisar, tendo como premissas o respeito à liberdade, à tolerância e à valorização das experiências para além da sala de aula. Acreditamos que assim podemos contribuir para a formação integral de nossos estudantes”, afirma Elen de Paula Ferrari, gerente de Educação do Sesc em Minas.

Dia Nacional da Escola

Criado para reforçar a importância social da escola como local de desenvolvimento e emancipação do indivíduo, o Dia Nacional da Escola foi celebrado em todas as unidades do Colégio Sesc em Minas Gerais com uma série de atrações voltadas para sua razão de existir: os estudantes.

Na sexta-feira (15/3), nas cinco unidades do Colégio Sesc houve a disponibilização de cabine de fotos instantâneas, lanche diferenciado (como pipoca, picolé, cachorro-quente, salada de frutas, minipizza, pão de queijo, suco e bolo), decoração personalizada, além de jogos, oficinas e brinquedos infláveis. O objetivo era tornar o dia mais especial para nossos estudantes e equipes de profissionais.

“No dia 15 de março, Dia Nacional da Escola, comemoramos a importância das instituições de ensino para a sociedade, tendo em vista que são responsáveis não apenas pela formação acadêmica de seus estudantes, mas também pela promoção do pensamento crítico, da convivência e do desenvolvimento de diversas habilidades. A comemoração desta data para o Sesc em Minas se torna ainda mais relevante neste ano em que comemoramos os 10 anos da implantação dos primeiros Colégios Sesc no estado”, destaca a gerente de Educação do Sesc em Minas.

Mais sobre os Colégios Sesc

Os Colégios Sesc têm como finalidade oferecer educação de qualidade aos dependentes dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e empresários habilitados no Sesc em Minas. Além de uma formação diferenciada e inclusiva, as escolas contam com processos inovadores e estruturas de primeiro nível, incluindo laboratórios, salas para aulas especializadas e áreas de lazer existentes nas unidades onde estão inseridos.

Crianças e jovens matriculados nos Colégios Sesc ainda recebem um Kit do Aluno, que inclui: material escolar (caderno, lápis, borracha, caneta, tesoura, cola e demais itens para suas atividades escolares), livros didáticos (para os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio), agenda, uniforme de uso diário e mochila; além de lanches diários preparados com acompanhamento de nutricionistas; acesso às atividades extracurriculares oferecidas no Colégio, como aulas de Artes, Música, Língua Inglesa e Robótica (conforme disponibilidade na grade curricular de cada segmento); e acompanhamento do Núcleo de Apoio Psicossocial – NAPS aos estudantes e suas famílias. Saiba mais aqui.