Orquestra Sesc de Viola abre vagas gratuitas em Uberlândia
A Orquestra Sesc de Viola está com vagas abertas em Uberlândia. O projeto tem como objetivo a formação e o desenvolvimento de uma orquestra de violas caipiras por meio do ensino das técnicas musicais do instrumento, da musicalização e de práticas de conjunto, além de incentivar a socialização de jovens e adultos em torno do aprendizado artístico-cultural.
As atividades são gratuitas e os selecionados ainda recebem vale-transporte e lanche. Ao longo do curso, alunos e alunas poderão usufruir da qualidade e da infraestrutura do Sesc Uberlândia e participar de apresentações em locais diversos.
Ao todo, serão abertas 10 vagas para 2024, destinadas prioritariamente a trabalhadores do comércio e seus dependentes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos. Podem se candidatar crianças a partir de nove anos de idade, jovens e adultos.
As inscrições para o processo seletivo vão até o próximo dia 13 de dezembro e devem ser feitas através do link https://forms.office.com/r/rV7L02fkgJ
Teste de habilidades
Entre 18 e 22 de dezembro de 2023, os inscritos serão convocados para um teste de habilidades específicas no Sesc Uberlândia, no qual a equipe técnica da orquestra irá avaliar critérios de coordenação motora, aptidão musical e reconhecimento sonoro dos candidatos.
A lista de selecionados será divulgada no dia 10 de janeiro, com início do curso previsto para 5 de fevereiro. Os dias e horários das aulas serão informados antes do início do curso.
É possível conferir o edital completo no site www.sescmg.com.br/sesc-minas.
Sobre o projeto
Criada em 2014, a Orquestra Sesc de Viola busca estimular o desenvolvimento artístico individual de alunas e alunos, com um trabalho de socialização e vivência musical em conjunto. E ainda promove as memórias, as tradições e as manifestações da cultura popular da região.
O curso totaliza quatro anos de duração e as aulas são ministradas no Sesc Uberlândia, com carga horária de duas horas semanais, obrigatórias no primeiro ano de formação, e três horas a partir do segundo ano.
Além das aulas, o(a) aluno(a) deverá, quando convidado(a), frequentar ensaios e participar de apresentações, concertos e oficinas, que poderão ocorrer, eventualmente, aos sábados, domingos e feriados, como parte do seu processo de formação orquestral e da prática musical em conjunto.