Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Palco Giratório do Sesc completa 25 anos e divulga agenda em Minas para 2023

Publicado em 05 de maio de 2023 às 14:18   |   Atualizado em 24 de maio de 2023 às 08:35

Realizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o Palco Giratório promove a difusão e o intercâmbio das artes cênicas em todo o país desde 1998. Completando 25 anos de atividades, o projeto iniciou mais uma edição no último fim de semana, no Rio de Janeiro.  O Sesc Copacabana recebeu o espetáculo de dança “Cartas para Mercedesssssss”, da Cia. Étnica de Dança, além da apresentação musical “Batuques do Rio”, com Oswaldo Cruz e Nina Rosa, como parte do projeto Sonora Brasil.

Neste ano tão especial, o Palco Giratório vai rodar o Brasil com 15 espetáculos de circo, dança e teatro que refletem demandas de nosso tempo histórico, como as cenas negras, o teatro realizado por mulheres, a contínua reinvenção da tradição e o anseio por espaços de partilha com públicos de variados gêneros, faixas etárias e classes sociais.

Já o Sonora Brasil terá o tema “Culturas bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas”, que destaca a contribuição dos povos de línguas bantu na música brasileira, aprofundando a discussão da influência das culturas de matriz africana no país.

“Mais do que projetos de circulação de grupos artísticos, Palco Giratório e Sonora Brasil promovem o intercâmbio de modos de fazer, criar e pensar, explorando a diversidade das manifestações culturais brasileiras, lançando luz sobre temas de relevância para a sociedade. São itinerâncias que aproximam os artistas do público em um enriquecimento mútuo, proporcionando o registro e a memória da cultura brasileira”, afirma a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha.

Além dos espetáculos e apresentações, os projetos também oferecerão ao público de diversas localidades do Brasil atividades formativas, como oficinas artísticas, mesas-redondas e debates, com o objetivo de difundir os saberes ligados ao teatro, dança, circo e à música

 

PALCO GIRATÓRIO EM MINAS

Mais uma vez, o Palco Giratório virá até Minas Gerais, reforçando o papel do Sesc como agente local de promoção das artes cênicas e ampliando a programação das unidades pelo estado.

As cidades mineiras que receberão a programação são:

 

  • ALMENARA
  • BELO HORIZONTE (Sesc Palladium)
  • MONTES CLAROS
  • POÇOS DE CALDAS
  • POUSO ALEGRE
  • UBERLÂNDIA

 

As unidades do Sesc terão apresentações de artistas locais e também de grupos de outros estados em circulação nacional. A abertura da agenda no estado será no mês de junho, em Belo Horizonte. O Sesc Palladium receberá a apresentação local “Espetáculo Espiral”, do grupo Cultura do Gueto, no dia 9/6. No dia seguinte, a atração na capital mineira será o espetáculo “Carta para Mercedesssssss”, da Cia. Étnica de Dança (RJ).

No mês de agosto, o Palco Giratório passará por Uberlândia, Almenara e Montes Claros. Em setembro, o festival chegará a Poços de Caldas e Pouso Alegre. As atrações nessas cidades ainda serão confirmadas. A edição de 2023 do Palco Giratório marca a retomada do circuito presencial do projeto após a pandemia da Covid-19.

As datas do Palco Giratório 2023 nas cidades mineiras serão:

 

Belo Horizonte (Sesc Palladium) – 9 a 11 de junho

Uberlândia – 4 e 5 de agosto

Almenara – 11 e 12 de agosto

Montes Claros – 29 a 31 de agosto

Poços de Caldas – 8 a 10 de setembro

Pouso Alegre – 23 de setembro

 

 


Acontece

Cultura Doidas e Santas
Cultura Augusta Barna
Carregar mais