Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Palco Sesc promove diversidade cultural com atrações gratuitas em Paracatu

Publicado em 24 de nov de 2022 às 11:15   |   Atualizado em 03 de dez de 2022 às 19:11

A partir de dezembro, a população de Paracatu poderá aproveitar uma programação cultural especial com a realização do Palco Sesc. O evento vai oferecer um circuito cultural gratuito no município, com atrações diversas, divididas em três etapas. A primeira delas será entre os dias 1º e 7 de dezembro, em espaços públicos do bairro Paracatuzinho e vai incluir apresentações cênicas, oficinas, palestras e outros encontros que fomentam a troca de saberes em torno da cultura.

A abertura será na quinta-feira (1º/12), com a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, ministrada pela analista de Cultura do Sesc em Minas Larissa Scarpelli, no Céu das Artes do bairro Bom Pastor. O objetivo é capacitar os participantes no planejamento, desenvolvimento e escrita de um projeto cultural, por meio de conteúdo teórico e exposição de casos reais de projetos submetidos a editais e leis de incentivo.

O ciclo de atividades formativas tem sequência no sábado (03/12), no mesmo local, com a palestra “Desenvolvimento de Carreiras Artísticas”, apresentada pelo produtor Gabriel Caixeta, o Bibi. Ele foi responsável pela produção de projetos como UFUZuê Radiofônico, O Samba Mandou Me Chamar e Arte na Praça, além de ser fundador da Agência Timbre Cultural e realizador do Festival Timbre. Ele irá compartilhar com o público detalhes e histórias de sua trajetória.

O público ainda terá a oportunidade de participar de uma experiência prática, na quarta-feira, dia 7, com a “Oficina de Expressão Corporal”, com Mestre Cacau, do grupo de capoeira Axé Dendê, que conecta as artes cênicas à tradição da capoeira.

Espetáculos
Além das oficinas e palestras, a programação do Palco Sesc também inclui espetáculos e apresentações artísticas de companhias de Paracatu e região, que serão realizadas na Céu das Artes.

No dia 3, às 16h, o grupo brasiliense Mamulengo Fuzuê apresenta o espetáculo de bonecos “Benedito, Abençoado e Bendizido”.

No dia seguinte, às 10h, a Cia Circunstância leva ao palco o espetáculo “Antes Solo do que Malacompanhado”, que reúne diversos números de malabarismo, acrobacias, mágica e equilibrismo, valorizando a rua como espaço artístico.

Às 16h, o grupo Mamulengo Fuzuê retorna ao palco com “Mamulengando”, que remonta cenas e personagens tradicionais do Babau do João Redondo e do Mamulengo, com passagens tradicionais do Teatro de Bonecos Populares. Dando ritmo ao espetáculo, as músicas são executadas em tempo real por músicos que interagem com os bonecos e com a plateia.

Sobre o Palco Sesc
A proposta do Palco Sesc é proporcionar ao público mineiro e seus visitantes cultura, lazer e entretenimento nos municípios onde o Sesc possui unidades em Minas e, também, estender para outros territórios. Por meio de uma programação plural, gratuita e acessível, o objetivo do evento é formar novos públicos e democratizar o acesso e a fruição cultural em cada localidade.

Esse é o primeiro projeto a ser realizado pelo Sesc em Minas com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Kinross. Em Paracatu serão ofertadas 24 ações artísticas gratuitas entre apresentações de teatro, dança, circo, música, oficinas e palestras, divididas em três etapas, realizadas em três locais diferentes da cidade. Após a etapa de dezembro, nos bairros Paracatuzinho e Bom Pastor, a programação continua no fim de janeiro de 2023, no Sesc Paracatu, e no começo de março de 2023, no bairro Vila Mariana.

SERVIÇO – PALCO SESC PARACATU 1ª ETAPA

– 1º/12 (quinta-feira)
OFICINA: Elaboração de Projetos Culturais
Ministrante: Larissa Scarpelli – Sesc em Minas / Gerência de Cultura
Horário: 19h às 22h
Local: Céu das Artes – Rua George Araújo Caldas, 0 – Bom Pastor, Paracatu – MG
Ingressos: Inscrições gratuitas pelo link https://www.sympla.com.br/oficina-elaboracao-de-projetos-culturais–palco-sesc—circuito-de-cultura-em-paracatu__1785067
Classificação: Livre

– 3/12 (sábado)
PALESTRA: Desenvolvimento de Carreiras Artísticas
Ministrante: Gabriel Caixeta – Timbre Cultural, Patos de Minas/MG
Horário: 14h às 15h30
Local: Céu das Artes – Rua George Araújo Caldas, 0 – Bom Pastor, Paracatu – MG,
Ingressos: Inscrições gratuitas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/palestra-desenvolvimento-de-carreiras-artisticas-musica-palco-sesc-circuito-de-cultura-em-paracatu/1790785
Classificação: Livre

ESPETÁCULO: “Benedito, Abençoado e Bendizido”
Artista: Mamulengo Fuzuê
Horário: 16h
Local: Céu das Artes – Rua George Araújo Caldas, 0 – Bom Pastor, Paracatu – MG
Ingressos: Evento gratuito sem retirada de ingressos
Classificação: Livre

– 4/12 (domingo)
ESPETÁCULO: “Antes Solo do que Malacompanhado”
Artista: Cia Circunstância
Horário: 10h
Local: Céu das Artes – Rua George Araújo Caldas, 0 – Bom Pastor, Paracatu – MG
Ingressos: Evento gratuito sem retirada de ingressos
Classificação: Livre

ESPETÁCULO: “Mamulengando”
Artista: Mamulengo Fuzuê
Horário: 16h
Local: Céu das Artes – Rua George Araújo Caldas, 0 – Bom Pastor, Paracatu – MG
Ingressos: Evento gratuito sem retirada de ingressos
Classificação: Livre

– 7/12 (quarta-feira)
OFICINA: Expressão Corporal
Ministrante: Mestre Cacau – Grupo de capoeira Axé-Dendê
Horário: 19h às 22h
Local: Céu das Artes – Rua George Araújo Caldas, 0 – Bom Pastor, Paracatu – MG
Ingressos: Inscrições gratuitas pelo https://www.sympla.com.br/oficina-expressao-corporal–palco-sesc—circuito-de-cultura-em-paracatu__1787225
Classificação: Livre

 


Acontece

Cultura Julia Guedes
Cultura A Falecida
Cultura As Madalenas
Carregar mais