Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Palco Sesc tem nova etapa com atrações gratuitas em Paracatu no mês de março

Publicado em 24 de fev de 2023 às 08:46   |   Atualizado em 24 de fev de 2023 às 08:53

Com o objetivo de promover a diversidade cultural com atrações gratuitas em Paracatu, o Palco Sesc terá sequência em março. A 3ª e última etapa do projeto acontece entre os dias 1º e 5 de março e contará com apresentação teatral, palestras e encontros que fomentam a troca de saberes em torno da cultura.

A abertura será na quarta-feira (1º/3), às 18h, com a palestra Artes Cênicas e Audiovisual – Transposições da Cena. O encontro será mediado pela Professora efetiva do Curso de Graduação em Dança da UFU Ricard@ Alvarenga e pela produtora audiovisual e artista independente Olívia Franco Carneiro.

O objetivo do encontro com o público é apontar caminhos e diálogos entre o teatro e o audiovisual. Um dos temas é a abordagem dessa linguagem como elemento de encenação do espetáculo teatral e a sua utilização como ferramenta que auxilia o processo de criação e a pesquisa em teatro.

No dia seguinte, no mesmo horário, será a vez da coordenadora de Cultura do Sesc em Minas, Carolina Fescina, conversar com o público. Curadora de importantes eventos culturais realizados pelo Sesc, ela será responsável pela palestra Curadoria e Programação Artística. A ideia é trocar com o público conhecimentos sobre aspectos relevantes para realização de curadoria e concepção de programação artística voltada para projetos ou equipamentos culturais, a partir da contextualização teórica e de reflexões sobre premissas a serem consideradas para o desenvolvimento desses processos.

No dia 3, a palestra será Turismo Cultural e Patrimônio, com Juliana Moreira Figueiredo, coordenadora de Turismo no Sesc em Minas. Ela abordará aspectos conceituais sobre patrimônio material e imaterial, estabelecendo uma interlocução entre patrimônio, identidade cultural, bens culturais e turismo, a fim de apresentar e promover o turismo cultural como um potencial eixo de desenvolvimento econômico para a cidade.

Na manhã de sábado (4/3), a especialista volta a conversar com o público em oficina. Dessa vez, o tema será Roteiro Cultural. A atividade será realizada na modalidade “itinerante”, partindo da Praça Vila Mariana e seguindo um roteiro cultural que levará os participantes a locais relevantes do ponto de vista do patrimônio material e imaterial de Paracatu. A aula aberta tem a proposta de apresentar esses locais, tratando de aspectos ligados à história e à atual condição de cada um, propondo novas perspectivas sobre as possibilidades de utilização, ocupação e ressignificação desses espaços pelos profissionais da cultura e do turismo e pela população em geral.

Ainda no mesmo dia, a Arte Urbana será tema de outro encontro, em uma vivência prática ministrada por Naiana Nati, uma das pioneiras do graffiti no Distrito Federal, com mais de 15 anos de intensa atuação artística na arte de rua. O encontro tratará os contrastes da arte urbana e sua relação com o patrimônio e a revitalização de espaços públicos, sob as perspectivas de valorização e apropriação do território e potencialização do turismo cultural.

Espetáculos

No dia 5, dois espetáculos fecham a programação do Palco Sesc. Às 9h30, o Grupo Cênikas de Teatro se apresenta na Praça da Vila Mariana, mostrando a potência do teatro local. A peça “Grande Espetáculo do Quase Nada” é estrelada por dois palhaços que se encontram e, depois de um desafio, começam a apresentar reprises circenses tradicionais. Uma longa aventura tem início com a participação efetiva do público, tornando o espetáculo mais interativo.

No mesmo local, o grupo paulista Cia. Barnabô apresenta o espetáculo circense “Allegro Andante”, às 10h30. Com técnicas de acrobacia de dupla, parada de mãos, malabares, bicicleta acrobática, mágica e comicidade, Lu Menin e Pablo Nordio garantem uma apresentação festiva e cativante para toda a família.

Além desses eventos gratuitos, abertos ao público em geral, a última etapa do Palco Sesc ainda apresenta dois espetáculos em escolas públicas da cidade, reforçando o compromisso com a promoção da cultura e formação de novos públicos no município.

Sobre o Palco Sesc

A proposta do Palco Sesc é proporcionar ao público cultura, lazer e entretenimento. Por meio de uma programação plural, gratuita e acessível, o objetivo do projeto é formar novos públicos e democratizar o acesso e a fruição cultural em cada localidade.

Esse é o primeiro projeto a ser realizado pelo Sesc em Minas com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Kinross. Em Paracatu, serão ofertadas 24 ações artísticas gratuitas entre apresentações de teatro, dança e circo, oficinas e palestras. A primeira etapa do Palco Sesc Paracatu foi realizada em dezembro, nos bairros Paracatuzinho e Bom Pastor. A segunda, em janeiro, teve lugar no Sesc Paracatu.

SERVIÇO

3ª Etapa Palco Sesc Paracatu

PALESTRA: ARTES CÊNICAS E AUDIOVISUAL – TRANSPOSIÇÕES DA CENA

Ministrante: Ricard@ Alvarenga e Olívia Franco Carneiro

Data da oficina: 1º/3

Horário: 18h às 19h30

Local: Fundação Conscienciarte – R. Goiás, 97, Centro, Paracatu/MG

Ingressos: Inscrições gratuitas pelo link –  https://www.sympla.com.br/palestra-artes-cenicas-e-audiovisual–palco-sesc—circuito-de-cultura-em-paracatu__1873005

Classificação: Livre

 

PALESTRA: CURADORIA E PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

Ministrante: Carolina Fescina – Sesc em Minas / Gerência de Cultura

Data da oficina: 2/3

Horário: 18h às 19h30

Local: Fundação Conscienciarte – R. Goiás, 97, Centro, Paracatu/MG

Inscrições gratuitas pelo link – https://www.sympla.com.br/palestra-curadoria-e-programacao-artistica–palco-sesc—circuito-de-cultura-em-paracatu-copia__1871939 

 

Classificação: Livre

 

PALESTRA: TURISMO CULTURAL E PATRIMÔNIO

Ministrante: Juliana Moreira Figueiredo – Coordenadora de Turismo no Sesc em Minas

Data da oficina: 3/3

Horário: 18h às 19h30

Local: Fundação Conscienciarte – R. Goiás, 97, Centro, Paracatu/MG

Inscrições gratuitas pelo link – https://www.sympla.com.br/palestra-turismo-cultural-e-patrimonio-palco-sesc—circuito-de-cultura-em-paracatu__1881199

Classificação: Livre

 

OFICINA: ROTEIRO CULTURAL

Ministrante: Juliana Moreira Figueiredo – Coordenadora de Turismo no Sesc em Minas

Data de apresentação: 4/3

Horário: 8h30 às 11h30

Oficina itinerante – local de partida: Praça Sanji Tomoyassu – Bairro Vila Mariana

Inscrições gratuitas pelo link –  https://www.sympla.com.br/oficina-roteiro-cultural-itinerante—palco-sesc—circuito-de-cultura-em-paracatu__1881237

Classificação: Livre

 

PALESTRA: ARTE URBANA

Ministrante: Naiana Nati

Data da palestra: 4/3

Horário: 14h às 17h

Local: Quadra da Praça Sanji Tomoyassu – Bairro Vila Mariana

Inscrições gratuitas pelo link –  https://www.sympla.com.br/vivencia-arte-urbana–palco-sesc—circuito-de-cultura-em-paracatu__1881270

Classificação: Livre

 

ESPETÁCULO: “Grande Espetáculo do Quase Nada”

Artista: Grupo Cênikas de Teatro – Paracatu/MG

Data de apresentação: 5/3

Horário: 9h30

Local: Praça da Vila Mariana

Ingressos: Evento gratuito sem retirada de ingressos

Classificação: Livre

 

ESPETÁCULO: “Allegro Andante”

Artista: Cia. Barnabô – São Paulo/SP

Data de apresentação: 5/3

Horário: 10h30

Local: Praça da Vila Mariana

Ingressos: Evento gratuito sem retirada de ingressos

Classificação: Livre


Acontece

Cultura Bruno Gadiol
Carregar mais