Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para 20ª edição

Publicado em 12 de jan de 2023 às 09:13   |   Atualizado em 12 de jan de 2023 às 09:13

Em mais uma iniciativa nacional do Sesc para a promoção da Cultura, o Prêmio Sesc de Literatura chega à sua 20ª edição em 2023 como um dos mais importantes e consagrados do país no reconhecimento de escritores estreantes. A participação é aberta a qualquer pessoa que nunca tenha lançado um livro. Podem concorrer obras inéditas nas categorias romance e conto.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 3 de fevereiro no site www.sesc.com.br/premiosesc, onde também é possível acessar o regulamento completo.

Premiação

Ao oferecer oportunidades aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record. A parceria possibilita a inserção dos livros na cadeia produtiva do mercado editorial. O vencedor de cada categoria tem sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora, com uma tiragem inicial mínima de 2.500 exemplares

“Este ano é especial. Chegamos a vinte edições, um marco importante e que deve ser comemorado. Criamos o Prêmio em 2003 e, de lá para cá, o projeto se consolidou como o principal do país para autores iniciantes. Esperamos ter novos recordes de inscritos em 2023 – no ano passado recebemos 1.632 trabalhos, sendo 844 em Conto e 788 em Romance”, comemora Janaina Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

Júri

O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, de forma anônima. Isso impede que os avaliadores identifiquem os autores, garantindo a imparcialidade no processo de avaliação. Os romances e coletâneas de contos são avaliados por escritores renomados, que selecionam as obras pelo critério da qualidade literária.

A relevância do Prêmio Sesc de Literatura também pode ser medida por meio do sucesso dos seus vencedores. Além de serem convidados para outros importantes eventos internacionais, os autores são, com frequência, finalistas ou vencedores de outras premiações importantes. O escritor Rafael Gallo, revelado pelo Prêmio Sesc em 2012, foi o vencedor da última edição do Prêmio Literário José Saramago.

Minas em destaque

Em duas ocasiões, Minas Gerais teve vencedores do Prêmio Sesc de Literatura. Em 2009, a belo-horizontina Gabriela Guimarães Gazzinelli foi a vencedora na categoria Romance, com “Prosa de papagaio”. Na obra, a história de uma família é contada por seu papagaio, que observa tudo que se passa naquele lar. Em 2019, foi a vez de João Gabriel Paulsen. Natural de Juiz de Fora, ele conquistou a categoria contos com “O doce e o amargo”, uma coletânea de nove histórias existenciais.

Vencedores 2022

Na edição de 2022, foram premiados o paraense Pedro Augusto Baía, com a coletânea de contos “Corpos benzidos em metal pesado”, e a gaúcha Taiane Santi Martins, com o romance “Mikaia”. A origem dos autores reafirma a característica do Prêmio de estímulo à diversidade e sua capacidade de projetar escritores das mais distintas regiões do país. Em 2023, os vencedores circularão por unidades do Sesc em todo o país e poderão dialogar com o público sobre os temas e o processo de criação de seus livros, que foram lançados em novembro de 2022 na programação do Sesc durante a Flip – Festa Literária de Paraty.

Nesses 20 anos de prêmio, diversos autores foram descobertos e se consolidaram na literatura nacional, graças ao incentivo da Instituição, entre eles Juliana Leite, Marcos Peres, Luisa Geisler, André de Leones, Franklin Carvalho, Sheyla Smanioto, Tobias Carvalho e Lucia Bettencourt.

 

 


Acontece

Cultura Bruno Gadiol
Carregar mais