Projeto Literatura no Palladium recebe o escritor Luiz Morando para uma conversa sobre “Enverga, mas não quebra: Cintura Fina em Belo Horizonte”
No dia 23 de julho, terça-feira, o Projeto Literatura no Palladium – desenvolvido pelo Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas – recebe o escritor Luiz Morando para uma conversa sobre seu mais recente livro, “Enverga, mas não quebra: Cintura Fina em Belo Horizonte”. O encontro será às 19h30, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium, com entrada gratuita.
Lançado pela editora O Sexo da Palavra, em 2022, a obra é uma biografia de Cintura Fina, icônica personagem do imaginário popular e literário da capital mineira, contada a partir da mídia que a retratou entre os anos 1950 e 1980 em Belo Horizonte. Nascida em 1933, no Ceará, e mineira de vivência, Cintura Fina não passava despercebida nos arredores boêmios dos bairros Bonfim e Lagoinha, onde era alvo de constantes agressões da polícia.
Numa época em que o preconceito era ainda mais preponderante na sociedade, a travesti não aceitava que alguém questionasse sua identidade sexual e, para se defender, usava com perícia uma navalha, o que lhe rendeu 11 inquéritos policiais por furto e lesão corporal.
Em “Enverga, mas não quebra: Cintura Fina em Belo Horizonte”, Luiz Morando registra aspectos da trajetória dessa notória personalidade, desde a chegada de “José Arimatéia” a Belo Horizonte, sua transformação em ícone da boemia da Lagoinha, até seu fim, em Uberaba, bem como as características da sociedade da época.
Conexão
A temática do bate-papo dialoga também com outra proposta artística em cartaz no Sesc Palladium. O projeto Desvios, que promove intervenções artísticas no local, inclui a exposição “Atropelobra”, inaugurada em 19 de maio. Uma de suas manifestações é o mural “Cintura Fina não morreu”, pintada por Ártemis, uma artista baiana não-binária, que combina sua prática artística com experiência em educação, comunicação e saúde mental.
Ártemis fará a mediação da conversa com Luiz Morando, que por sua vez é pesquisador independente sobre a memória LGBTQIA+ de Belo Horizonte. O encontro ainda terá a presença de Bárbara Macedo, artista visual, pesquisadora e consultora de Diversidade e Inclusão, para a leitura performática “Re-escrituras para Cintura Fina”, de trechos do livro.
Sobre Literatura no Palladium
O Projeto Literatura no Palladium, desenvolvido pelo Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, é uma apresentação artístico-literária que recebe escritores, escritoras e artistas para conversas gratuitas com o público. Em 2023, aconteceram duas edições no Grande Teatro do Sesc Palladium, com o escritor Geovani Martins e as escritoras Luiza Romão e Elisama Santos, lançando seus livros com bate-papos mediados e sessão de autógrafos ao final do evento. Em 2024, tivemos o encontro inédito entre as autoras indígenas Eliane Potiguara e Geni Núñez, comemorando o mês dos Povos Originários. E em maio recebemos Cris Moreira, com uma palestra-performance sobre luto materno.
SERVIÇO – Literatura no Palladium recebe Luiz Morando, autor de “Enverga, mas não quebra: Cintura Fina em Belo Horizonte”
Data: 23/07 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)
Ingressos: evento gratuito – retirada de ingressos 30 minutos antes do evento, na bilheteria do Palladium
Duração: 120 min