Projeto Parede realiza exposições itinerantes de arte visual em Montes Claros, Poços de Caldas, Uberlândia e Pouso Alegre
O Projeto Parede iniciou mais uma rodada de exposições em Monte Claros, Poços de Caldas, Uberlândia e Pouso Alegre. Essa iniciativa itinerante do Sesc em Minas, integrado ao Sistema Fecomércio MG, seleciona artistas locais e expõe suas criações nas unidades do Sesc em Minas. As obras incluem pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, vídeos e peças de artesanato.
Nesta edição, quatro artistas de origem mineira tiveram seus nomes escolhidos: Cleiton Cruz, Laura Conti, Rafael da Mata e Thaneressa Lima. Todas as exposições são gratuitas e abertas ao público.
Confira o cronograma:
- Até 20/8: “A Partir do Umbigo”, de Laura Conti – em Uberlândia
- Até 3/9: “Gesto Difícil Instalação com Xilogravuras de Grande Formato”, de Rafael da Mata – em Montes Claros
- Até 10/9: “Donde Eu Vim, por Onde Eu Vou”, de Thaneressa Lima – em Poços de Caldas
- Até 10/9: “Sertão Catrumano de Alma Gasta”, de Cleiton Cruz – em Pouso Alegre
Conheça o perfil e o trabalho de cada artista:
Cleiton Cruz é de Montes Claros e já fez várias exposições em Minas Gerais e no exterior. Dialogando com a cultura regional e o grafite urbano, o artista retrata sua gente e seus costumes, além de abordar temas ambientais, como a preservação do bioma do Cerrado. Sua exposição, “Sertão Catrumano de Alma Gasta”, homenageia a literatura regional e ilustra o imaginário coletivo do povo sertanejo, discutindo questões históricas e sociais.
Laura Conti é do sul de Minas Gerais. Interessada por poéticas, políticas e encantamentos do cotidiano, ela utiliza a dança, a performance e a arte visual para materializar suas obras. Em “A partir do umbigo”, a artista reúne trabalhos que evidenciam o movimento do giro, da roda e da circularidade, bem como elementos da religiosidade de matriz africana.
Rafael da Mata é natural de Poços de Caldas. Cursou Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFMG, onde se apaixonou pelos processos e pelos desafios da xilogravura. Na exposição “Gesto Difícil Instalação com Xilogravuras de Grande Formato” encontram-se obras de 1,80 m impressas em tecido, nas quais o artista expõe um pouco do seu processo de criação, a partir dos materiais utilizados.
Thaneressa Lima é de Uberlândia e trabalha com fotografia e audiovisual. A artista documenta cenas do cotidiano, margeando os limites entre realidade e ficção para produzir um olhar intimista e poético. Na exposição fotográfica “Donde Eu vim, por Onde Eu vou”, ela revisita as imagens que compõem sua trajetória nos últimos 10 anos.
SERVIÇO
Projeto Parede 2024
Onde: Sesc Montes Claros; Sesc Poços de Caldas; Sesc Uberlândia; Sesc Pouso Alegre.
Quando: de julho a setembro de 2024.
*Exposições abertas ao público gratuitamente (sem retirada de ingressos).