Sesc Arte Urbana inicia o ano com intervenção no Mesa Brasil Central e no Viaduto Leste em Belo Horizonte
O projeto Sesc Arte Urbana iniciará o ano com uma intervenção artística de grande impacto no coração de Belo Horizonte, mais precisamente na sede do Sesc Mesa Brasil Central – localizada na Avenida do Contorno, nº 525 – e no Viaduto Leste. A iniciativa terá a contribuição dos artistas Saulo Pico e do duo Antúrio, e promete não apenas embelezar o centro da cidade, mas também chamar a atenção para uma causa nobre: a segurança alimentar e o apoio social no combate à fome e ao desperdício de alimentos.
As pinturas terão início em 15 de janeiro, com prazo de conclusão estimado de 25 dias, e transformarão mais de mil metros quadrados de áreas externas e internas, formando um corredor artístico.
Temática e conceito
As artes desenvolvidas por Saulo Pico e o duo Antúrio tiveram as paisagens mineiras como inspiração e, utilizando os trabalhadores como protagonistas, retratam cenas que ilustram desde a plantação, a colheita e o transporte até a doação e o preparo dos alimentos. A paleta de cores foi escolhida para dialogar com os projetos autorais dos artistas e a identidade visual do Sesc Mesa Brasil, transmitindo mensagens das atividades realizadas no local.
Áreas pintadas e detalhes técnicos
As áreas externas escolhidas para a intervenção incluem o muro-paliteiro na Avenida do Contorno (424 m²) e a lateral do Viaduto Leste na mesma avenida (209,37 m²), criando um grande corredor artístico. Já as áreas internas compreendem a parte de trás do muro-paliteiro (229,75 m²), o muro lateral (122,55 m²) e uma parede (66,5 m²). As pinturas totalizam 1.053,07 metros quadrados.
Sobre os artistas: Saulo Pico e Antúrio
Saulo Pico é natural de Cláudio (MG) e possui extensa experiência em projetos que mesclam elementos de arte rural, urbana e contemporânea. Dentre os trabalhos criados por ele, destacam-se:
– Arte Conterrânea em Movimento: Prêmio Funarte Murais do Centenário da Semana de Arte Moderna.
– Arte em Memória: projeto que visa à produção de pinturas de grande formato através do resgate da memória.
– Homenagearte: projeto de pintura mural que homenageia pessoas com mais de 60 anos de idade.
– Mais Arte na Educação: projeto de pintura em escolas, creches e espaços educacionais.
Já o duo Antúrio, formado pelos artistas Isabella Siqueira e Douglas Reis, naturais do Vale do Paraíba (SP), é um projeto que explora a arte por meio das relações sublimes e cotidianas do Brasil interiorano, promovendo discussões sobre identidade e pertencimento. Sua atuação se estende entre ateliê e espaço público, recorrendo a diversos suportes artísticos, com destaque para o espaço urbano.
Oficina de arte
Durante o período de realização das pinturas, será ministrada uma oficina de arte para os empregados do Sesc Mesa Brasil. O conteúdo prevê uma aplicação de imagem em sacola ecológica utilizando a técnica stencil.
Sesc Arte Urbana
O projeto Sesc Arte Urbana, anunciado em agosto de 2023, busca contribuir para a projeção da arte urbana enquanto importante manifestação social e cultural no país. A iniciativa já transformou duas empenas do Edifício-Sede do Sesc em Minas em gigantescas telas assinadas por Eduardo Kobra e pelo coletivo Minas de Minas.