Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Sesc em Minas apresenta programação artística da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Publicado em 26 de abr de 2022 às 16:38   |   Atualizado em 26 de abr de 2022 às 16:45

Mais uma vez, o Sesc em Minas reforça seu compromisso com a promoção da cultura em Minas Gerais por meio da parceria com a Universo Produções em torno da 25ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. Depois da realização online da etapa cinematográfica do evento, em janeiro, a última semana de abril terá atrações presenciais na cidade histórica e uma programação artística especial apresentada pelo o Sesc.

Na quarta-feira (27/4), o Sesc em Minas apresenta o show da tradicional Sociedade Orquestra e Banda Ramalho, às 19h, no Largo das Fôrras. O grupo está em atividade desde o século XIX e representa a história musical da antiga Vila de São José do Rio das Mortes, que passou a se chamar Tiradentes.

No dia seguinte, no mesmo local, a tarde será de muita animação cultural com apresentação da dupla circense Risoto e Mulambo, às 15h, com o número La Ursa. Mais tarde, às 19h, é a vez da exibição da videoarte A menina com um buraco na mão, de Alice Cruz e Sergio Kauffmann. A produção audiovisual conta a história de uma menina em busca de respostas sobre a sua existência na ancestralidade e no tempo que gasta junto às coisas do mundo.

Na sexta-feira (29/4), A menina com um buraco na mão será exibida novamente, dessa vez às 20h30. Antes disso, às 15h, o teatro de rua, montado no Largo das Fôrras recebe a apresentação “Showzaças“, protagonizado pelas atrizes Maria Tereza Costa e Janaina Morse. Em cena elas representam as palhaças Tecla e Brisa, numa história leve e divertida. Ainda na sexta, às 17h, o público poderá acompanhar a intervenção artística Parquear Bando, com Margô Assis, Thembi Rosa e convidados. Realizada desde 2015 pelo Dança Multiplex em diversas cidades e festivais no Brasil e no exterior, a proposta busca experimentar a utilização dos bambus como um dispositivo para a desaceleração, equilíbrio e composição de coreografia.

No sábado (30/4) pela manhã, às 10h30, a palhaçaria ganha destaque com números do Palhaço Maizena, com participação da Turma do Pipoca, do Grupo Entre & Vista. Eles abrem espaço para o cantor e compositor mineiro Rubinho do Vale, com o show “Ser Criança”, marcado para às 11h, também no Largo das Fôrras. O repertório, apresentado com voz e violão, traz músicas que incentivam bons pensamentos, solidariedade, cidadania e respeito ao próximo, de forma bastante lúdica.

No mesmo dia ainda haverá o Cortejo da Arte, que sai às 15h30 da Igreja do Rosário, na Rua Direita, até o Largo das Fôrras, com os grupos Banda Ramalho e a Folia de Reis de São João del-Rei; Palhaço Maizena e os personagens da Turma do Pipoca; Spasso Escola Popular de Circo – Tiradentes; Grupo Artes Nomades com o Trabalho de Marionetes Gigantes Mineiras; e Tizumba e o som do Tambor Mineiro.

A programação continua às 17h, com a Invasão de Palhaços, do Grupo Trampulim, e mais apresentações do Palhaço Maizena e os personagens da Turma do Pipoca.

No domingo (1º/5), ainda será possível conferir o espetáculo “Aquarela, um show cênico do Grupo Maria Cutia”, da companhia belo-horizontina Maria Cutia. A peça mistura dança, música e poesia numa única narrativa e será apresentada às 11h, no Largo das Fôrras. Às 16h, será a vez da apresentação do espetáculo Trinca Matraca, do grupo Teatro & Cidade.

Por fim, para o encerramento da ação presencial da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, teremos a intervenção artística “Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma serenata”, do grupo Teatro Público, às 21h30, saindo do Cine-Praça com um grupo de velhos mascarados que oferecem suas canções antigas nas casas por onde passam, em mais uma conexão com a tradição artística local.

 

Programação ampla

A etapa presencial da 25a Mostra de Cinema de Tiradentes ainda inclui Sessões de Cinema, Mostrinha, Exposição, Rodas de Conversa, Performance, Lançamento de Livro, Oficinas, Videoarte e Ações Interativas da Rádio CBMM.

Nesse período, serão exibidos 17 filmes brasileiros, incluindo 5 longas e 12 curtas-metragens, divididos em 8 sessões, duas delas direcionadas ao público infantojuvenil – a Mostrinha – que contará com a presença dos personagens da Turma do Pipoca.

A curadoria desenhou uma programação para agradar um público amplo. Em uma ação inédita na Mostra, as sessões de longas-metragens apresentam um quarteto de comédias brasileiras, gênero com forte apelo popular e pouco representado em eventos audiovisuais nacionais.

 

Toda a programação é gratuita e pode ser acessada no site www.mostratiradentes.com.br

 

Sobre a Mostra de Cinema de Tiradentes

Um dos mais aguardados eventos do calendário cinematográfico nacional, a Mostra de Cinema de Tiradentes chegou à sua 25ª edição em 2022, com o tema “Cinema em Transição”, que remete ao momento de muitos desafios enfrentados pela Sétima Arte no Brasil atualmente.

Com coordenação curatorial de Francis Vogner dos Reis e curadoria de Lila Foster, Camila Vieira, Tatiana Carvalho Costa e Felipe André Silva, a Mostra fez uma homenagem especial ao cineasta Adirley Queirós em sua etapa virtual, realizada em janeiro, que exibiu mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, além de submostras temáticas, seminários e debates.

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DA AÇÃO PRESENCIAL DA 25ª MOSTRA DE CINEMA TIRADENTES

 

27/04 (quarta) – Abertura

ABERTURA

Banda Ramalho – Sociedade Orquestra e Banda Ramalho

Horário: 19h

Local: Largo das Fôrras – Praça de Convivência

 

28/04 (quinta)

TEATRO DE RUA

Mulambo e Risoto em La Ursa

Horário: 15h

Local: Praça de Convivência – Largo das Fôrras

VIDEOARTE

A menina com um buraco na mão – Alice Cruz e Sergio Kauffmann

Horário: 19h

Local: Largo das Fôrras

29/04 (sexta)

TEATRO DE RUA

Showzaça – Minha Companhia

Horário: 15h

Local: Praça de Convivência – Largo das Fôrras

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Parquear Bando – Dança Multiplex

Horário: 17h

Local: Igreja do Rosário, Rua Direita até o Largo das Fôrras

VIDEOARTE

A menina com um buraco na mão – Alice Cruz e Sergio Kauffmann

Horário: 20h30

Local: Largo das Fôrras

 

30/04 (sábado)

INTERVENÇÃO CIRCENSE

Palhaço Maizena com presença dos personagens da Turma do Pipoca (Grupo Entre & Vista)

Horário: 10h30

Local: Praça de Convivência – Largo das Fôrras

 

TEATRO DE RUA

Cantoria Ser Criança – Rubinho do Vale

Horário: 11h

Local: Largo das Fôrras | Praça de Convivência

 

CORTEJO DA ARTE

Grupos participantes Banda Ramalho e a Folia de Reis de São João del-Rei; Palhaço Maizena e os personagens da Turma do Pipoca; Spasso Escola Popular de Circo – Tiradentes; Grupo Artes Nomades com o Trabalho de Marionetes Gigantes Mineiras; e Tizumba e o som do Tambor Mineiro.

Horário: 15h30

Local: Igreja do Rosário, Rua Direita até o Largo das Fôrras

 

INTERVENÇÃO CIRCENSE + TEATRO DE RUA

Invasão de Palhaços – Grupo Trampulim

Horário: 17h

Local: Largo das Fôrras | Praça de Convivência – Rua Direita

 

MOSTRINHA

Palhaço Maizena com presença dos personagens do Turma da Pipoca (Grupo Entre & Vista)

Horário: 18h

Local: Praça de Convivência – Largo das Fôrras

 

01/05 (domingo)

 

INTERVENÇÃO CIRCENSE

Palhaço Maizena com presença dos personagens da Turma do Pipoca (Grupo Entre & Vista)

Horário: 10h30

Local: Praça de Convivência – Largo das Fôrras

 

TEATRO DE RUA

Espetáculo – Aquarela, um show cênico do Grupo Maria Cutia – (Maria Cutia)

Horário: 11h

Local: Largo das Fôrras | Praça de Convivência

 

TEATRO DE RUA

Trinca Matraca – Teatro & Cidade

Horário: 16h

Local: Largo das Fôrras | Praça de Convivência

 

MOSTRINHA

Palhaço Maizena com presença dos personagens da Turma do Pipoca (Grupo Entre & Vista)

Horário: 17h30

Local: Praça de Convivência – Largo das Fôrras

 

ENCERRAMENTO

Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma serenata

Horário: 21h30

Local: SAÍDA DO CINE-PRAÇA, RUA MINISTRO GABRIEL PASSOS, COM DESTINO AO CHAFARIZ


Acontece

Cultura Julia Guedes
Cultura A Falecida
Cultura As Madalenas
Carregar mais