Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Sesc em Minas apresenta programação cultural na celebração dos 80 anos da Pampulha

Publicado em 12 de jul de 2023 às 16:57   |   Atualizado em 04 de ago de 2023 às 11:08

Grande símbolo arquitetônico, cultural e turístico de Belo Horizonte, o Conjunto Moderno da Pampulha completa 80 anos em 2023. No domingo, dia 16 de julho, o evento Pampulha Celebra, realizado em parceria por Sesc em Minas, Prefeitura de BH e Instituto Odeon, vai homenagear essa história com uma programação gratuita voltada para a cultura e o lazer.

Ao longo de todo o dia, o público poderá aproveitar uma série de shows, concertos e espetáculos que terão lugar em um palco especial, cuja cenografia foi inspirada na paisagem cultural da Pampulha, montado na Praça Geralda Damata Pimentel, entre as Avenidas Fleming e Otacílio Negrão de Lima.

As atrações contemplam a música clássica e a música popular. O público poderá acompanhar concertos da Orquestra de Câmara do Sesc, formada por alunos do Núcleo de Formação Sesc de idades a partir de 14 anos, e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que há anos é motivo de orgulho para o estado no cenário nacional e internacional.

Haverá também uma animada homenagem ao legado do Clube da Esquina, com o Bloco da Esquina, que convida Lô Borges, para um repertório muito especial, que traz a obra do grupo em ritmo de carnaval.

O evento contará ainda com dois espetáculos de artes cênicas. Um deles é o Elefanteatro, montagem do grupo Pigmalião Escultura que Mexe. O outro é a peça O Auto da Compadecida, do grupo Maria Cutia, uma adaptação da obra de Ariano Suassuna, com concepção e direção geral de Gabriel Villela.

Entre 10h e 14h, o público poderá aproveitar o Espaço de Lazer do Sesc em Minas, com diversão ao ar livre para toda a família.

 

Marco para a cidade

A celebração cultural dos 80 anos da Pampulha é um marco importante para a Prefeitura de Belo Horizonte na valorização da história desse local que, ao longo de décadas, se tornou mais do que um cartão-postal.

Para a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, essa programação especial visa promover o conhecimento e a reflexão sobre este importante patrimônio de Belo Horizonte, que é um marco da identidade cultural da cidade. “Convidamos moradores e turistas a celebrarem os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha em um dia repleto de atrações artísticas que compõem a riqueza cultural da cidade. Acreditamos que assim, cada vez mais, a população vai se apropriar e contribuir para a difusão e preservação desse marco arquitetônico e paisagístico do Modernismo Brasileiro, patrimônio cultural vivo da cidade. Ficamos imensamente felizes com a fundamental parceria com o Sesc em Minas, um grande incentivador da cultura na cidade e que proporciona ao público essa grande celebração”, comemora.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta a importância da realização do Pampulha Celebra na região do Conjunto Moderno da Pampulha, especialmente, para difundir ainda mais essa Paisagem Cultural que deve ser apropriada por todos. “É uma honra e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade para todos os brasileiros e belo-horizontinos termos em nossa cidade um patrimônio cultural mundial. Quando falamos deste lugar como uma “paisagem cultural”, estamos também trazendo a questão da sua apropriação pelas pessoas. E é exatamente essa relação das pessoas com essa paisagem cultural que garante a sua valorização e preservação. Então, nada melhor do que a arte para promover a integração entre a população e o Conjunto Moderno da Pampulha. Nessa grande festa, momento especial de celebração, promovemos maior apropriação e vivência na região”, destaca.

 

Parceria

Para o Sistema Fecomércio MG, participar desse momento por meio da programação artística do Sesc em Minas reforça o compromisso histórico da instituição com a cultura da cidade. “O Sistema Fecomércio MG procura se firmar cada vez mais como o grande parceiro da cultura e do turismo de Belo Horizonte. Já somamos nossos esforços na realização do Carnaval de BH e agora temos a alegria de fazer parte também dessa celebração dos 80 anos da Pampulha. Sabemos que a economia da cidade ganha muito quando os setores ligados ao turismo e o entretenimento são fortalecidos e valorizados”, afirma Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG.

“O Sesc em Minas tem como missão promover a qualidade de vida da população, em especial dos trabalhadores do comércio e seus familiares. Sabemos da grande importância do Conjunto Moderno da Pampulha na construção de uma relação mais agradável da população com a cidade. Por isso, é motivo de muita satisfação celebrar essa história com uma programação especial, gratuita e acessível para todos”, avalia Alberto Moreira Vieira, diretor regional interino do Sesc em Minas.

 

Sobre o aniversário de 80 anos da Pampulha

Em maio de 2023, a Prefeitura de Belo Horizonte iniciou a celebração dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, uma obra seminal e referencial da história, da cultura e da arquitetura mundial, reconhecido como patrimônio da humanidade pela Unesco.

A celebração contempla uma rica e diversificada agenda educativa e cultural que irá abordar os vários aspectos da história do Conjunto, das missões e vocações dos equipamentos: o Museu de Arte da Pampulha; a Casa do Baile; Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design; e o Museu Casa Kubitschek.

Além disso, sua área como um todo, inclusive sua orla, é reconhecida e apropriada pelos cidadãos de Belo Horizonte como ambiente de lazer e espaço de referência no imaginário da cidade e dos moradores que estabelecem relações de afeto e identidade com seu território.

 

SERVIÇO – 80 ANOS PAMPULHA

Data: domingo, 16 de julho de 2023

Horário: 10h às 20h

Local: Praça da Pampulha – (Praça Geralda Damata Pimentel) – R. Versília, s/n – entre as Avenidas Fleming e Otacílio Negrão de Lima – Pampulha, Belo Horizonte

Entrada gratuita

Programação:

10h às 14h – Espaço de Lazer Sesc

11h – Abertura institucional

11h15 – Apresentação musical: Orquestra de Câmara Sesc

14h – Performance Elefanteatro

16h – Apresentação musical: Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

17h10 – Espetáculo: O Auto da Compadecida

19h – Apresentação musical: Bloco da Esquina convida Lô Borges

20h – Encerramento

 

 

 

 

 


Acontece

Cultura Julia Guedes
Cultura A Falecida
Cultura As Madalenas
Cultura Doidas e Santas
Carregar mais