Sesc em Minas conquista 1° e 2° lugares no ranking nacional da plataforma de educação Sesc Sab.IA
O Departamento Regional do Sesc em Minas, integrado ao Sistema Fecomércio MG, ficou no topo do ranking dos professores e das professoras com mais engajamento da plataforma de educação Sesc Sab.IA. Os dados foram divulgados durante o I Fórum Estratégico de Direção, Coordenação e Secretaria Escolar da Rede Sesc de Educação.
Realizado de forma virtual nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, sob a coordenação do Departamento Nacional do Sesc, o encontro apresentou o Plano Estratégico Sesc Sab.IA, que estabelece prioridades e estratégias para a Rede Sesc de Educação no uso do sistema, fortalecendo o alinhamento institucional e a tomada de decisões.
A Sesc Sab.IA oferece diversas funcionalidades, que auxiliam no planejamento, na criação e na gestão de aulas, atividades e avaliações. Desenvolvido pelo Departamento Nacional, o sistema é uma ferramenta colaborativa com ampla variedade de recursos educacionais para apoiar professores e professoras da Rede Sesc de Educação na personalização do ensino, na metodologia pedagógica, na análise de dados e no acompanhamento do aprendizado.
O Departamento Regional de Minas Gerais, representado por docentes do Reforço Escolar, se destacou nacionalmente entre 21 regionais, 235 instituições educacionais e mais de 2.000 profissionais do ensino. Confira as categorias:
- Top 4 de “Atividades Criadas”:
1º Lugar: 37 atividades criadas – Paulo Ricardo Ramos Pereira, professor do Reforço Escolar do Sesc Juiz de Fora
2º Lugar: 33 atividades criadas – Ana Flávia Ferreira de Souza, professora do Reforço Escolar do Sesc Juiz de Fora
- Top 4 de “Questões Criadas”:
3º Lugar: 131 questões criadas – Rafael de Araújo Freitas, professor do Reforço Escolar do Sesc Santa Luzia
- Top 4 de “Atividades Aplicadas”:
4º Lugar: 113 estudantes realizaram as atividades – Flávio de Carvalho Guerra, professor do Reforço Escolar do Sesc São Lourenço
Esse excelente desempenho reforça o compromisso da Rede Sesc de Educação com práticas pedagógicas inovadoras e a utilização qualificada de sistemas e ferramentas, como a plataforma Sab.IA, em todo o estado de Minas Gerais.
Por isso, o Plano Estratégico de 2026 reafirma o objetivo central de promover a aprendizagem de quem estuda na Rede Sesc, fundamentado em três pilares: equidade; práticas pedagógicas consistentes; e trilhas de aprendizagem articuladas a um sistema robusto de avaliação e ao uso orientado da plataforma Sab.IA.