Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Sesc em Minas é parceiro do 13º Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta

Publicado em 05 de mar de 2024 às 14:49   |   Atualizado em 06 de mar de 2024 às 08:01

A 13ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta acontecerá de 6 a 10 de março de 2024. O Sesc em Minas é parceiro do Foto em Pauta na realização do evento, que promove o intercâmbio entre a arte local e artistas nacionais e internacionais desde 2011 na cidade histórica do interior mineiro.

A programação é gratuita e inclui exposições, debates, projeções de fotografias, lançamentos de livros e atividades educativas e formativas. O Sesc em Minas apresenta quatro atrações especiais, com o objetivo de conectar o público a diferentes experiências ligadas à arte fotográfica. São elas:

 

Exposição Janela Mágica

Local: Largo das Forras

Horários: quinta-feira (6/3) a sábado (9/3), das 10h às 12h e das 14h às 17h

Nesse experimento, o público é convidado a interagir com uma câmera Kodak Brownie “Target SIX 16”, um ícone dos anos 1940, para conhecer mais sobre a história da fotografia.

 

Exposição foto-musical “Diálogos da Terra”, de Marcos Souza

Local: Largo das Forras

Horários: sexta-feira (8/3) e sábado (9/3), das 20h às 22h

Compositor de trilhas para cinema e dança, pianista e diretor da empresa Atelier Cultural desde 1998, Marcos Souza trabalha como diretor de produção musical da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Nesta edição do Festival de Fotografia de Tiradentes, ele apresenta sua música com projeção de fotos, ao vivo.

 

Projeto KOMBInacomFOTO

Local: Largo das Forras

Horários: sexta-feira (8/3) e sábado (9/3), de manhã e à tarde

O projeto KOMBInacomFOTO leva oficinas itinerantes a escolas e espaços públicos, oferecendo uma experiência singular no âmbito do ensino da fotografia. Cada oficina é única, pois o tema principal varia de acordo com o ambiente onde a Kombi se encontra.

 

Exposição retratistas do Morro

Local:  Centro Cultural Yves Alves (Rua Direita, 168 – Centro)

Horários: de quarta a sexta-feira, até o dia 29 de março (*essa exposição, extraordinariamente, terá duração além do Festival)

Desenvolvido pelos fotógrafos João Mendes e Afonso Pimenta, sob curadoria e coordenação de Guilherme Cunha.

O projeto constrói uma narrativa da história recente das imagens brasileiras a partir do ponto de vista de fotógrafos que atuaram em vilas, favelas e comunidades do país entre 1960 e 2000. Em outubro de 2017, o trabalho recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN, em reconhecimento a sua importância simbólica para o Patrimônio Artístico e Histórico Nacional.

 

Sobre o Festival de Fotografia de Tiradentes

O Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta chega à 13ª edição em 2024, reafirmando seu compromisso com o cenário da fotografia brasileira. O evento proporciona ao público ricas experiências e trocas com profissionais de renome nacional e internacional.

A programação é elaborada com o propósito de: mobilizar fotógrafos, estudantes, interessados na fotografia e a comunidade local, contribuindo com a formação de plateia para o entendimento da fotografia e sua inserção na arte contemporânea; promover a difusão da produção fotográfica autoral brasileira, a qualificação e a atualização dos artistas que utilizam a fotografia; valorizar a realização de eventos culturais em municípios do interior e estimular o turismo cultural em cidades históricas brasileiras.

É possível saber mais em:  www.fotoempauta.com.br/festival2024/

 


Acontece

Cultura Bruno Gadiol
Carregar mais