Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Sesc em Minas presenteia BH com a primeira arte em uma empena feita por um coletivo de mulheres

Publicado em 31 de ago de 2023 às 14:29   |   Atualizado em 19 de set de 2023 às 16:52

Nesta segunda-feira, 28 de agosto, o coletivo Minas de Minas concluiu a pintura da lateral do Edifício-Sede do Sesc em Minas, voltada para a Rua Tupinambás. A assinatura das artistas Carol Jaued, Musa, Nica e Lídia Viber marcou o fechamento da primeira fase do projeto Sesc Arte Urbana.

O presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato, expressou sua satisfação. “Estamos contentes em agregar mais uma obra de arte ao cenário urbano de Belo Horizonte. É uma honra ter no Edifício-Sede, de um lado, o primeiro mural de Eduardo Kobra em Minas Gerais e, do outro, a primeira empena do país pintada por um coletivo de mulheres. Continuamos empenhados em enriquecer e incentivar as manifestações artísticas em nosso estado”, disse Donato.

O muro recém-inaugurado, com cerca de 800 m², agora ostenta uma arte que exalta a figura feminina e a cultura de Minas Gerais. A inspiração para obra é explicada pelo grupo: “Nos pés encontramos a base que nos sustenta e conecta com a terra, incorporando nosso entendimento dela. As mãos carregam a crença na cura por meio das ervas, fundamentais em nossa cultura ancestral de autocuidado. A diversidade de tons nos vitrais retrata a alegria, refletindo as cores do povo que mantém suas tradições e conhecimentos, vivenciando a arte da fé”.

Ao longo de sua trajetória, as Minas de Minas já concretizaram murais de grande relevância, retratando personalidades icônicas como Carolina de Jesus, Elza Soares e Teuda Bara. No entanto, essa foi a primeira empena da capital mineira feita coletivamente por todas elas.

“O Sesc em Minas tem um compromisso histórico com a cultura, a arte e também com o espaço urbano de Belo Horizonte, onde temos várias unidades e o nosso Edifício-Sede, que é muito simbólico para o Centro da cidade. A pintura dessas empenas, feita por artistas tão importantes, é uma forma de valorizar essa nossa trajetória”, afirma o Diretor Regional Interino do Sesc em Minas, Alberto Moreira Vieira.

“A entrega dessas obras tão grandiosas é um marco histórico para o Sesc em Minas. Graças ao trabalho brilhante do coletivo Minas de Minas e do Kobra, ampliamos nossa conexão com a população de Belo Horizonte por meio da arte e reforçamos o papel do Sesc como promotor da cultura e da qualidade de vida na cidade”, avalia o diretor de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc em Minas, Joaquim Antônio Gonçalves.

“‘É com muita alegria que celebramos o fechamento da primeira fase do projeto Sesc Arte Urbana com a conclusão da empena criada pelo coletivo Minas de Minas. Além de trazer mais arte e inspiração para o centro da cidade, essa obra é muito significativa para a valorização da cultura e da força feminina”, destaca a gerente de Cultura do Sesc em Minas, Manuella Abdanur.

Sesc Arte Urbana

O projeto Sesc Arte Urbana é uma iniciativa do Sesc em Minas que nasceu com a proposta de inserir mais arte no cotidiano das pessoas que transitam pelo centro de BH, além de incentivar a cena artística local. A primeira etapa foi marcada pela pintura de duas empenas cegas do Edifício-Sede da instituição, localizado na Rua Tupinambás, 956.

No caso da lateral voltada para a Av. Olegário Maciel, o Sesc em Minas selecionou Eduardo Kobra, que assinou sua gigantesca tela artística no dia 11/8.

Além de ter trazido o primeiro mural do Kobra para o estado, com a conclusão do mural das Minas de Minas, o Sesc Arte Urbana entrega à Belo Horizonte mais um presente: a primeira empena pintada por um coletivo de mulheres no Brasil.

 


Acontece

Cultura Doidas e Santas
Cultura Augusta Barna
Carregar mais