Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Sesc Mesa Brasil faz apelo contra doação de alimentos vencidos em campanhas solidárias

Publicado em 11 de jan de 2024 às 16:04   |   Atualizado em 11 de jan de 2024 às 16:04

Há 20 anos, o Sesc Mesa Brasil faz a diferença na vida de milhares de famílias mineiras, levando comida de qualidade para quem mais precisa. Além de uma equipe composta por profissionais qualificados nas áreas de nutrição, ação social e logística, o programa conta com uma grande rede de parceiros.

Contudo, as campanhas solidárias realizadas no último ano registraram um aumento preocupante na quantidade de alimentos vencidos doados por pessoas físicas em eventos e pontos de coleta.

A unidade do Mesa Brasil Central contabilizou quase duas toneladas de alimentos fora do prazo de validade arrecadados ao longo de 2023. Houve até mesmo o registro de um item cujo prazo para consumo se esgotou em 2016 e também de uma caixa de leite já aberta.

Esses alimentos impróprios foram identificados graças ao trabalho de triagem feito pela equipe do Sesc Mesa Brasil antes do repasse às entidades sociais parceiras que atendem pessoas de várias idades em situação de vulnerabilidade social. Embora haja esse controle de qualidade nos produtos doados, o Sesc Mesa Brasil lamenta a falta de cuidado ou de empatia de quem doa alimentos vencidos.

“Quando escalamos nossas equipes em eventos para receber doações individuais e voluntárias de alimentos do público, isso representa um empenho logístico e profissional. Se alguém doa um item impróprio para o consumo, esse trabalho é desperdiçado. Além disso, uma vez que identificamos essas ocorrências entre as doações, precisamos gastar um tempo maior na triagem, atrasando a entrega do alimento de qualidade ao destinatário final, que é a população em situação de vulnerabilidade”, explica Luciana Vacari, Coordenadora do Sesc Mesa Brasil Central.

Embora tenham duração prolongada, os chamados alimentos não perecíveis apresentam riscos para a saúde humana, caso consumidos fora do prazo de validade indicado na embalagem.

“O consumo de alimentos fora do prazo de validade é perigoso pela possibilidade de estarem contaminados por micro-organismos, mesmo sem apresentar alterações de cor, sabor ou consistência. Sua ingestão pode causar as chamadas DTA – doenças transmitidas por alimentos, que se caracterizam por diarreias, náuseas, vômitos e dores estomacais. Alimentos classificados como não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão etc. também devem ter seus prazos de duração respeitados. Essa nomenclatura existe pelo fato de possuírem um tempo de conservação maior em comparação aos perecíveis e por ser possível armazená-los à temperatura ambiente, sem refrigeração. Mas não quer dizer que sua validade seja indeterminada”, relata Bruna Carolina de Oliveira Leite, nutricionista do Sesc Mesa Brasil Central.

 

Outros prejuízos

Além dos riscos para a saúde do público-alvo do Sesc Mesa Brasil, cuja finalidade é justamente combater a insegurança alimentar, a doação de alimentos vencidos gera prejuízos para a operação do programa, como afirma Luciana Vacari: “No Sesc Mesa Brasil, nos preocupamos em descartar corretamente os alimentos não aproveitados, enviando-os para compostagem. Então, além do não aproveitamento do alimento na ação social, as doações de itens vencidos ainda geram um prejuízo para efetuar o descarte da maneira correta”.

 

Mais cuidado nas doações

Diante de tudo isso, o Sesc Mesa Brasil faz um apelo para que as doações feitas ao programa respeitem o prazo de validade estipulado em cada produto. Ao longo de 20 anos de atividades em Minas Gerais, mais de 40 mil toneladas de alimentos já foram entregues a famílias que precisavam. Só em 2023, o Sesc Mesa Brasil beneficiou 1,2 milhão de pessoas no estado.

A expectativa é ampliar esse número em 2024. Para isso, o programa conta com a colaboração de todos os doadores para que apenas alimentos próprios para consumo sejam entregues nas diversas ações previstas durante o ano. Serão realizadas importantes campanhas solidárias, entre elas o Férias Sem Fome e o Natal Solidário, além de eventos nos quais a entrada do público acontece mediante a doação de um quilo de alimento, como o Mesa Brasil Musical e outros.

Através do esforço coletivo e da colaboração de todos é possível fazer a diferença para um número ainda maior de pessoas. Saiba mais sobre o Sesc Mesa Brasil aqui: www.mesabrasil.sescmg.com.br/

 


Acontece

Turismo Guarapari/ES
Turismo Grussaí/RJ
Turismo Teresópolis/RJ
Turismo Araxá/MG
Turismo Caldas Novas/GO
Turismo Ouro Preto/MG
Turismo Caldas Novas/GO
Carregar mais