Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Sesc Palladium recebe Intervenção Movente, da artista Sylvia Amélia

Publicado em 23 de jun de 2022 às 15:00   |   Atualizado em 23 de jun de 2022 às 15:00

De 23 de junho a 25 de setembro, a população de Belo Horizonte está convidada a observar a vida através das janelas e exercitar a imaginação na intervenção de artes visuais “Movente”, de Sylvia Amélia. A obra vai ocupar diversos espaços nos Foyers da Avenida Augusto de Lima e da Rua Rio de Janeiro, no Sesc Palladium. A visitação é gratuita.

Com uma proposta de conectar as pessoas à arte por meio de diferentes experiências sensoriais, “Movente” mistura imagem e som ao longo do percurso apresentado ao público.  Ao descer as escadas rolantes, uma revoada de pássaros acompanha os visitantes e ativa o espaço frio e mineralizado com encanto e surpresa.

No foyer da Avenida Augusto de Lima, a superfície transparente das janelas de vidro ganha uma miscelânea de cores e, como uma espécie de filtro, torna a vista para a cidade muito mais interessante. Diante do asfalto e dos carros em movimento, as árvores se tornam coloridas como uma paisagem de floresta sobre a dureza do concreto cinza.

Além dos estímulos visuais, o trabalho de Sylvia Amélia contempla também aspectos históricos ligados à memória coletiva de Belo Horizonte. A estrutura faz referência ao processo de urbanização pelo qual a cidade passou nos anos 1960, quando 150 pés de fícus foram cortados da Avenida Augusto de Lima.

A ideia da artista é proporcionar uma reflexão, por meio das artes visuais, sobre a relação muitas vezes conflituosa entre o desenvolvimento urbano e a preservação da natureza, vista ainda nos dias atuais. “Movente” propõe um despertar para esse lugar de consciência da transformação da cidade como experiência coletiva.

Diferentes perspectivas

A intervenção sobre as vidraças pode ser vista dos dois lados das janelas, reorganizando a realidade e criando percepções singulares para cada observador. Do lado da Avenida Augusto de Lima, é um convite ao passante, pedestre ou motorista. Por dentro do prédio, possibilita ao visitante exercitar sua imaginação sobre a cidade vista a partir dali.

Serviço: Desvios – Intervenção Movente da artista Sylvia Amélia

Data:  De 23 de junho a 25 de setembro 2022

Local: Foyers – Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, e Avenida Augusto de Lima, 420, Centro, Belo Horizonte)

Horário de visitação: das 11h às 21h

Gratuito

 


Acontece

Cultura Mostra Brasil
Cultura Mutações
Cultura Tears for Fears
Cultura Chico Chico
Cultura Trumaré
Carregar mais