Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Sesc Palladium tem programação especial no mês do Orgulho LGBTQIAPN+

Publicado em 29 de maio de 2024 às 09:37   |   Atualizado em 29 de maio de 2024 às 09:37

Ao longo de todo o ano, o Sesc Palladium oferece uma programação diversificada, contemplando múltiplas linguagens artísticas e contribuindo assim para a democratização do acesso à cultura para todos os públicos. Contudo, o mês de junho será excepcionalmente dedicado à celebração do Orgulho LGBTQIAPN+, com várias atrações especiais.

Com o objetivo de fomentar a reflexão e o diálogo sobre diversidade, a agenda das próximas semanas estará repleta de obras de artistas LGBTQIAPN+, apresentações de teatro, música e mostras de cinema ligadas à valorização e à representação dessa população.

Dentro da temática, o Sesc em Minas possui o programa Somos, uma iniciativa visa ampliar e fomentar as ações voltadas para a diversidade, equidade e inclusão, valorizando as diferentes causas e pessoas que contribuem para a instituição, contribuindo ainda para uma sociedade mais justa.

“O programa Somos é um grande guarda-chuvas para o desenvolvimento e o fortalecimento da temática LGBTQIAPN+ em todas as unidades do Sesc em Minas. Por meio dessa iniciativa, pretendemos crescer, cada vez mais, como uma instituição ainda mais inclusiva, através de diversas ações já em andamento, que são desdobramentos do programa e que já prevemos bons resultados”, destaca Eduardo de Oliveira, analista de Educação Corporativa do Sesc em Minas.

 

Programação especial no Cine Sesc

A partir do dia 1º, o Cine Sesc terá uma mostra com quatro filmes capazes de cativar corações, estimular mentes e abrir horizontes para as muitas histórias que compõem a diversidade humana. Um deles é o documentário nacional “As Cores do Divino”, que mostra perspectivas sobre a relação de pessoas LGBTQIAPN+ com a religião. Para essa sessão de abertura, teremos um bate-papo após o filme com a arte-educadora Thâmara Mazur e o psicólogo Eduardo de Oliveira.

Já o longa-metragem francês “Lola e o Mar” conta a história de Lola, interpretada pela atriz belga Mya Bollaers, em seu primeiro papel. Ela é uma jovem mulher trans, que retorna à sua cidade natal após a morte repentina de sua mãe. Na trama, Lola reencontra seu pai distante, com quem cumpre os últimos desejos da mãe em uma jornada para o Mar do Norte.

O protagonismo trans também é visto no filme brasileiro “Paloma”, que apresenta a luta de uma mulher transsexual pelo seu direito a um casamento tradicional na igreja, enfrentando a rejeição da sociedade rural e lidando com violência, preconceito e injustiça, enquanto mantém sua fé inabalável. Outra produção nacional em cartaz é o documentário “Uýra – A Retomada da Floresta”, sobre a trajetória de uma artista trans indígena, que usa sua arte e sabedoria ancestral para combater o racismo estrutural e a transfobia.

Os ingressos para a mostra Cine Sesc são gratuitos e podem ser reservados pelo site Sympla ou retirados na bilheteria do Sesc Palladium até 30 minutos antes da sessão. Caso estejam esgotados no Sympla, procure a bilheteria do Palladium para retirar o seu ingresso.

 

Mostra Brasil – Piauí

Ao longo de 2024, sempre às quartas-feiras, o Cine Sesc Palladium apresenta a Mostra Brasil. Trata-se de um mergulho nas riquezas culturais e cinematográficas dos diversos estados brasileiros.

Em junho, o filme programado é uma produção do Piauí, “Comigo Num-Se-Pode”, que remonta o surgimento da cena queer da capital Teresina, no início dos anos 1980. Os ingressos são gratuitos.

Oficinas e conhecimento

A programação temática de junho também inclui momentos de aprendizagem e troca de conhecimentos no Ateliê Desvios – Vivências. O poeta, arte-educador e ativista intersexo transmasculine Jomaka comanda a oficina “Poesia / lambe-lambe”, voltada para a valorização da diversidade por meio das linguagens poéticas.

Com identificação não-binária de gênero, Ártemis também participará do ateliê. Com experiência em arte-educação, comunicação e saúde mental, Ártemis ministra a oficina “Afinal, por que tantas letras?”, dedicada a criar um espaço formativo e esclarecedor sobre a constante construção da sigla identitária. Através de técnicas artísticas como colagem, desenho, pintura e tipografia, é proposta uma reflexão sobre a construção da comunidade LGBTQIAPN+.

As oficinas são gratuitas e com vagas limitadas, com reservas disponíveis no site Sympla e na bilheteria do Sesc Palladium.

Música

Dando continuidade ao projeto “Salve a Compositora!”, que busca valorizar novos nomes da cena local, a edição de junho terá o show “Yukáh apresenta: Fera”, no dia 22. Nascida em Queixada, no Vale do Jequitinhonha, Yukáh é artista da MPB, com inspirações do blues, R&B, rock e samba.

Teatro

A programação será finalizada nos dias 28, 29 e 30, com o espetáculo teatral “Xou do Xac”, com atuação de Gabriel Castro Cavalcante e direção de Juarez Guimarães Dias.  Xac, o protagonista, é um palhaço que sofre bullying por ser diferente. Um dia, ele envia uma carta para Xuxa buscando apoio e acolhimento. Entretanto, acaba recebendo a visita de Marlexa, sua Fada Madrixa, propondo-lhe desafios para realizar o sonho de ter um programa em que ele possa ser quem é, o “Xou do Xac”.

 

Artes visuais

Ao longo do mês do Orgulho LGBTQIAPN+, terá continuidade a exposição “Atropelobra”, iniciada em maio. Criada por um grupo de artistas atuantes na cena urbana belo-horizontina, incluindo membros da comunidade LGBTQIAPN+, a exposição oferece uma variedade de intervenções em espaços de passagem, proporcionando uma experiência participativa ao público, que é convidado a refletir sobre a própria relação com o espaço urbano.

 

Confira a programação detalhada abaixo:

 

Mostra Especial LGBTQIAPN+ do Cine Sesc

AS CORES DO DIVINO (2020)

Datas: 01/06 -19h* l 09/06 – 15h l 16/06 -18h l 21/06 – 19h l 29/06 – 19h

Documentário

Duração: 1h18min

Classificação: 16 anos

*Sessão comentada

 

LOLA E O MAR (2019)

Datas: 02/06 – 18h l 07/06 – 19h l 23/06 – 15h l 30/06 – 18h

Ficção

Duração: 1h30min

Classificação: 14 anos

 

PALOMA (2022)

Datas: 02/06 -15h l 09/06 -18h l 22/06 – 19h l 30/06 -15h

Drama

Duração: 1h44min

Classificação: 16 anos

 

UÝRA – A RETOMADA DA FLORESTA (2022)

Datas: 08/06 – 19h l 16/06 – 15h l 23/06 -18h l 28/06 -19h

Documentário

Duração: 1h04min

Classificação: 14 anos

 

Mostra Brasil – PIAUÍ

COMIGO NUM-SE-PODE (2022)

Datas: 5, 12, 19 e 26 de junho de 2024

Horário: 19h

Classificação: 18 anos

Duração: 73 min

 

Ateliê Desvios – Vivências

Oficina: Poesia / lambe-lambe, com Jomaka

Datas: 5 e 12 de junho

Horário: 14h

Classificação: 14 anos

Duração: 90 min

20 vagas

Ingressos: reserva pelo Sympla ou retirada de ingressos na bilheteria 30 minutos antes do horário da vivência

 

Oficina: “Afinal, por que tantas letras?”, com Ártemis

Datas: 19 e 26 de junho

Horário: 14h

Classificação: 14 anos

Duração: 90 min

20 vagas

Ingressos: reserva pelo Sympla ou retirada de ingressos na bilheteria 30 minutos antes do horário da vivência

 

Salve a Compositora! – Yukáh apresenta: Fera

Data: 22 de junho

Horário: 20h

Local: Teatro de Bolso – Sesc Palladium

Ingressos: a partir de R$ 5, à venda no Sympla e na bilheteria do Sesc Palladium

Classificação Etária: 10 anos

 

Xou do Xac

Data: 28, 29 e 30 de junho

Horário: 20h

Local: Teatro de Bolso – Sesc Palladium

Ingressos: a partir de R$ 15, à venda no Sympla e na bilheteria do Sesc Palladium

Classificação etária: 16 anos

 

Exposição “Atropelobra”

Até 08 de setembro

Local: Foyers do Sesc Palladium

Horários: de terça a domingo, das 11h às 21h

 

 

Serviço – O mês do Orgulho LGBTQIAPN+

Quando: durante todo o mês de junho de 2024

Onde: Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)

Ingressos/entradas: bilheteria do Sesc Palladium (terça-feira a domingo, das 11h às 21h) e Sympla

 


Acontece

Cultura Momix em, Alice
Cultura Xou do Xac
Cultura Prazer, Hamlet
Cultura Alice Vieira
Carregar mais