Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Sindcomércio de São João del-Rei e o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac em Minas promovem programação musical e gastronômica no Festival Del-Rei Gastrô

Publicado em 24 de nov de 2022 às 12:38   |   Atualizado em 24 de nov de 2022 às 12:38

No último final de semana de novembro, São João del-Rei recebe o festival gastronômico Del-Rei Gastrô, realizado nos dias 25, 26 e 27, no Largo do Rosário. O evento é realizado pelo Sindcomércio de São João del-Rei e pela Giro Eventos, e tem a proposta de valorizar a gastronomia, a cultura e o turismo da cidade. A programação é gratuita e conta com apresentações musicais do Minas ao Luar e cozinha ao vivo promovidas pelo Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, além de exposição de produtos artesanais, dentre outras atrações.

Como forma de valorizar a produção artística de São João del-Rei, para a versão pocket do Minas ao Luar, o Sesc em Minas elegeu grupos locais para levarem ao público shows especiais, com músicas de diversos gêneros, capazes de agradar a todos os estilos.

A cozinha ao vivo, realizada pelo Senac Minas, também ganha destaque na programação do evento com a produção de pratos que contam com um dos ingredientes principais da cozinha mineira: o queijo.

Além de propor novas maneiras de produzir e experimentar receitas mineiras, redescobrindo sabores e divulgando o que a culinária mineira tem de melhor, o Festival busca fomentar a cultura e o comércio locais por meio da propagação de conhecimentos técnicos e valorização de produtos típicos da região do Campo das Vertentes.

Confira a programação musical:

  • Sábado – 26/11

10h – Charrete Jazz Band

O grupo são-joanense foi formado tendo como referência a sonoridade e descontração das autênticas bandas de jazz americanas nascidas em New Orleans.

Sua proposta é a pesquisa e releitura do repertório da era das “big bands” dos mestres Louis Armstrong, Duke Elligton e Benny Goodman. E, também, a adaptação de outras composições à sonoridade do grupo, como dobrados e temas consagrados ao ritmo de blues e ragtimes.

A banda é formada por Jonas Fernando (clarineta), Victor Gusman (saxofone tenor), Eduardo Nascimento (trompete), Daniel William (tuba), Gabriel (banjo) e Nil Dutra (percussão).

11h – Choro do Omar

Coordenado por Edson Borges, conhecido por Canela, o grupo Choro do Omar começou há oito anos, nas rodas de Choro realizadas aos domingos em São João del-Rei. Os músicos Canela, Lucas, Luciano, Mestre Teixeira e Pablo, levam Samba e Chorinho para as apresentações.

14h30 – Orquestra de Viola

Considerada a maior Orquestra de Violeiros de Minas Gerais, foi fundada pelo músico, maestro e regente Rosélio Araújo, em meados de 2016. Sediada em Ouro Branco (MG), a Orquestra faz parte da Academia de Música Arpejo e, desde 2017, já passou por mais de 15 cidades mineiras.

Atualmente, a orquestra viaja com cerca de 40 integrantes que, nos braços das violas, emocionam e resgatam a cultura de Minas, entoando canções caipiras e melodias clássicas em shows marcados pela interação com o público.

15h40 – Charrete Jazz Band  

19h Galwem

A Banda Galwem, de São João del-Rei, faz ecoar na região gêneros musicais como o Folk Rock, o Rock Rural, o Rock Progressivo e a música Celta. Com nove anos de existência, letras bem-humoradas e apaixonantes, e instrumentos exóticos como violino, flauta e mandolim, o grupo cria um clima mágico e provoca alegria e empolgação no público que assiste aos seus shows.

A Galwem é formada por Gabriel Carvalho (voz, violino e violão), Marquinhos Carvalho (voz, flautas, violão e bandolim), Francisco Domingueti (guitarra, backing vocal), Otto Domingueti (baixo), Lucas Margotti (bateria e percussão) e Pedro Ferrarezi (teclado).

22h – Canoa Elétrica

Canoa Elétrica é uma banda cover de São João del-Rei, formada por Guilherme Grandi (guitarra), Natália Vargas (vocal), Guilherme Farias (bateria) e Lucas Batista (baixo).

O repertório, que contempla os estilos MPB, Rock e Samba, celebra nomes como Elza Soares, Douglas Germano, Chico Buarque, Fátima Guedes, Caio Prado, entre outros.

  • Domingo – 27/11

11h – Marcio Luiz Sete Cordas

Marcio Luiz é intérprete, arranjador e compositor. O artista toca violão e estuda música desde seus 12 anos de idade, tendo ministrado dezenas de oficinas de violão e arranjo. Gravou discos, realizou turnês europeias e participou de concertos com grandes nomes do violão.

13h – Charrete Jazz Band

15h – Xoxote Molhado

A banda nasceu em meados 2018, em São João Del Rei, permeada pela vontade de um grupo de mulheres de estudar música de forma mais autônoma. O repertório engloba desde o forró clássico, de Alceu Valença e Luiz Gonzaga, a outros artistas brasileiros como Rita Lee, Marina Sena, Black Allien e Liniker.

17h – Charrete Jazz Band      

18h – Pablo Araújo e trio (Jazz Mineiro Instrumental)

Pablo Araújo começou a estudar música aos doze anos. Seu primeiro instrumento foi a clarineta, migrando tempos depois para o violão e o universo das cordas. Desde 2015, gravou dois discos e um EP.

Recentemente lançou seu primeiro álbum autoral, com doze músicas, sendo três delas compostas em parceria com os músicos Guilherme Faria, Leonardo Avelar e Nei Souza (trio). As músicas têm como atmosfera a tarde mineira, sua indecifrável beleza e o entardecer como estado e/ou processo poético da alma.

Confira a programação da Cozinha ao Vivo:

  • Sexta-feira – 25/11

21h – Uma tradição Sanjoanense Tijucano, com o docente do Senac em Minas, Patrick Andrade Passarelli.

  • Sábado – 26/11

14h – Empadinha de jiló com queijo das vertentes, com a professora de MBA do Senac em Minas, Sheilla Furman.

18h – Pudim de Queijo das Vertentes, com a professora de MBA do Senac em Minas, Sheilla Furman.

  • Domingo – 27/11

13h – Minas na Panela: o porco e o queijo em uma panela só, com o docente do Senac em Minas, Patrick Andrade Passarelli.

SERVIÇO

Festival Del-Rei Gastrô

Quando: 25, 26 e 27 de novembro

Onde: Largo do Rosário – Centro, São João del-Rei – MG

Evento gratuito


Acontece

Cultura Doidas e Santas
Cultura Augusta Barna
Cultura Trem Tan Tan
Carregar mais