Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Sistema Comércio inaugura Sesc Centro de Atendimento ao Turista – Mercado das Flores, em Belo Horizonte

Publicado em 19 de mar de 2024 às 16:15   |   Atualizado em 22 de mar de 2024 às 12:07

O icônico Mercado das Flores, localizado na esquina de rua da Bahia com avenida Afonso Pena, foi reinaugurado nesta terça-feira (19/3), em cerimônia para autoridades e trade turístico. Gerido pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) até 2022, o local faz parte da história da capital mineira e abrigou, entre outras atividades, Centro de Atendimento ao Turista – administrado pela própria Belotur –, ponto de vendas de ingressos para o teatro e uma floricultura.

O novo Sesc CAT – Mercado das Flores passou por um processo de revitalização pelo Sistema Comércio, vencedor do edital lançado pela Belotur em 2022, e será reaberto ao público na próxima quinta-feira (21/3). Além do apoio e da orientação a turistas e moradores de BH, o lugar vai abrigar um ponto de vendas de roteiros de passeios locais, viagens nacionais e internacionais, hospedagens do Sesc em Minas e ingressos para eventos do Sesc Palladium. O espaço ainda vai receber eventos culturais e oficinas para promoção da gastronomia mineira.

“O Mercado das Flores foi, por décadas, um lugar muito simbólico para Belo Horizonte. Esperamos que nesta nova fase ele se torne também uma referência em atendimento aos turistas e à população local, com experiências que celebram a nossa cultura, impulsionam o turismo e criam novas histórias para a cidade. É um privilégio para o Sistema Comércio estar à frente da gestão, por meio do Sesc em Minas, e estamos comprometidos em oferecer um serviço excepcional. Todo o processo de revitalização foi pensado com muito cuidado, com o objetivo de criar um ambiente de convivência acolhedor e propício aos encontros culturais e gastronômicos”, declara o Presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato.

 

Revitalização

A revitalização do espaço foi cuidadosamente planejada pelas equipes do Sesc em Minas, levando em conta a valorização do turismo e da cultura mineira, e ainda a preservação do patrimônio cultural e histórico. Por isso, a identidade visual do Sesc CAT – Mercado das Flores tem a sempre-viva como símbolo, por ser uma flor que resiste ao tempo, com grande representação para a cultura e o turismo de Minas Gerais.

O nome do espaço também foi mantido, atendendo a um critério do edital, para fazer referência à tradicional floricultura que por muitos anos ocupou o imóvel. O artista mineiro Thiago Mazza, um dos participantes do projeto de arte urbana CURA, inspirou-se nesse histórico para pintar a parede interna e a varanda do prédio, reforçando a proposta de criar um ponto de encontro que conecta o público com as artes e a cultura da cidade.

Além dos requisitos determinados em edital, o Sesc CAT – Mercado das Flores segue a legislação vigente de acessibilidade, com foco nos clientes, e estará preparado para oferecer um atendimento acolhedor e inclusivo para todas as pessoas.

 

Sobre o Sistema Comércio

Sistema Comércio é formado pela Fecomércio MG, Sesc e Senac e integrado à Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Instituição tem o objetivo de promover o comércio mineiro e contribuir com o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais, atuando nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Assistência, além de oferecer apoio ao setor por meio de consultorias, benefícios, produtos e serviços especializados.

 

Serviço – Sesc CAT – Mercado das Flores

Endereço: Avenida Afonso Pena, 1.055, Centro – Belo Horizonte/MG.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h (a partir do dia 21/3).

Telefone: (31) 3270-8100