Com a Credencial Sesc, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Sistema Fecomércio MG reforça disponibilidade de vacina contra meningite no Sesc Centro de Excelência em Saúde

Publicado em 18 de ago de 2025 às 15:41   |   Atualizado em 18 de ago de 2025 às 15:41

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. A doença pode evoluir para casos graves e até levar à morte.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre 1º de janeiro e 4 de abril de 2025, foram confirmados 1.980 casos de meningite no país, com 168 mortes, o que representa um aumento no número de ocorrências.

Diante da preocupação das autoridades sanitárias, o Sistema Fecomércio MG reforça a disponibilidade de vacinas eficazes contra a meningite no Sesc Centro de Excelência em Saúde, em Belo Horizonte.

Na unidade, localizada no bairro São Francisco, o público encontra vacinas indicadas pelo Programa Nacional de Imunização contra dois tipos de meningite:

  • Meningite ACWY: protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y.
  • Meningite B: protege contra a meningite bacteriana do sorotipo B.

Ambas as vacinas estão disponíveis para pessoas a partir de três meses de idade.

Descontos para quem tem a Credencial Sesc

Pessoas que trabalham no comércio de bens, serviços e turismo e possuem a Credencial Sesc válida (nova nomenclatura do Cartão do Cliente) têm descontos especiais no valor da aplicação, extensivos a dependentes. A população idosa (a partir de 60 anos) também tem descontos. Confira os valores aqui.

A oferta feita pelo Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, tem o objetivo de suplementar a cobertura vacinal feita pela saúde pública, que nem sempre é suficiente para as demandas da população.

Sobre a meningite

A meningite é causada, principalmente, por bactérias ou vírus. Pessoas de qualquer idade podem contrair a doença, mas as crianças menores de cinco anos de idade são o grupo de maior risco.

Na meningite bacteriana, a transmissão ocorre por meio das vias respiratórias, gotículas e secreções do nariz e da garganta ou através da ingestão de água e de alimentos contaminados.

Essa forma de meningite é a mais grave, e em pouco tempo os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

Na meningite viral, a transmissão depende do tipo de vírus e pode ocorrer via fecal-oral; por contato próximo (tocar ou apertar as mãos) com uma pessoa infectada ou com objetos e superfícies contaminadas; ao trocar fraldas de uma pessoa infectada; ou ao beber água ou comer alimentos crus que contenham o vírus.

As meningites provocadas por vírus costumam ser mais leves, e seus sintomas se parecem com os das gripes e resfriados. A doença ocorre, principalmente, entre crianças, que passam a apresentar febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, falta de apetite e irritação.

 


Últimas