Sistema Fecomércio MG valoriza a Consciência Negra com jogos de tabuleiro de temática ligada às tradições africanas nas unidades do Sesc
Pela primeira vez, o dia 20 de novembro será feriado nacional. A data celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em homenagem à memória de Zumbi dos Palmares – um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade.
Com o objetivo de valorizar a ancestralidade africana, bem como suas tradições e culturas, e fomentar a diversidade em torno de práticas lúdicas e educativas, o Sesc em Minas lançou neste ano o projeto Erê – Jogos de tabuleiro de matrizes africanas.
A iniciativa associa arte, cultura, educação e lazer, possibilitando a aprendizagem sobre a África de forma fascinante e divertida.
Sobre os jogos
Os jogos disponíveis são Achi, Flongodo, Tsoro Yematatu, Seega e o Shisima. Os tabuleiros têm quatro metros quadrados, proporcionando uma jogabilidade interativa e uma movimentação corporal de quem participa. Inspirados em tradições seculares, eles promovem a cultura africana através práticas que envolvem desafios repletos de significado histórico e cultural, para crianças, adolescentes e pessoas adultas.
“Esses jogos fazem parte das tradições africanas há séculos, ensinando raciocínio lógico, estratégia e promovendo momentos de integração e aprendizado entre gerações. Nesse projeto, cada participante tem a oportunidade de aprender as regras e entender o contexto cultural de cada jogo e, assim, desenvolver habilidades de concentração, raciocínio e tomada de decisão. Além disso, é uma forma divertida de ter um contato com a ancestralidade africana que, historicamente, foi fundamental para a formação da sociedade brasileira”, explica Silvio Pessoa, Recreador do Sesc em Minas e idealizador do projeto.
Os jogos estão disponíveis em todas as unidades do Sesc em Minas e podem ser utilizados pelo público nas áreas de lazer e também em outros projetos da instituição, como o Criar Sesc, e nas atividades dos Colégios Sesc.