Com a Credencial Sesc, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Cultura

Domingos Clássicos – Orquestra Ouro Preto – Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach

05 Out 2025 - 11h00
Local: Grande Teatro
Classificação: 10 anos
Duração: 50 min
Comprar

Literatura, música e dança se encontram para celebrar a força de uma obra-prima. “Fernão Capelo Gaivota”, clássico da literatura de Richard Bach, é uma ode à liberdade de alçar voos cada vez mais distantes e é este o sentimento que inspira o espetáculo homônimo que a Orquestra Ouro Preto apresenta ao lado da Cia de Dança do Pantanal, no dia 5 de outubro, às 11h, no Grande Teatro do Sesc Palladium, dentro da Série Domingos Clássicos. A apresentação integra a programação especial do mês das crianças no Sesc Palladium.

 

Série Domingos Clássicos

A Série Domingos Clássicos, realizada pela Orquestra Ouro Preto em parceria com o Sesc Palladium, chega a 2025 celebrando uma década de realizações. Criado em 2015, o projeto consolidou-se como uma das iniciativas mais consistentes de formação de plateia para música de concerto em Belo Horizonte, oferecendo ao público apresentações de excelência, acessíveis e marcadas pela diversidade artística. “Fernão Capelo Gaivota”, best-seller escrito por Richard Bach, narra a história de uma gaivota para a qual voar não seria simplesmente um ato de locomoção. Voar é uma arte e, como tal, deve ser treinada, praticada e compartilhada com os demais, gerando grandes transformações. Uma narrativa sobre liberdade, aprendizagem e amor, que ganha vida no palco com música, canto e dança, em adaptação assinada pelo maestro Rodrigo Toffolo e com música original de Tim Rescala. Para o maestro Rodrigo Toffolo, será uma experiência ímpar compartilhar este espetáculo com o público infantil e familiar dentro da programação do mês das crianças. “Sempre achei que esse é daqueles livros que todo mundo deveria ler na vida. Ele tem uma mensagem muito importante sobre a liberdade, o amor e a beleza de acreditar em si mesmo. Esse projeto é um sonho realizado, que mostra a potência da história de Fernão Capelo através da música e da dança. É um projeto lindo, motivo de muito orgulho para todos nós”, afirma o maestro. Márcia Rolon, coordenadora do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, de Corumbá (MS), do qual nasceu a Cia de Dança do Pantanal, destaca o encontro das artes no espetáculo. “Essa busca pela perfeição, presente em Fernão Capelo Gaivota, é algo que nós, bailarinos, perseguimos constantemente, por isso também nos identificamos tanto com esse trabalho. A música é leve, é alegre e ao mesmo tempo muito profunda. Ela fala de diversidade e traz todos os pontos da história do livro de uma maneira muito concreta, é uma leitura musical e coreográfica”.

 

Acontece