Com a Credencial Sesc, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Lótus

22 Nov 2025 - 20h00
Local: Teatro de Bolso
Classificação: 14 anos
Duração: 60 min
Comprar

Lótus é um espetáculo que tem como ponto de partida a poética feminina. É sobre mulheres que desejamos falar, em especial sobre aquelas cuja a cor da pele as colocam no lugar mais baixo da pirâmide social. Em cena, o universo de mulheres que trazem em suas afetividades histórias que são invisibilizadas  pelo patriarcado subjacente. A peça fala sobre amor, superação, beleza e vida, isto dentro de um contexto de preterimento e fragilidade em que está  inserida a mulher contemporânea.  Além disso, o espetáculo conta os caminhos que essas mulheres encontram para resistir e (re)existir na conjuntura patriarcal.

O monólogo é feito pela atriz mineira Danielle Anatólio e foi estreado em 2016, em Salvador, e recebeu o Prêmio Leda Maria Martins, por melhor espetáculo em 2018. A atriz, que é Mestra em Artes Cênicas pela UNIRO, desenvolveu ao longo dos últimos 10 anos sua pesquisa sobre Performatividade Negra Feminina, sendo o espetáculo um dos resultados práticos desta pesquisa. Acima de tudo esse trabalho é feito para falar sobre liberdade, feminino e corpos das mulheres.

Lótus se fez da necessidade de ressignificar cenicamente a corporeidade feminina e de experimentar uma estética afrodiaspórica que utiliza os elementos da performance negra enquanto constituintes de criação artística; para isso é utilizado a dança afro contemporânea como preparação física, a musicalidade afro-mineira, pautada nos tambores do Congado Mineiro e a percussão ao vivo que toca o barravento de Iansã e o ijexá de Oxum.

No espetáculo são apresentadas 3 personagens, circulando ora pela performartividade ora pela teatralidade; 3 histórias  são contadas e todas elas tem em comum a solidão e a hipersexualização dos corpos femininos.

Acontece

Cultura O Rei do Rock
Cultura Àvuá
Carregar mais