Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Cultura

Oficina: Introdução às Práticas de Interpretação, Canto e Dança Para a Câmera – Turma 1

02 Abr 2022 - 23 Abr 2022 - 09h00
Local: Multiuso
Classificação: 7 a 12 anos
Duração: 12 horas
Inscrever

 

 

O Sesc Palladium e o projeto “Dentro da Caixinha” anunciam a abertura da oficina “Introdução às Práticas de Interpretação, Canto e Dança para a Câmera”.

Serão 4 turmas de 16 vagas, com a carga horária de 12 horas, nos finais de semana do mês de Abril de 2022.

 

Data:  

TURMA ( 1 )  2,9,16 e 23 de abril de 2022

Horário:   

9h às 12hs

Faixa etária: 7 a 12 anos.

Duração: carga horária de 12 horas 

CONCEITO

A ação formativa do projeto audiovisual “Dentro da Caixinha” é voltada para o público infantojuvenil e aborda questões como memória, valorização da cultura do brincar, oralidade, cultura popular, convivência intergeracional e as diversas formas de tecnologias (digital e manual); pontos essenciais para a contemporaneidade e construção da subjetividade das crianças. A ação será construída de maneira multidisciplinar, a partir da inserção de linguagens diversas, como música, cultura popular, artes cênicas e audiovisual.

PÚBLICO-ALVO

A oficina destinada para crianças entre 7 (sete) e 12 (doze) anos de idade, que tenha interesse em vivenciar e aprender práticas de interpretação para TV e cinema.

 

METODOLOGIA

A partir da proposta do projeto audiovisual “Dentro da Caixinha”, a oficina terá jogos e brincadeiras antigas como ponto de partida para a criação artística. De maneira lúdica, leve e sensível, as aulas serão estruturadas em módulos de vivências criativas em brincadeiras, canto, dança e interpretação, proporcionando aos alunos uma experiência de atuação para câmera, bem como uma introdução à linguagem audiovisual.

 

“DENTRO DA CAIXINHA”

As vivências criativas serão ministradas por profissionais envolvidos no projeto audiovisual “Dentro da Caixinha”: Byron O’Neil (Preparador de elenco do filme “Dentro da Caixinha”), Fernando Barcellos (Coreógrafo do projeto) e Rafael Nelvan (Diretor Musical dos filmes “Dentro da Caixinha” e “Dentro da Caixinha – Segredo de Criança”). Ao final do processo, algumas das crianças participantes poderão fazer parte do elenco da série “Dentro da Caixinha”, com previsão de gravações em Julho de 2022.

 

EMENTAS

·         Vivências em Brincadeiras – com Byron O’Neil (Preparador de Elenco)
A oficina parte de brincadeiras e jogos dramáticos para desenvolver a criatividade, a expressão corporal e a interação com outras crianças. O trabalho a ser realizado, baseado nos conceitos desenvolvidos por Peter Slade no livro “O jogo dramático infantil”, tem como principais ferramentas o lúdico e diversos exercícios de improvisação.

·         Vivências em Canto – com Rafael Nelvan (Diretor Musical)
A oficina terá três momentos distintos, de forma a promover uma imersão das crianças no universo da música e do canto. Inicialmente, serão feitos jogos e brincadeiras cantadas, com músicas populares tradicionais e contemporâneas. Na segunda parte, serão trabalhados conceitos básicos de canto em conjunto e canto coral. Para finalizar, o grupo irá trabalhar com as canções do filme “Dentro da Caixinha” e outras cantigas populares.

·         Vivências em Dança – com Fernando Barcellos (Coreógrafo)
A oficina será dividida em três partes. Na primeira, as crianças participarão de jogos, tais como “pega-pega”, “rouba-bandeira” e “estátua”, com o intuito de aquecer o corpo e exercitar a concentração e a atenção. Em seguida, será desenvolvida uma dinâmica na qual as crianças irão se apresentar verbalmente (seu nome, sua idade, onde moram, o que gostam de fazer, etc.), ao mesmo tempo que improvisam movimentos livres pelo espaço. Por fim, serão ensinadas às crianças algumas coreografias do filme “Dentro da Caixinha”, através das quais serão trabalhados elementos como ritmo, coordenação motora, consciência corporal e habilidade interpretativa.

·         Vivências em Interpretação – com Byron O’Neil (Preparador de Elenco)
A oficina promoverá práticas de interpretação baseadas no conceito de “Cinema Instantâneo”, onde os participantes experimentam possibilidades de encenação a partir de pequenas situações dramáticas construídas por meio de jogos individuais e coletivos que trabalham a respiração, o movimento e o jogo entre os atores e a câmera.

ATENÇÃO

De volta aos encontros presenciais contamos com você para manter um ambiente seguro para todos. Conheça as medidas a serem seguidas para frequentar eventos no Sesc Palladium.

  • Uso de máscara é obrigatório
  • Caso você apresente quadro clínico compatível com a Covid-19 no prazo de quatorze dias após o evento, importante comunicar a organização do evento
  • Sugerimos a compra de ingressos pelo site Sympla

       Informamos que para seguir os protocolos estabelecidos pelo decreto Municipal da Prefeitura de Belo Horizonte, será necessário informar o nome completo, CPF e telefone de contato para fins de rastreamento epidemiológico a ser demandado pela Secretaria Municipal de Saúde, caso necessário, respeitando as normas de tratamento de dados pessoais na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Acesse o nosso Instagram:

https://www.instagram.com/sesc.palladium/

Acontece

Cultura Momix em, Alice
Cultura Xou do Xac
Cultura Prazer, Hamlet
Cultura Alice Vieira
Carregar mais