Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Estão abertas as inscrições para mais de duas mil vagas gratuitas na Escola de Esportes e nos Cursos de Arte e Cultura em 15 unidades do Sesc em Minas para o ano de 2024. Os interessados têm até o dia 13 de janeiro para se inscreverem, com prioridade para trabalhadores do comércio e seus dependentes, cuja renda não ultrapasse três salários mínimos, conforme os critérios do Programa de Comprometimento com a Gratuidade (PCG).

No total, serão disponibilizadas 808 vagas nos cursos de Arte e Cultura, distribuídas nas unidades do Sesc em Almenara, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Palladium, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas, Santa Luzia, Santa Quitéria (BH), Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia. Os cursos se dividem entre música, dança, artes cênicas e artes visuais, com as seguintes modalidades: Canto, Canto Coral, Teclado, Violão, Viola Caipira, Musicalização e Musicalização para Bebês, Percussão, Dança Livre, Danças Populares, Balé, Dança de Salão, Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Jazz, Circo, Teatro, Desenho e Ilustração.

Por sua vez, a Escola de Esportes oferecerá 1.328 vagas em Almenara, Contagem, Montes Claros, Paracatu, Santa Luzia, Sete Lagoas, Venda Nova, Santa Quitéria (BH) e Uberaba. As modalidades incluem Futsal, Futebol, Lutas (Judô e Karatê), Iniciação Esportiva, Natação e Voleibol.

Após o encerramento das inscrições gratuitas, novas vagas serão disponibilizadas para o público geral com valores acessíveis.

 Confira as modalidades oferecidas em cada unidade do Sesc em Minas.

 Como se inscrever

A pré-candidatura para as bolsas integrais deve ser feita por meio do formulário disponível no site. Já a candidatura pode ser feita presencialmente na unidade, onde o cliente vai contar com o suporte na hora de preencher a inscrição. Os selecionados no processo serão contactados pela própria unidade para efetivação da matrícula.

Informações detalhadas sobre as etapas do processo estão disponíveis no Edital.

Sobre as atividades

Os Cursos de Arte e Cultura são voltados para a iniciação artística ao mesmo tempo em que promovem o desenvolvimento pessoal, social e autônomo, trabalhando fatores como consciência corporal, coordenação motora e criatividade, por meio das vivências e aprendizados das mais diversas linguagens. São atividades nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro, em várias unidades de BH e do interior do Estado.

Já o Sesc Escola de Esportes é destinado ao público de todas as idades, desde crianças a partir de três anos de idade até adultos. Presentes em unidades da capital e do interior, os cursos são orientados por profissionais habilitados, que contribuem para o aluno desenvolver ao máximo suas capacidades físicas, habilidades motoras e fundamentos técnicos e táticos da modalidade escolhida.

 

SERVIÇO

Inscrições para a Escola de Esportes e Cursos de Arte e Cultura

Quando: 4/12/2023 a 13/1/2024

Onde: unidade em que será ofertado o curso de interesse ou no site mais.sescmg.com.br/cursosgratuitos.

Inscrições gratuitas

 

Em sua terceira edição, o Projeto Parede retorna a Monte Claros, Poços de Caldas e Uberlândia. E, pela primeira vez, será exibido em Pouso Alegre. Com exposições de artes visuais, como pinturas, desenhos, gravuras, fotografia, vídeo e artesanato, o projeto seleciona artistas locais e abre as portas das unidades do Sesc para o público acompanhar o processo de produção das obras. Após finalizadas, elas ficarão expostas por um período de 60 dias e depois seguirão, de forma itinerante, para as unidades participantes do projeto.

As exposições começam agora em novembro e vão ficar em circulação até novembro de 2024. Todas são gratuitas e abertas ao público.

No Projeto Parede, as manifestações artísticas ocupam espaços diversos e cotidianos, como paredes, corredores, jardins, espaços multiusos e qualquer outro ambiente que comporte obras de arte, buscando facilitar o acesso da população a esse tipo de produção.

“Com o projeto, o Sesc em Minas pretende valorizar as artes visuais e contribuir para a circulação desse acervo cultural em ambientes alternativos e mais acessíveis para o público em geral, além de oferecer uma programação artística cada vez mais diversificada em nossos espaços”, explica Manuella Abdanur de Paiva, gerente de Cultura do Sesc em Minas.

Nesta edição, foram selecionados os artistas mineiros Cleiton Cruz, Laura Conti, Rafael da Mata e Thaneressa Lima.

Confira o cronograma de abertura:

  • De novembro/2023 até janeiro/2024: “Sertão Catrumano de Alma Gasta”, de Cleiton Cruz, em Montes Claros
  • De novembro/2023 até janeiro/2024: “Gesto Difícil Instalação com Xilogravuras de Grande Formato”, de Rafael da Mata, em Poços de Caldas
  • De novembro/2023 até janeiro/2024: A Partir do Umbigo”, de Laura Conti, em Pouso Alegre
  • De novembro/2023 até janeiro/2024: “Donde Eu Vim, por Onde Eu Vou”, de Thaneressa Lima, em Uberlândia.

 

Sobre os artistas e seus trabalhos

Cleiton Cruz é da cidade de Montes Claros e já fez várias exposições no estado de Minas Gerais e no exterior. Dialogando com a cultura regional e o grafite urbano, o artista retrata sua gente e seus costumes, além de abordar temas ambientais, como a preservação do bioma do Cerrado. Sua exposição, “Sertão Catrumano de Alma Gasta”, homenageia a literatura regional e ilustra o imaginário coletivo do sertanejo, discutindo questões históricas e sociais de uma sociedade complexa e única, com um registro visual que evoca a necessidade de preservação da fauna e da flora do bioma cerrado.

Laura Conti é multiartista e psicóloga do sul de Minas Gerais, interessada pelas poéticas, políticas e encantamentos do cotidiano. Investiga e cria principalmente a partir do corpo e da palavra, utilizando a dança, a performance e a arte visual para materializar suas obras, que derivam dos processos com sua identidade e ancestralidade. Nessa exposição, “A partir do umbigo”, a artista reúne trabalhos em que evidencia o movimento do giro, da roda e da circularidade, bem como de elementos da religiosidade de matriz africana, além de reavivar objetos de seu avô para tensionar os sentidos e investigar a repetição e o exercício de recordar.

 

Rafael da Mata é natural de Poços de Caldas. Cursou Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFMG, onde se apaixonou pelos processos e pelos desafios da xilogravura. Durante a busca dos materiais necessários para montar seu ateliê, ele passou alguns anos atuando com restauração de igrejas em cidades como Tiradentes e Belo Horizonte, fazendo aplicações em folhas de ouro. Durante esse tempo, conseguiu adquirir o maquinário e as ferramentas necessárias para trabalhar com a xilogravura em sua oficina e ateliê, em Poços. Na exposição “Gesto Difícil Instalação com Xilogravuras de Grande Formato” encontram-se obras de 1,80 m impressas em tecido, nas quais o artista expõe um pouco do seu processo de criação, a partir dos materiais utilizados.

Thaneressa Lima é de Uberlândia e atualmente experimenta sua caminhada de forma nômade e radicalmente viva, atuando com fotografia e audiovisual – ela detém um olhar aberto e curioso para todas as formas da arte e da vida. Seu trabalho documenta cenas do cotidiano, margeando os limites entre realidade e ficção para produzir um olhar intimista e poético dos “agoras” por meio da imagem. Na exposição fotográfica “Donde eu vim, por onde eu vou”, a artista revisita as imagens que compõem sua trajetória nos últimos 10 anos, compartilhando os diversos suportes da sua caminhada: fotografia de celular, fotografia digital, fotografia analógica e fotografia artesanal, fazendo da grafia com a luz sua escrita no mundo.

Serviço:

Projeto Parede 2023/2024

Onde: Sesc Montes Claros, Sesc Poços de Caldas, Sesc Uberlândia e Sesc Pouso Alegre.

Quando: novembro/2023 a novembro/2024.

*Exposições abertas ao público gratuitamente (sem retirada de ingressos).

 

No próximo dia 8 de dezembro, o Sesc em Minas promete encantar os belo-horizontinos com uma edição especial do Minas ao Luar. O evento, que acontecerá em uma versão “pocket”, será parte integrante das celebrações do Jubileu de Centenário da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. A programação terá início às 19h30 e será aberta ao público, com entrada gratuita.

A abertura da noite ficará por conta da talentosa Bárbara Barcellos, apresentando seu Quarteto de Mil Tons. Expoente na cena artística da cidade, Bárbara promete cativar a audiência com sua performance única.

Já a atração principal será a cantora, compositora e diretora artística, Aline Calixto, que apresentará o seu mais recente projeto, “Clara Viva”, em homenagem à música imortal de Clara Nunes. O show incluirá a execução integral do álbum, juntamente com outras composições que marcaram a trajetória de Clara.

Acompanhada pelos músicos Thiago Delegado no violão, Marcela Nunes na flauta e Robson Batata na percussão, Aline promete uma noite memorável para os amantes da música brasileira e para todos que desejam vivenciar uma noite cultural única e gratuita.

A iniciativa é uma realização do Sesc em Minas, com o apoio do Sindilojas Belo Horizonte e Região e do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia.

 

SERVIÇO

Minas ao Luar pocket com Bárbara Barcellos e Aline Calixto

Quando: 8/12/2023, às 19h30

Onde: Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem – Rua Sergipe, 175 – Bairro Funcionários, Belo Horizonte/MG

Entrada gratuita

A Orquestra Sesc de Viola está com vagas abertas em Uberlândia. O projeto tem como objetivo a formação e o desenvolvimento de uma orquestra de violas caipiras por meio do ensino das técnicas musicais do instrumento, da musicalização e de práticas de conjunto, além de incentivar a socialização de jovens e adultos em torno do aprendizado artístico-cultural.

As atividades são gratuitas e os selecionados ainda recebem vale-transporte e lanche. Ao longo do curso, alunos e alunas poderão usufruir da qualidade e da infraestrutura do Sesc Uberlândia e participar de apresentações em locais diversos.

Ao todo, serão abertas 10 vagas para 2024, destinadas prioritariamente a trabalhadores do comércio e seus dependentes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos. Podem se candidatar crianças a partir de nove anos de idade, jovens e adultos.

As inscrições para o processo seletivo vão até o próximo dia 13 de dezembro e devem ser feitas através do link https://forms.office.com/r/rV7L02fkgJ

 

Teste de habilidades

Entre 18 e 22 de dezembro de 2023, os inscritos serão convocados para um teste de habilidades específicas no Sesc Uberlândia, no qual a equipe técnica da orquestra irá avaliar critérios de coordenação motora, aptidão musical e reconhecimento sonoro dos candidatos.

A lista de selecionados será divulgada no dia 10 de janeiro, com início do curso previsto para 5 de fevereiro.  Os dias e horários das aulas serão informados antes do início do curso.

É possível conferir o edital completo no site www.sescmg.com.br/sesc-minas.

 

Sobre o projeto

Criada em 2014, a Orquestra Sesc de Viola busca estimular o desenvolvimento artístico individual de alunas e alunos, com um trabalho de socialização e vivência musical em conjunto. E ainda promove as memórias, as tradições e as manifestações da cultura popular da região.

O curso totaliza quatro anos de duração e as aulas são ministradas no Sesc Uberlândia, com carga horária de duas horas semanais, obrigatórias no primeiro ano de formação, e três horas a partir do segundo ano.

Além das aulas, o(a) aluno(a) deverá, quando convidado(a), frequentar ensaios e participar de apresentações, concertos e oficinas, que poderão ocorrer, eventualmente, aos sábados, domingos e feriados, como parte do seu processo de formação orquestral e da prática musical em conjunto.

 

Uma das mais tradicionais e populares iniciativas de promoção cultural do estado, o Minas ao Luar retorna a Paracatu na sexta-feira, dia 1º de dezembro, com show gratuito. O evento celebra a inauguração da iluminação de Natal da cidade.

A programação começa às 19h, na Avenida Olegário Maciel, com a chegada do Papai Noel e a apresentação da Cantata de Natal do grupo Madrigal Kurios, de Luziânia (GO). Às 21h, no mesmo local, é a vez do Minas ao Luar, com a Banda 4ª Dimensão, formada há cinco anos na própria cidade e liderada pelo baixista Tassinho Ulhoa. O repertório versátil traz clássicos do pop rock nacional e internacional.

Parceria

O Minas ao Luar é uma realização do Sesc em Minas e essa edição pocket no Natal Iluminado de Paracatu é fruto de uma parceria entre o Sistema Fecomércio MG e o Sindcomércio Noroeste, com apoio da Associação Comercial e Empresarial (ACE) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Paracatu (CDL).

Nos dias que antecedem o evento, a partir de 30/11, a Carreta de Gastronomia do Senac Minas estará presente com cursos para o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do comércio do município e aulas de gastronomia para a população em geral.

 

Sobre o Minas ao Luar

Um dos maiores e mais antigos projetos de valorização da música brasileira e de difusão das culturas populares em Minas Gerais, o Minas ao Luar é realizado desde 1994 pelo Sesc em Minas, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, integrando a CNC – Confederação Nacional do Comércio.

O programa já esteve em mais de 200 municípios do estado, com atrações gratuitas e eventos realizados em espaços públicos.

 

Serviço – Minas ao Luar Pocket Paracatu

Evento de inauguração da iluminação de Natal

Data: 1º/12

Horário: 19h às 23h

Local: Avenida Olegário Maciel, 138, Centro – Paracatu/MG

 

Parte importante do calendário cultural do município desde 2015, o Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI BH) terá mais uma edição entre os dias 11 e 20 de novembro. O Sesc em Minas é parceiro da Prefeitura de BH na realização do evento e levará algumas atrações especiais às ruas da cidade com o objetivo de promover e valorizar a produção literária local.

Na abertura, sábado (11/11), o projeto de intervenção artística Andanças Urbanas, da Ananda Cia. de Dança Contemporânea, passará por oito livrarias localizadas na Região Centro-Sul da capital. Em cada livraria, uma dupla de artistas da companhia apresentará uma performance poética e lúdica, que mescla dança e música sob uma linguagem que procura valorizar a diversidade dos corpos.

As ações, com duração prevista de 10 minutos, são destinadas a pessoas de todas as idades e acontecem logo antes dos bate-papos com os escritores que vão se apresentar dentro da programação.

 

Confira a programação de abertura:

 

Livraria Scriptum

Rua Fernandes Tourinho, 99 – Savassi

11h: Apresentação do livro “Os substitutos”, de Bernardo Carvalho, com mediação de

Guiomar de Grammont, seguida de sessão de autógrafos.

Bernardo Carvalho é escritor e publicou, dentre outros, os livros “Nove noites” (2002), “O

último gozo do mundo” (2021), “Simpatia pelo demônio” (2016) e “Reprodução” (2013),

todos pela Companhia das Letras.

Guiomar de Grammont é escritora, editora, curadora, dramaturga, historiadora e

filósofa.

 

Quixote Livraria e Café

Rua Fernandes Tourinho, 274 – Savassi

11h: Roda de conversa com Sofia Nestrovski, com mediação de Bernardo Mendes,

seguida de sessão de autógrafos da autora.

Sofia Nestrovski é autora de “A história invisível” (Fósforo, 2022), “As vinte mil léguas de

Charles Darwin” (com Leda Cartum, Fósforo, 2022) e da história em quadrinhos “Viagem

em volta de uma ervilha” (com Deborah Salles, Veneta, 2019).

Bernardo Mendes é estudante de Psicologia e livreiro.

 

 

Livraria Outlet de Livro

Rua Paraíba, 1.419 – Savassi

11h: Apresentação de “O menino Sabino”, um espetáculo de narração de histórias de

caráter literomusical inspirado na obra “O menino no espelho e outras crônicas”, de

Fernando Sabino, com Bárbara Amaral / Cia. Canta Contos.

A Cia. Canta Contos é uma companhia de narração artística de histórias no formato

literomusical. É formada pela narradora Bárbara Amaral e pelos músicos Babu Xavier

e Tininho Silva.

 

 

Livraria Jenipapo

Rua Fernandes Tourinho, 241 – Savassi

11h30min: Roda de conversa com as poetas Bruna Mitrano e Mônica de Aquino,

seguida de sessão de autógrafos de seus livros.

Bruna Mitrano é autora dos livros de poemas “Não” (Patuá, 2016) e “Ninguém quis ver”

(Companhia das Letras, 2023).

Mônica de Aquino é autora de “Sístole” (Bem-Te-Vi, 2005) e “Fundo falso” (Relicário,

2018), livro vencedor do Prêmio Cidade de Belo Horizonte de 2013 e semifinalista do

Prêmio Jabuti 2019, além de outros cinco livros para crianças, todos pela Editora Miguilim.

 

Livraria da Rua

Rua Antônio de Albuquerque, 913 – Savassi

12h: Lançamento do livro “Quase tudo tem tampa”, de Sandro Cozza Sayão e Maurizio Manzo. Sandro Cozza Sayão é escritor e professor da UFPE.

Maurizio Manzo é ilustrador e designer gráfico.

 

Livraria Livres

Av. Olegário Maciel, 774 – loja 3085 – Mercado Novo

10h: Narração de histórias e oficina inspiradas no livro “Poemas afro-brasileirinhos”, de

Neusa Sorrenti e Josias Marinho (Abacatte, 2023), com Paulo Fernandes e Beatriz

Myrrha.

Paulo Fernandes é livreiro, escritor, narrador de histórias e ativista literário.

Beatriz Myrrha é musicista, escritora, atriz e narradora de histórias.

 

Livraria do Belas

Rua Gonçalves Dias, 1.581 – Lourdes

11h: Roda de conversa com Benilda Brito e Mara Evaristo sobre leitura, literatura e

antirracismo, seguida de sessão de autógrafos de seus livros.

Benilda Brito é autora de “Flor e Rosa” e coautora de “Negras In(Confidências) – bullying,

não. Isto é racismo”, publicados pela Editora Mazza, e coautora de “Cafuné”, publicado

pela Editora Palmares.

Mara Evaristo é professora antirracista da Rede Municipal de Educação de Belo

Horizonte. É autora do “Livro do Professor”, da Coleção Griot Mirim.

 

Livraria do Café

Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi

15h: Performance cênico-musical inspirada na obra de Lélia Gonzalez, com Nath

Rodrigues.

Nath Rodrigues é multi-instrumentista, cantora, compositora e investigadora das artes

cênicas. A artista mineira dedica o seu trabalho à música brasileira instrumental, à

canção e à pesquisa dos efeitos da música sobre o corpo-mente-espírito.

 

Mais atrações

O Sesc em Minas ainda fará parte da programação do FLI BH 2023 por meio da mesa de debate Escrever, Publicar e Ser Lida: A Potência dos Prêmios Literários, que acontecerá no dia 18/11 (sábado), às 10h30, no auditório montado no 3º andar do CCBB (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários).

O encontro tem foco na literatura feita por mulheres, e foram convidadas as escritoras Juliana Leite e Bethânia Amaro, vencedoras do Prêmio Sesc de Literatura em 2018 e 2023, respectivamente.  A mediação será da jornalista Etiene Martins.

No mesmo dia, às 16h, no Pátio Interno do CCBB, o Sesc apresenta um espetáculo ligado ao projeto Andanças Urbanas – dança e música em interação com o espaço e o público nele presente –, da Ananda Cia. de Dança Contemporânea.

 

Sobre o FLI BH

O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte FLI BH – nasceu em 2015 da convergência de políticas públicas de acesso ao livro, à leitura e à literatura, desenvolvidas pela Prefeitura de BH através da Fundação Municipal de Cultura.

Realizado a cada dois anos, o festival é inteiramente dedicado ao universo literário e oferece oficinas de leitura, escrita e ilustração, além de mostra de cinema, narrações de histórias, rodas de leitura, palestras, feira de livros e diversas atividades.

Seu propósito é trazer à cena a diversidade que a literatura expressa. Às vozes do texto literário, somam-se as vozes das ruas, dos saraus, da academia e a voz do público leitor.

Para ver a programação completa e se informar sobre atrações e inscrições, acesse: https://portalbelohorizonte.com.br/fli

A 6ª edição da Mostra Sesc de Cinema, uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente no Brasil, será encerrada com chave de ouro, levando ao público os filmes premiados e selecionados pelo edital deste ano.

De 17 de novembro a 14 de dezembro, quatro unidades do Sesc em Minas Gerais – Sesc Palladium, Sesc Montes Claros, Sesc Poços de Caldas e Sesc Pouso Alegre – abrirão suas portas para que o público possa assistir gratuitamente às produções.

Minas Gerais teve destaque especial, com 28 filmes contemplados, sendo quatro deles premiados com licenciamento para serem exibidos ao longo de 12 meses a partir de novembro.

Os outros 24 selecionados em formato de cessão também serão exibidos exclusivamente durante a Mostra de Minas Gerais. Essa é uma oportunidade única para conhecer o talento de cineastas independentes e a diversidade de histórias do nosso país.

A programação completa, incluindo datas, horários e locais de exibição, está disponível neste link.

 

Mostra Sesc de Cinema

A Mostra Sesc de Cinema é um projeto do Sesc Brasil para fomentar a difusão da produção cinematográfica nacional, figurando como um espaço de lançamento e promoção de artistas de várias partes do país.

Sua principal característica é incentivar trabalhos independentes, que não chegam ao circuito comercial de exibição. Para isso, é priorizada a seleção de cineastas brasileiros que abordem temas ligados à pluralidade cultural do país ou que se desdobrem em olhares exteriores para dialogar com as nossas realidades.

Na edição deste ano foram registradas 1.575 inscrições e selecionados 343 filmes nas etapas estaduais, regional e nacional, sendo 206 de cineastas homens e 137 de mulheres. Do total, 65 filmes serão licenciados pelo período de um ano. O circuito intitulado Panorama Nacional traz a produção de cada um dos 23 estados participantes e do Distrito Federal, além de dez filmes em uma mostra especial voltada à infância e à juventude.

O Halloween é celebrado no dia 31 de outubro, mas no Sesc Palladium ele continua durante todo o mês de novembro. Do dia 3 de novembro ao dia 1º de dezembro, o Sesc Geek – Noites de Terror terá uma programação variada, com apresentações artísticas,  games temáticos, oficinas e uma instalação interativa, a Escape Room.

Na abertura, os fãs do Dia das Bruxas terão um evento para caprichar nas fantasias e aproveitar a trilha sonora temática. O baile contará com shows das bandas Ghost Cover BH, conhecida por reproduzir a atmosfera misteriosa e teatral da lendária banda sueca Ghost, e The Cure cover, que traz o melhor do visual dark e os grandes hits do grupo inglês. A DJ Nathalia Murcia completa a festa com uma envolvente viagem musical aos anos 80, com batidas sombrias e dançantes.

O baile ainda terá campeonato do clássico game Mortal Kombat 1, concurso de fantasias temáticas com premiação, além de bebidas e comidas temáticas. Os ingressos custam a partir de R$15.

 

Oficinas

A conexão com o universo dos filmes de terror ainda será ampliada com duas oficinas. Uma irá focar na escrita criativa baseada nos códigos do subgênero do slasher. A outra será de Maquiagem Artística FX e La Santa Muerte da cultura Mexicana.

 

Escape Room

Para quem prefere uma atividade mais imersiva ligada ao Halloween, o Escape Room proporciona a experiência de desvendar mistérios e enigmas para escapar de uma sala temática.

 

Espaço Play Terror

Será montado no dia 03 de novembro e contará com jogos eletrônicos de terror que já são famosos no universo gamer e um torneio mortal para os competidores mais corajosos. Você quer brincar?

Sobre o Sesc Geek

O Sesc Geek é um projeto multidisciplinar do Sesc em Minas que tem a proposta de criar conexões com o público por meio de práticas de lazer relacionadas à temática Geek, que envolve games, filmes, séries, animes, histórias em quadrinhos, tecnologia, ficção científica e fantasia.

No Sesc Palladium, o projeto oferece atividades mensais e edições especiais com profissionais desse universo, abrangendo formações, apresentações de dubladores, cosplays, campeonatos e transmissões de jogos.

 

SERVIÇO: SERC GEEK – NOITES DE TERROR

De 3 de novembro a 1º de dezembro, no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro). Classificação indicativa: 16 anos.

 

Programação:

Sesc Geek Terror – Baile e Espaço Play

3/11 (sexta-feira)

Horário: das 19h30 às 01h

 

Oficinas

Sesc Palladium

 

17/11 l 17h l Oficina de escrita criativa baseada nos códigos do subgênero do slasher

 

26 e 27/11 – Das 14h às 18h – Oficina de Maquiagem Artística FX e La Santa Muerte da cultura Mexicana

 

 

Escape Room Terror

 

Local: Foyer Augusto de Lima

 

10 de novembro: das 14h às 22h

11 de novembro: das 14h às 22h

12 de novembro: das 11h às 19h

15 de novembro: das 14h às 22h

17 de novembro: das 14h às 22h

18 de novembro: das 14h às 22h

25 de novembro: das 14h às 22h

26 de novembro: das 11h às 19h

01 de dezembro: das 14h às 22h

 

Ingressos (à venda no site Sympla):

Sesc Geek Terror Baile: a partir de R$ 15

Escape Room: a partir de R$ 20

Oficina de maquiagem: a partir de R$32,50

 

O Arte e Cidadania do Sesc em Minas está com vagas abertas para 2024. Fundamentais para a missão da instituição de promover transformação social por meio da cultura, os cursos do programa oferecem formação continuada e gratuita a crianças e jovens entre nove e 21 anos, em diferentes atividades artísticas.

As novidades para 2024 são: o Núcleo de Formação em Audiovisual, o Núcleo de Formação em Teatro, o Coral Juvenil e o Batuca Sesc. Iniciados em 2023, os projetos se juntam aos já existentes Coral Jovem Sesc, Núcleo de Formação em Dança e Orquestra de Câmara Sesc, todos de caráter social e que, há anos, vêm transformando a vida de vários jovens por meio do aprendizado de técnicas artísticas em grupo sob o devido acompanhamento profissional.

 

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de novembro, no site www.mais.sescmg.com.br/arteecidadania, observando a idade e demais critérios de entrada. Para alguns cursos, haverá um teste prático para identificar as habilidades de cada candidato(a), além de possibilitar seu primeiro contato com a estrutura, os instrutores e os maestros.

As vagas são limitadas e os dependentes de trabalhadores do comércio com renda familiar bruta de até três salários mínimos têm prioridade no processo seletivo. O edital completo e os links para inscrição podem ser acessados no site www.sescmg.com.br/sesc-minas/.

As aulas são gratuitas e disponíveis nos turnos da manhã, tarde ou noite, dependendo do curso. Os alunos(as) ainda recebem vale-transporte, lanche, uniforme e material.

 

Sobre os cursos

O Coral Juvenil e o Coral Jovem Sesc são projetos continuados de educação musical com caráter social, cultural e artístico e compreendem a formação e o desenvolvimento de um coral. Os alunos do Coral Juvenil participam de aulas de canto coral e os do Coral Jovem recebem aulas de percepção musical, técnica vocal e canto coral. Para o Coral Juvenil, não é necessário ter experiência prévia em canto e podem se inscrever candidatos(as) de 10 a 14 anos, completos na data de início do curso. Já para o Coral Jovem, a faixa etária para inscrição é de 15 a 18 anos, completos na data de início do curso. As aulas dos dois corais acontecem no Sesc Palladium.

O Núcleo de Formação em Dança tem duração de três anos e promove a formação básica a partir de experiências educativa, teórica e prática dos saberes específicos das danças clássica, moderna, contemporânea, urbana e popular brasileira. A formação básica é destinada a alunos de 9 a 13 anos e há possibilidade de aprofundamento para quem tem de 14 a 19 anos. As aulas acontecem no Sesc Cenário.

Com aulas no Sesc Palladium, a Orquestra de Câmara visa ao ensino de instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo ou contrabaixo) ao longo de quatro anos de curso, proporcionando novas experiências.  Realizadas em conjunto, as aulas práticas estimulam a socialização e o desenvolvimento técnico, musical e artístico dos alunos. Podem ingressar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

O Núcleo de Formação em Teatro é um curso com duração de dois anos e promove a formação básica em teatro, a partir de experiências teórica e prática e disciplinas relacionadas ao corpo, à voz e à interpretação teatral. Também promove habilidades como autoconhecimento, identidade e interdisciplinaridade, instigando a experiência criativa do aluno. As inscrições são abertas a jovens com idade entre 14 e 18 anos, completos na data do início do curso. As aulas acontecem no Sesc Cenário.

O Núcleo de Formação em Audiovisual tem suas aulas no Sesc Palladium e duração de dois anos.  A partir de experiências técnicas e práticas, o curso promove a formação básica em audiovisual, abordando conteúdos sobre criação e roteiro, direção, produção de imagem e som e montagem audiovisual. Podem se inscrever alunos(as) com idade entre 15 e 21 anos, completos na data do início do curso.

O Batuca Sesc é uma atividade que prevê a formação coletiva de jovens ritmistas, multiplicadores e interessados em geral, aptos a atuar nas cenas cultural tradicional e carnavalesca por meio da prática de instrumentos de percussão. Podem se inscrever candidatos(as) com idade a partir de 15 anos, completos na data de início do curso, e as aulas acontecem no Sesc Palladium.

 

Estrutura do Sesc

Os Cursos de Arte e Cidadania do Sesc em Minas contam com toda a excelência das estruturas e o conhecimento dos profissionais do Sesc na área da Cultura. Os alunos que se formam na Orquestra de Câmara recebem a doação permanente do instrumento utilizado. Atuam nos cursos 25 instrutores especializados, além de maestro e maestrina.

As aulas do Núcleo de Formação em Dança e do Núcleo de Formação em Teatro acontecem no Sesc Cenário (Rua Viana do Castelo, 679 – bairro São Francisco), enquanto os Corais Juvenil e Jovem, a Orquestra de Câmara, o Batuca Sesc e o Núcleo de Formação em Audiovisual têm suas aulas no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro).

Além da formação artística, esses projetos são importantes meios de transformação social, possibilitando vivências especiais aos alunos e a inserção no mercado de trabalho de modo geral, não apenas no ramo das artes.

É possível saber mais sobre a atuação do Sesc em Minas na área da Cultura pelo site www.sescmg.com.br/cultura/ .

 

A Orquestra de Câmara Sesc, regida pelo maestro Rodrigo Garcia e composta por crianças e adolescentes com idade entre 10 e 19 anos, convida a Banda Cálix para um show especial no Grande Teatro do Sesc Palladium, no dia 29 de outubro, às 19h. A apresentação faz parte do projeto “Experimentando Rock” e celebra os 25 anos da banda, que é uma das principais expoentes do rock progressivo mineiro.

O Experimentando o Rock já passou pelos anos 80, emplacou trilhas sonoras e até o fim deste ano ainda vai apresentar música erudita nacional e internacional. Agora, será a vez do rock independente do Cálix. “Conheço a banda praticamente desde que começaram. No DVD ao vivo, que lançaram em 2007, participei com alguns arranjos e regi a orquestra que tocou com eles. É por esse caminho que vamos nos apresentar. As ideias que surgiram ajudaram a sintetizar e trazer outras vozes ao espetáculo num show marcante”, comenta o maestro Rodrigo Garcia.

Atuando desde 1998 com a mesma formação, que conta com Renato Savassi, André Godoy, Rufino Silvério, Sânzio Brandão e Marcelo Ciogla, o Cálix é uma das bandas independentes mais reconhecidas do país. Já lançou álbuns como “Canções de Beurin” (2000), “A Roda” (2002), “Ventos de Outono” (2007), e “Caminhante” (2016), além de um DVD ao vivo (2007), gravado no Palácio das Artes.

Quem for ao show no Sesc Palladium vai conferir um apanhado contando a história desses 25 anos com arranjos especiais para orquestra. “Vai ser um reencontro com nosso público, passeando pelos nossos quatro discos, e canções como Dança com Devas, Canções de Beurin, A Roda, Deserto, Ventos de Outono não vão ficar de fora”, revela Renato Savassi, líder da banda.

Para o Cálix, completar 25 anos é um grande feito. “Temos esse tempo todo com a mesma formação, o que é muito difícil hoje em dia. Apesar de nos últimos anos a banda estar mais envolvida com o trabalho na Orquestra Mineira de Rock, temos um carinho e um orgulho muito grande por toda a trajetória que construímos até aqui, somos muito felizes pela obra artística que criamos”, comenta Savassi.

Ele acrescenta dizendo que definir o Cálix como uma banda de rock progressivo apenas, não se aplica: “Diria que somos uma banda com influência de rock progressivo, mas que construiu uma sonoridade própria por causa das características dos músicos, dos nossos vocais, dos tipos de arranjos específicos que usamos. Somos um rock mineiro com pitadas de progressivo”.

Para Savassi, o Cálix fez uma música que não é datada. “Criamos algo muito verdadeiro para nós, com esse cuidado artístico. Quando fazemos música assim, ela fica. Pode ser descoberta a qualquer tempo, fazer uma pessoa se sentir tocada por aquilo em qualquer época, por isso temos hoje novas gerações descobrindo a banda, filhos que passaram a ouvir por causa dos pais ou pessoas que nos descobriram nas plataformas digitais. Isso tudo é muito legal”, comemora.

Para este show, os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Sesc Palladium (de quarta a domingo, das 12h às 18h) mediante a doação de 1 litro de leite; ou comprados pelo Sympla por R$ 5,00. Toda a arrecadação será doada ao programa Mesa Brasil Sesc.

Sobre a Orquestra de Câmara Sesc_________________
Completando 11 anos de formação em 2023, a Orquestra de Câmara Sesc é um projeto de formação e desenvolvimento de uma orquestra de cordas, composta por crianças e adolescentes de 10 a 19 anos. Ao longo do curso continuado de quatro anos, os alunos selecionados participam de aulas de violino, viola, violoncelo ou contrabaixo e ainda de percepção musical, prática de conjunto e canto coral.

A Orquestra de Câmara, atualmente com 140 alunos, é oferecida de forma gratuita, com benefícios que vão desde o vale-transporte social e o lanche à doação de instrumentos para os alunos. O propósito é contemplar preferencialmente os dependentes do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo com renda familiar de até três salários mínimos.

 

Serviço_________________________
Orquestra de Câmara Sesc convida Cálix – Experimentando Rock
Data
: 29 de outubro, domingo
Horário:
19h
Local:
Grande Teatro Sesc Palladium
(Rua Rio de Janeiro, 1.046 – Centro/BH)
Ingressos:
retirados na bilheteria do Sesc Palladium (de quarta a domingo das 12h às 18h) mediante a doação de 1 litro de leite; ou pelo Sympla, por R$5,00
A arrecadação será doada ao programa Mesa Brasil Sesc