Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

A comunidade Eduko está empenhada em dar continuidade à sua missão de compartilhar ideias inovadoras e impulsionar mudanças na Educação anunciando a realização da 2ª edição do Eduko Apresenta, a primeira de 2024. O evento acontecerá no teatro de Bolso do Sesc Palladium, no dia 22 de maio (quarta-feira), às 19h30, com a presença da especialista em educação infantil, Cecília Antipoff.

Cecília Antipoff é psicóloga infantil e familiar, escritora e Doutora em Educação pela UFMG, com dois livros publicados: “Lá na Casa da Árvore” e “Criança do Movimento – Por menos diagnóstico e medicamento”. Em breve, lançará mais uma obra, desta vez explorando os caminhos para uma educação mais humanizada das crianças. Neste evento da comunidade Eduko teremos a oportunidade de ouvir Cecília conversando sobre um dos grandes desafios na contemporaneidade em relação à educação das infâncias.

Este encontro marca o início de uma nova jornada para a Comunidade Eduko em 2024, com a realização de palestras, conversas e trocas de conhecimentos entre integrantes e entusiastas da educação.

“Nosso objetivo com o Eduko Apresenta é criar uma aproximação ainda maior entre os integrantes da comunidade Eduko, por meio de encontros pontuais com palestras e debates temáticos. Dessa forma, temos ao longo do ano ensaios referentes às temáticas da programação do evento principal da Eduko, que neste ano será em setembro. Assim, nos preparamos para questionar, compreender e transformar um leque ainda maior de assuntos ligados ao desenvolvimento de novos caminhos para a educação”, afirma Maria Emília Caldeira, Diretora Interina de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc em Minas.

Sobre a Eduko

A Eduko surgiu em 2023 como uma bienal de novos saberes, criada por Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, com o objetivo de se tornar uma plataforma de conexões físicas e virtuais duradouras, instigando seus integrantes a refletirem e ressignificarem sua atuação na área da educação.

O sucesso da primeira edição fez o congresso se tornar anual, e as realizações paralelas do projeto ganharam ainda mais força ao longo do ano, envolvendo educadores, gestores educacionais, estudantes e outros profissionais da educação. Saiba mais: https://mais.sescmg.com.br/eduko

Eduko Apresenta: Cecília Antipoff 

Data: 22/5/2024 (quarta-feira)

Horário: 19h30

Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)

Ingressos esgotados.

 

Estão abertas as inscrições para o Reforço Escolar do Sesc no Senac Venda Nova e nas unidades do Sesc em Juiz de Fora e Varginha. O projeto tem o objetivo de complementar o ensino de matemática, português e redação, oferecendo aulas presenciais a partir de março até o mês de dezembro.

Podem participar estudantes com idade a partir dos 11 anos, regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) ou no Ensino Médio da rede pública. Os estudantes matriculados em escola particular poderão ser beneficiados pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), desde que possuam bolsa integral (100%) comprovada pela escola de origem por meio de declaração.

Ao todo, serão disponibilizadas 386 novas vagas gratuitas, divididas entre os turnos da manhã e da tarde, sendo 120 no Senac Venda Nova, 106 no Sesc Juiz de Fora e 160 no Sesc em Varginha.

O Reforço Escolar é destinado a pessoas com renda bruta familiar de até três salários mínimos nacionais e, para se inscrever, é necessário atender aos requisitos previstos no edital. Os alunos do projeto têm direito ainda a lanche diário e opção de vale-transporte para deslocamento nos dias das aulas.

Em Belo Horizonte, os candidatos ao Reforço Escolar deverão efetuar sua matrícula na Unidade Sesc Venda Nova, situada na rua Maria Borboleta, s/nº, no bairro Novo Letícia, porém assistirão às aulas no Senac Venda Nova, localizado na mesma região – avenida Liége, 213.

 

Inscrições e início das aulas

Para as unidades de Venda Nova e Juiz de Fora, as inscrições para o processo seletivo do Reforço Escolar devem ser feitas até o dia 01/03/2024, pelo site https://mais.sescmg.com.br/reforco-escolar, ou presencialmente nas unidades, e o início das aulas está previsto para o dia 25 de março.

Já em Varginha, a pré-inscrição pode ser feita até o dia 15/03/2024 no site https://mais.sescmg.com.br/reforco-escolar. A unidade entrará em contato com os candidatos aprovados assim que o processo de seleção for finalizado, seguindo as datas descritas no edital. Já o início das aulas está previsto para abril.

 

Conteúdos on-line

A proposta do Reforço Escolar é promover o nivelamento e o desenvolvimento acadêmico de estudantes com defasagens e/ou lacunas de aprendizagem por meio de uma trilha personalizada de atividades.

Com o intuito de proporcionar uma experiência educacional mais abrangente, os estudantes têm à disposição não apenas aulas presenciais, acompanhadas de perto pelos professores, mas também a oportunidade de realizar atividades remotas por meio da plataforma Khan Academy. Essa ferramenta oferece uma variedade de exercícios e vídeos educativos, permitindo que os alunos conduzam seus estudos de forma autônoma, tanto dentro quanto fora da sala de aula.

 

SERVIÇO – Inscrições para o projeto Reforço Escolar Venda Nova e Juiz de Fora

Quando: de 19/02/2024 a 01/03/2024

On-line:  https://mais.sescmg.com.br/reforco-escolar

Presencialmente:

Sesc Juiz de Fora – Av. Barão do Rio Branco, 3.090 – Centro, Juiz de Fora/MG

Sesc Venda Nova – Rua Maria Borboleta, s/nº – Novo Letícia, Belo Horizonte/MG

 

Pré-inscrições para o projeto Reforço Escolar Varginha

Quando: de 19/02/2024 a 15/03/2024

On-line: https://mais.sescmg.com.br/reforco-escolar

Atuando em várias frentes com o objetivo de promover a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e seus familiares, o Sesc em Minas ampliará o alcance de suas operações no estado ao longo de 2024. Estão previstas inaugurações de novas unidades em regiões estratégicas do interior. A primeira delas será na cidade de Teófilo Otoni, que em fevereiro recebe o Sesc Mesa Brasil Vale do Jequitinhonha e Mucuri e o Colégio Sesc.

Maior rede de banco de alimentos da América Latina e um dos mais bem-sucedidos programas de combate à fome do Brasil, o Sesc Mesa Brasil foi implantado há 20 anos em Minas Gerais e já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas.

Localizada na avenida Sidônio Otoni, 3.163, no bairro Jardim Serra Verde, a unidade de Teófilo Otoni será a quinta do Sesc Mesa Brasil no estado. As outras quatro são: Sesc Mesa Brasil Central (Belo Horizonte); Sesc Mesa Brasil Norte de Minas (Montes Claros); Sesc Mesa Brasil Triângulo (Uberlândia); e Sesc Mesa Brasil Zona da Mata (Juiz de Fora).

Essas sedes regionais potencializam a arrecadação e distribuição de alimentos para as entidades sociais que atendem a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar em diversos municípios do estado. Dessa forma, a atuação do programa é capilarizada, cumprindo o propósito de levar comida de qualidade a quem mais precisa.

Em Teófilo Otoni, o modelo de funcionamento do Sesc Mesa Brasil será o mesmo executado nas outras sedes, possibilitando uma capacidade de impacto ainda maior. A unidade será responsável pelo atendimento de 66 municípios pertencentes à macrorregião de Jequitinhonha e Mucuri. O território já é alvo de campanhas estratégicas da equipe de Ação Social do Sesc em Minas, em função de questões climáticas e do grande número de famílias em situação de vulnerabilidade.

Rede de solidariedade

Criado pelo Sesc São Paulo em 1994 e implantado há 20 anos em Minas Gerais, o Sesc Mesa Brasil trabalha para reduzir o desperdício e a fome, recolhendo e distribuindo para entidades sociais cadastradas alimentos com bom valor nutricional, e ainda próprios para consumo, mas que seriam descartados no comércio.

Na macrorregião dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, as entidades atendidas incluem creches, lares de idosos, projetos socioeducativos e outros tipos de instituições que acolhem a população em situação de vulnerabilidade. Para apoiá-las, o programa conta com pelo menos 25 parceiros doadores no comércio da região, incluindo supermercados como Mineirão, Epa, Mart Minas, Pérola, Polyana, DMA.

O programa também realiza ações educativas e outras campanhas solidárias. Saiba mais aqui sobre o Sesc Mesa Brasil: https://mesabrasil.sescmg.com.br/

 

Atuação ampliada também na educação

Além da sede regional do Sesc Mesa Brasil, Teófilo Otoni ganhará um Colégio Sesc. Localizado na rua Lauro Vieira Ottoni, no bairro São Diogo (região central da cidade), a unidade escolar será a quinta do Colégio Sesc no estado, sendo a única dedicada ao Ensino Médio.

Serão oferecidas 120 vagas gratuitas – 60 para o turno da manhã e 60 para o turno da tarde – e o início das atividades está programado para a segunda quinzena de fevereiro.

Assim como nos outros Colégios Sesc em Minas, o de Teófilo Otoni possui uma proposta educacional consolidada, com abordagem construtivista sociointeracionista e foco nos processos tecnológicos e na inclusão, valorizando a individualidade de cada estudante.

O objetivo é proporcionar aos jovens um ensino de excelência, com sólida formação humanística, domínio dos recursos científicos e tecnológicos, preparando-os para ingressar no ensino superior e no mercado de trabalho.

A escola oferecerá também o Reforço Escolar aos seus estudantes. É uma atividade de complementação curricular com estratégias de orientação e acompanhamento que visa melhorar o rendimento dos estudantes por meio do ensino personalizado, com foco nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, química e física.

 

Saiba mais aqui: https://mais.sescmg.com.br/colegiosesc

Um dos principais projetos do Sesc em Minas na Área de Educação, o Sesc Alfabetização está com inscrições abertas para 2024. Destinado a jovens e adultos a partir dos 15 anos de idade, com renda familiar mensal de até três salários mínimos, o programa disponibiliza vagas em Santa Luzia (turnos da manhã ou da tarde) e em Almenara (turmas noturnas). As vagas são limitadas e o período para se inscrever termina em 19 de janeiro do ano que vem.

O programa visa à alfabetização e ao letramento de pessoas que não tiveram oportunidade de estudar ao longo da vida, oferecendo práticas de alfabetização social voltadas às questões do cotidiano. O Sesc Alfabetização é destinado também àqueles que possuem noções de leitura e escrita, mas que pretendem aprimorar seus conhecimentos.

Atividades gratuitas

As atividades do Sesc Alfabetização são gratuitas e os estudantes têm direito a material didático, camisa e kit-lanche diário elaborado por nutricionista. Trabalhadores (e seus dependentes) do comércio de bens, serviços e turismo, beneficiários dos empresários habilitados no Sesc em Minas, possuem prioridade no preenchimento das vagas.

As bolsas de estudos são concedidas mediante processo seletivo, obedecendo aos critérios de participação no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), previstos em edital.

 

Acesse aqui o edital completo

Como se inscrever?

Para participar do Sesc Alfabetização, o(a) candidato(a) ou seu(sua) responsável legal deve ir ao Sesc Santa Luzia ou ao Sesc Almenara com a documentação especificada no edital e preencher o formulário de inscrição.

 

SERVIÇO – Inscrições para o Sesc Alfabetização 2024

Quando: de 14/12/2023 a 19/01/2024, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Onde:

– Sesc Santa Luzia: Rua Ana Batista da Cruz, 3.505, Belo Vale – Santa Luzia/MG

Informações: (31) 3270-8100 / (31) 3268-5400

– Sesc Almenara: Rua Doutor Sabino da Silva, 142, Tereza Cristina – Almenara/MG

Informações: (33) 3721-9800

Inscrições gratuitas

O projeto Eduko, uma iniciativa do Sesc em Minas, apresenta o videocast Eduko Escuta, uma ação dedicada a movimentar e inspirar a comunidade envolvida. Com o objetivo de transformar a perspectiva sobre a educação, a série “Histórias que mudam pessoas” compreende seis episódios, cada um trazendo entrevistados com vivências e histórias conectadas à educação e mediados por profissionais da área.

O Eduko Escuta é uma oportunidade para professores, gestores, estudantes e demais interessados no tema se inspirarem com práticas inovadoras e tornarem-se agentes de mudança no cenário educacional.

O programa inaugural, intitulado “Quando a arte e a educação se encontram”, contou com a participação de Ana Clara Buratto, coordenadora dos Núcleos de Formação em Dança e Teatro, Orquestra de Câmara e Coral do Sesc em Minas. A entrevista, conduzida por Diogo Horta, coordenador do Sesc Palladium, explorou a interseção entre arte e educação, destacando como essas áreas podem ser catalisadoras de transformações sociais poderosas.

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, o segundo episódio, “Educação antirracista: aprendizagem e prática contínua”, foi ao ar em 20 de novembro. Para enriquecer as discussões sobre o tema, Nívia Márcia, diretora pedagógica do Sesc Montes Claros, compartilhou sua experiência na implementação de ações antirracistas no ambiente escolar para transformá-lo em um espaço mais inclusivo e consciente.

Os episódios estão disponíveis no Instagram @edukomg, no canal do Sesc no YouTube e no Spotify.

Sobre a Eduko

A Eduko é uma plataforma que conecta pessoas comprometidas com o futuro da Educação e capazes de transformar o mundo por meio dela. A proposta é construir uma comunidade ativa e dinâmica, que promova reflexões profundas entorno do tema e possa ressignificar a atuação no mercado com base em três conceitos fundamentais: questionar, entender e transformar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Focado na rotina de trabalhadores e trabalhadoras que não têm com quem deixar as crianças  antes ou após o horário de escola, o Criar Sesc oferece acompanhamento pedagógico e recreativo, com quatro horas diárias de atividades educativas e prazerosas no contraturno das aulas, sob a devida supervisão profissional.

O projeto está com matrículas abertas para 2024 em unidades do Sesc de 10 cidades mineiras: Almenara, Juiz de Fora, Lavras, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.

 

Inscrições

Para 2024, todas as vagas do Criar Sesc serão gratuitas, via Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), e destinadas preferencialmente aos dependentes de profissionais do comércio de bens, serviços e turismo com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos.

Para concorrer às vagas é preciso fazer a pré-inscrição entre os dias 23/10 e 06/11 no site https://mais.sescmg.com.br/criar, ou presencialmente, nas respectivas unidades. Em seguida, acontece a avaliação do perfil socioeconômico e posterior aprovação para matrícula, conforme edital disponível em https://sescmg.com.br/sesc-minas.

Podem ser inscritas crianças entre cinco (ou que vão completar essa idade até o dia 31 de março de 2024) e 11 anos e 11 meses, devidamente matriculadas na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) na rede pública de ensino (ou bolsistas 100% em escolas particulares). Após a matrícula, são entregues um lanche e uma camisa do programa.

As vagas são limitadas, de acordo com a estrutura de cada unidade, e há turmas disponíveis nos turnos da manhã e da tarde.

Como é o Criar Sesc

Quando está no Criar Sesc, cada criança tem um momento de convívio com outras, possibilidade de realizar as tarefas escolares com o devido acompanhamento e ainda ampliar o conhecimento adquirido na escola por meio de atividades lúdicas e prazerosas. As rotinas incluem: desenvolvimento de projetos ligados ao meio ambiente, feiras de ciências e outras iniciativas que promovam o envolvimento com temas educacionais importantes.

Essas atividades são alguns dos resultados do trabalho de profissionais envolvidos com o Criar Sesc, que dividem as rotinas dos alunos e das alunas em três eixos:

 

  • Pedagógico – Focado no suporte da realização das tarefas escolares e na criação do hábito de estudar. Inclui oficinas literárias e de raciocínio lógico, facilitando o aprendizado nessas áreas.

 

  • Experimentações – Voltado para práticas experimentais, considerando os princípios da cultura maker, na qual a criança aprende colocando a “mão na massa”. Para isso, o Criar Sesc conta com um espaço lúdico e devidamente equipado para a realização de diversos experimentos criativos.

 

  • Expressões Artísticas – Visa à realização de atividades que desenvolvam aspectos físicos, cognitivos e sensoriais, por meio de práticas motoras, oficinas musicais, brincadeiras e jogos. Uma forma de trabalhar criatividade, sensibilidade, ritmo, concentração e memória.

 

“O Criar Sesc é um grande apoio para os trabalhadores e as trabalhadoras, além de ser fundamental na missão do Sesc em Minas de promover a qualidade de vida para a população. O programa foi aprimorado nos últimos anos e em 2024 vai oferecer ainda mais desenvolvimento humano para as crianças, por meio do acompanhamento de instrutores capacitados para atender às suas demandas pedagógicas e proporcionar seu avanço também no contexto social”, explica Elen de Paula, Gerente de Educação do Sesc em Minas.

Saiba mais sobre o Criar Sesc em: www.sescmg.com.br/servico/criar-sesc-2/

 

 

 

Criada em 2023 com objetivo de promover debates e trocas de conhecimentos em torno de temas ligados à educação, a comunidade Eduko apresenta a palestra “Papo Firme: vamos falar de educação?”, com o jornalista e apresentador Serginho Groisman. O evento será no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, na quarta-feira, dia 8 de novembro.

Ícone da TV brasileira e reconhecido por conduzir com excelência seus programas de entretenimento, entrevistas e informação, Serginho Groisman é uma figura reverenciada por diversas gerações e fortemente ligado à população jovem.

O convidado também possui notável ligação com com a educação. Ele já foi professor e implementou várias estratégias para atrair o interesse dos alunos em sala de aula. A partir dessa e de outras experiências no Colégio Equipe, de São Paulo, foi se especializando na comunicação com o público jovem.

A presença de Serginho Groisman está inserida no contexto da transformação do olhar educador – um dos três pilares que constituem e norteiam as ações da Eduko: entender, questionar e transformar. A interseção entre comunicação e educação pode ser uma boa forma de ampliar o repertório dos educadores, contribuindo com a prática educacional diversa e inovadora.

Neste encontro promovido pela Eduko, Groisman abordará temas como:

  • Os desafios de educadores e alunos no mundo tecnológico
  • A educação moderna e as novas formas de aprendizado
  • O novo papel do professor na orientação vocacional
  • As novas profissões e metodologias educacionais e o profissional do futuro

Os ingressos estão disponíveis no site Sympla, por valores a partir de R$ 40.

 

Sobre a Eduko

A Eduko é uma realização conjunta do Sesc em Minas, Senac e Sistema Fecomércio MG, entidades que integram a CNC – Confederação Nacional do Comércio.

Com foco em encontrar novos caminhos para a educação em comunidade, suas atividades tiveram início em 2023, com a 1ª Eduko – Bienal de Novos Saberes, em julho, no Sesc Palladium (veja aqui como foi https://sescmg.com.br/noticias/veja-como-foi-a-1a-edicao-da-eduko/).

O evento recebeu grande presença de público e convidados ilustres. O sucesso foi tamanho que sua periodicidade passou a ser anual, com previsão de nova edição em agosto de 2024.

Contudo, a Eduko é mais do que um congresso, estabelecendo-se como uma plataforma de educação que propõe conexões duradouras com o público, instigando seus integrantes a refletirem e ressignificarem sua atuação no mercado de trabalho. Para manter-se sempre ativa, outras iniciativas e projetos serão realizados durante o ano.

Saiba mais: https://mais.sescmg.com.br/eduko

 

Serviço –  “Papo Firme: vamos falar de educação?”, com Serginho Groisman

 

Data: 8 de novembro de 2023 (quarta-feira)

Horário: 20h

Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro – BH)

Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia – idosos, estudantes e clientes Sesc com cartão válido) – à venda no site Sympla e na bilheteria do Sesc Palladium.

 

 

Estão abertas as inscrições para mais de 400 vagas nos Colégios do Sesc em Araxá, Contagem, Governador Valadares e Montes Claros. Destinadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental do próximo ano letivo, as vagas são gratuitas e direcionadas preferencialmente a candidatos que atendam aos requisitos do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).

Os interessados devem se inscrever até o dia 1.º de setembro, por meio do formulário online ou diretamente nas unidades. Os resultados serão divulgados neste endereço eletrônico e nos quadros de aviso afixados nos locais indicados, de acordo com as datas previstas no regulamento. Todos os detalhes do processo seletivo podem ser conferidos no Edital.

Benefícios do PCG

O PCG beneficia com bolsas de estudo integrais, alunos com renda mensal bruta de até três salários-mínimos nacionais. Os selecionados ficam isentos dos encargos referentes à matrícula, mensalidades e outras taxas, e recebem gratuitamente todo o material escolar básico, uniforme e lanches diários preparados com acompanhamento de nutricionista.

Processo seletivo

As vagas oferecidas para a Educação Infantil e 1.º ano do Ensino Fundamental serão preenchidas por análise documental e socioeconômica. No caso dos 2.º, 3.º, 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental, além desta análise, os candidatos passarão por uma avaliação classificatória, contendo atividades compatíveis com a faixa etária e o grau de escolaridade.

Diferenciais

Além de uma educação profissional e humanizada e uma proposta pedagógica construtivista, os Colégios Sesc têm foco na formação integral das crianças e adolescentes, buscando desenvolver competências que os possibilitem exercer também a cidadania e a responsabilidade social.

Garanta já o seu lugar nessa jornada de aprendizado e crescimento!

 

SERVIÇO

Inscrições Colégios Sesc em Minas – Ano Letivo 2024 (vagas gratuitas)

Data: até 1/9/2023

Horário: de acordo com a unidade

Locais e informações:

Formulário

  • Colégio Sesc Araxá (Rua Dr. Edmar Cunha, 150, Santa Terezinha) | (34) 3201-8119
  • Colégio Sesc Contagem (Rua Padre José Maria de Man, 805, Novo Riacho) | (31) 2108-4544
  • Colégio Sesc Governador Valadares (Av. Veneza, 877, Grã-Duquesa) | (33) 2102-9824
  • Colégio Sesc Montes Claros (R. Cel. Spyer, S/N – Centro) | (38) 2104-5109