Com a Credencial Sesc, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Em mais uma ação de promoção e prevenção da saúde ocular, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, em parceria com o Sindilojas BH e Região e a Prefeitura Municipal de Sabará, realiza o projeto MedSesc Oftalmologia, com atendimentos oftalmológicos gratuitos à população daquele município, e o Projeto-piloto “Ver com Saúde”, direcionado a crianças e adolescentes. As consultas acontecem entre os dias 5 de novembro e 10 de dezembro no bairro Paciência.

Dentro do projeto “Ver com Saúde“, serão prestados atendimento crianças e adolescentes de escola pública indicada pelo município para exames oftalmológicos na unidade móvel do MedSesc.

Em Sabará, as triagens foram feitas na Escola Municipal Professora Marita Dias durante o mês de outubro. Os alunos e as alunas com necessidade de correção visual receberão os óculos gratuitamente, conforme diagnóstico e a prescrição da equipe médica, no dia 11 de dezembro, na própria escola.

Já as vagas para o MedSesc Oftalmologia são direcionadas pela Secretaria Municipal de Saúde do município para pacientes que já aguardavam por vaga na fila do SUS (Sistema Único de Saúde) e para trabalhadores e trabalhadoras do comércio após seleção do Sindilojas BH e Região – Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte e Região. Comerciários e comerciárias que queiram realizar o exame também podem se cadastrar no formulário disponível neste link (atendimento conforme disponibilidade de vagas).

 

Sobre o MedSesc Oftalmologia e o Ver com Saúde

O MedSesc Oftalmologia é uma Unidade Móvel itinerante, que realiza consultas, exames e orientações, desempenhando um papel fundamental na promoção da saúde dos olhos. Com estrutura moderna e equipe técnica qualificada, o foco está no diagnóstico e no controle de diversas doenças do sistema visual.

Atualmente, o Sistema Fecomércio MG conta com cinco unidades móveis do MedSesc Oftalmologia, que percorrem diversas cidades mineiras ao longo do ano. A cada edição, realizada em parceria com sindicatos e prefeituras, são realizados entre 400 e 550 exames, mudando a vida de muitas pessoas.

O projeto “Ver com Saúde” faz parte de uma iniciativa nacional, em um esforço coletivo para a redução da cegueira evitável no mundo. A ação é inspirada no projeto “Ver para Aprender”, criado pelo Departamento Regional no Rio de Janeiro em 1993 e gradativamente expandido para outros estados a partir de 1996, sob a supervisão do Departamento Nacional do Sesc. Em Minas Gerais, o Projeto foi retomado em julho de 2025 e é voltado para crianças de 5 a 14 anos da Rede Pública de Ensino.

Baseado em corresponsabilidade social e transversalidade, o Ver com Saúde tem como objetivo promover a saúde visual na infância, prevenir agravamentos de doenças oculares, garantir acesso a exames oftalmológicos e óculos de correção de grau, integrando a saúde ocular ao currículo escolar.

 

Importância do cuidado com a visão

A visão é um dos mais importantes sentidos no desenvolvimento físico e cognitivo típico das crianças. Por isso, o diagnóstico precoce, um tratamento efetivo e a estimulação visual contínua permitem que a criança tenha maior integração com o meio, favorecendo o aprendizado, o rendimento escolar e a qualidade de vida, reduzindo as taxas de abandono e repetência escolar.

Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada, e entre 60% e 80% dos casos poderiam ser evitados ou tratados. No Brasil, o IBGE (Censo 2010) aponta que mais de 35 milhões de pessoas convivem com algum grau de dificuldade de visão.

Assim, os números evidenciam a importância de projetos como o MedSesc Oftalmologia e o “Ver com Saúde”, que atuam de forma integrada na promoção e prevenção da saúde visual, a fim de aumentar a conscientização e facilitar o diagnóstico precoce, melhorando o desempenho social e educacional e a qualidade de vida das crianças e das famílias atendidas.

 

Anote na agenda – Atendimentos oftalmológicos em Sabará

Data: 5 de novembro a 10 de dezembro

Local: Av. Albert Scharlê, 212, Bairro Paciência – Sabará

Entrega de óculos: 11/12/25, na Escola Municipal Professora Marita Dias – Evento voltado aos parceiros institucionais do Projeto

Inscrição de trabalhadores e trabalhadoras do comércio para atendimento conforme disponibilidade de vagas: clique aqui

 

Informações:

Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde de Sabará

agendamento.oftalmo@sabara.mg.gov.br / Tel.: (31) 98302-1908

 Sindilojas BH e Região – Rua Curitiba, 561, 8º andar, Centro, Belo Horizonte

comercial@sindilojasbh.com.br / Tel.: (31) 3272-5987

 

Fotos: Eduardo Galetto

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. E o diagnóstico precoce aumenta bastante as chances de cura, já que muitos casos iniciais não apresentam sintomas.

Neste mês de novembro, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, participa da campanha nacional Novembro Azul e reforça a importância do cuidado contínuo com a saúde dos homens.

Atenção ao câncer de próstata

Sinais de alerta

  • Diminuição do jato urinário ou dor para urinar
  • Maior frequência urinária, mas com pouco volume
  • Presença de sangue na urina ou no sêmen

Exames

  • A partir dos 50 anos: toque retal e dosagem de PSA anual (exame de sangue)
  • Homens com histórico familiar da doença: iniciar aos 45 anos

Prevenção e hábitos saudáveis

  • Alimentação equilibrada, com redução de gorduras e ultraprocessados
  • Atividade física regular e controle do peso corporal
  • Controle de hipertensão, diabetes e colesterol
  • Abstinência de álcool e tabaco
  • Consultas regulares com urologista

Novembrinho Azul e a importância do cuidado em todas as idades

A hora certa de cuidar da saúde é desde cedo. E é disso que se trata a campanha Novembrinho Azul. A iniciativa busca promover a saúde de meninos de até 15 anos de idade, focando a identificação e a prevenção de doenças do trato sexual e reprodutivo, como as relacionadas ao vírus HPV e a problemas testiculares.

Nesse sentido, o acompanhamento médico é fundamental para evitar as condições que podem levar a problemas na vida adulta.

No Sesc Centro de Excelência em Saúde, é possível encontrar serviços para a população jovem, como:

  • Diversas especialidades médicas, como médico da família e pediatra
  • Exames
  • Vacinas, inclusive de HPV

Além disso, o Sesc em Minas oferece diversas atividades físicas, como aulas de esportes, academia e outras possibilidades que visam a uma vida mais saudável para todas as idades. Acesse www.sescmg.com.br/esporte e saiba mais.

Prevenção não é pausa…

É o movimento que permite que a vida continue.

Cuide de você, faça os exames e mantenha suas consultas em dia.

Conheça nossos serviços de saúde e agende seu cuidado:

sescmg.com.br/saude/

 

 

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, e a prevenção é fundamental para um diagnóstico precoce.

Em outubro, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, participa da campanha nacional Outubro Rosa e reforça a importância do cuidado contínuo com a saúde das mulheres.

Como parte das ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o Sistema Fecomércio MG disponibilizará mamografias gratuitas no Sesc Centro de Excelência em Saúde durante todo o mês de outubro.

Quem pode fazer:

  • Mulheres entre 50 e 69 anos: não precisam de pedido médico
  • Mulheres com menos de 50 anos ou mais de 69 anos: precisam apresentar pedido médico

Agendamentos 

Os agendamentos podem ser realizados às quartas-feiras, de 24/09/25 a 22/10/25, pelo Portal de Serviços (portaldeservicos.sescmg.com.br) ou pelo App Sesc em Minas.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone: (31) 3270-8100

 Avaliação nutricional 

Considerando a importância de uma alimentação nutritiva e equilibrada para a saúde, será oferecido um desconto especial nas consultas com nutricionistas nas unidades do Sesc em Minas de Varginha, Almenara, Uberlândia e Santa Luzia.

Durante todo o mês de outubro, mulheres com Credencial Sesc na categoria “Trabalhador do Comércio” e suas dependentes terão 50% de desconto no valor da consulta de Nutrição Clínica.

Verifique a disponibilidade dos serviços nas unidades mencionadas.

 A saúde é o que sustenta os momentos inesquecíveis da sua história.

Cuide de você, faça os exames preventivos e mantenha suas consultas em dia!

 

Em 17 de setembro, celebramos o Dia Mundial da Segurança do Paciente, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para aumentar a conscientização sobre a segurança no atendimento à saúde. O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, aproveita a data para reafirmar o seu compromisso em promover o cuidado integral com a saúde das pessoas, sempre por meio de práticas seguras e combatendo riscos evitáveis.

Temática de 2025

O tema deste ano, “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”, destaca a importância de reconhecer a vulnerabilidade dessa faixa etária em relação aos riscos e danos causados ​​por práticas inseguras nos cuidados de saúde.

De acordo com a OMS, esses riscos se estendem desde o momento do parto até os primeiros anos de vida e incluem aspectos como:

  • Assistência durante o parto e no pós-parto imediato;
  • Segurança da medicação e da imunização;
  • Diagnóstico seguro;
  • Prevenção de infecções;
  • Reconhecimento precoce de sinais de deterioração clínica.

Objetivos da campanha

A OMS estabeleceu quatro objetivos centrais para o Dia Mundial da Segurança do Paciente de 2025:

  • Aumentar a conscientização a respeito dos riscos nos cuidados de saúde neonatais e pediátricos, com ênfase nas necessidades específicas da população infantil.
  • Mobilizar governos, instituições de saúde, profissionais e sociedade civil para a implementação de estratégias efetivas de segurança nessa área.
  • Sensibilizar pais, mães, cuidadores, cuidadoras e até mesmo as crianças sobre as responsabilidades de cada pessoa no processo de cuidado.
  • Fomentar pesquisas científicas relacionadas à segurança do paciente em contextos neonatais e pediátricos.

Sobre a segurança do paciente

A segurança do paciente se refere ao direito que todas as pessoas têm de receber cuidados de saúde sem sofrer danos que podem ser evitados.

Para isso, os serviços de saúde devem prevenir falhas, identificar riscos antecipadamente e atuar na correção de problemas.

Histórico

A segurança do paciente ganhou destaque internacional após a publicação do relatório “Errar é Humano”, em 1999, que revelou como falhas nos cuidados de saúde resultam em milhares de mortes que poderiam ser evitadas todos os anos. Entre outros fatores, essas falhas incluem: erros na administração de medicamentos, infecções evitáveis e falhas na comunicação entre profissionais.

Desde então, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a considerar a segurança do paciente uma prioridade global.

Em abril deste ano, o Ministério da Saúde lançou a campanha Abril pela Segurança do Paciente, com o tema “Mais Acesso e Cuidado Integrado” e o slogan “Qualidade em toda a jornada!”. A iniciativa reforça a importância de garantir que os serviços de saúde sejam acessíveis, coordenados e centrados nas necessidades dos pacientes, promovendo um cuidado seguro e contínuo.

Segurança do paciente no Brasil

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pela Portaria GM/MS nº 529/2013, tem como objetivo a qualificação do cuidado em saúde em todo o país. Para isso, implementa diretrizes e protocolos que orientam a atuação de profissionais de saúde na adoção de práticas seguras.

Além disso, o programa incentiva a participação ativa de pacientes e familiares, estimulando o diálogo, o esclarecimento de dúvidas e a colaboração com a equipe de saúde. Essa abordagem contribui para a construção de uma cultura de segurança, reduzindo riscos e promovendo um cuidado mais seguro, transparente e humanizado.

Cuidados do Sesc em Minas

O Sesc em Minas, integrado ao Sistema Fecomércio MG, valoriza o cuidado e a segurança dos pacientes durante toda a sua jornada nos serviços de saúde oferecidos.

Para isso, além de aplicar os protocolos exigidos pelas metas internacionais de segurança do paciente, incentivamos a comunicação e a participação ativa de pacientes e seus familiares e estamos em constante melhoria para oferecer atendimento qualificado, com acolhimento e segurança para todas as pessoas.

Conheça os nossos serviços em: sescmg.com.br/saude

 

Celebrado em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído pela Lei nº 7.488/1986 para reforçar ações de mobilização e conscientização sobre os riscos do tabagismo para a saúde individual e coletiva.

De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência da nicotina, presente em cigarros, charutos, cachimbos e outros derivados do tabaco. Ao ser inalada, essa substância provoca sensação de prazer momentâneo, mas desencadeia sérios danos ao organismo.

Além disso, o vício gera impactos sociais, econômicos e ambientais. Entre os problemas mais comuns associados ao hábito de fumar, estão doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas e diversos tipos de câncer, incluindo o de pulmão.

Tabagismo passivo

Os prejuízos não atingem apenas quem fuma: quem convive com fumantes também está exposto aos riscos do cigarro. O chamado tabagismo passivo acontece quando uma pessoa não fumante inala a fumaça de derivados do tabaco. Essa fumaça contém mais de 7 mil compostos e substâncias químicas, e a exposição involuntária pode causar desde irritações respiratórias até doenças cardíacas, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Em crianças e bebês, o tabagismo passivo é ainda mais grave e apresenta um risco aumentado para o desenvolvimento de doenças respiratórias, doença do ouvido médio e a síndrome da morte súbita infantil.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), não existe nível seguro de contato com a fumaça do tabaco, e a única forma de proteção é evitar ambientes onde se fuma.

Vape: o mito da alternativa “menos nociva”

Nos últimos anos, os cigarros eletrônicos — também conhecidos como vapes — ganharam popularidade, especialmente entre a juventude. Apesar da aparência moderna e da ideia de serem uma opção mais “segura”, os dispositivos podem ter até três vezes mais nicotina do que o cigarro comum.

Estudos apontam que o uso de vapes pode levar a doenças respiratórias graves, como a EVALI (lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico), e a problemas cardiovasculares, além de aumentar o risco de desenvolver ansiedade, depressão e câncer.

A importância de buscar ajuda especializada

Com o propósito de promover a saúde e a qualidade de vida, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, apoia as iniciativas de combate ao fumo e oferece atendimento em Clínica Médica, que pode ser o primeiro passo para quem deseja abandonar o hábito de fumar.

Parar não é fácil, mas é possível. E buscar apoio especializado aumenta as chances de sucesso. O acompanhamento médico é fundamental para avaliar a saúde, orientar sobre estratégias e indicar recursos adequados para cada caso.

Agende seu cuidado

Agende sua consulta presencial ou on-line pelo Portal de Serviços e conte com o Sesc em Minas para cuidar da sua saúde!

Saiba mais sobre a especialidade Clínica Médica/Medicina da Família e Comunidade em sescmg.com.br/servico/clinica-medica.

 

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. A doença pode evoluir para casos graves e até levar à morte.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre 1º de janeiro e 4 de abril de 2025, foram confirmados 1.980 casos de meningite no país, com 168 mortes, o que representa um aumento no número de ocorrências.

Diante da preocupação das autoridades sanitárias, o Sistema Fecomércio MG reforça a disponibilidade de vacinas eficazes contra a meningite no Sesc Centro de Excelência em Saúde, em Belo Horizonte.

Na unidade, localizada no bairro São Francisco, o público encontra vacinas indicadas pelo Programa Nacional de Imunização contra dois tipos de meningite:

  • Meningite ACWY: protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y.
  • Meningite B: protege contra a meningite bacteriana do sorotipo B.

Ambas as vacinas estão disponíveis para pessoas a partir de três meses de idade.

Descontos para quem tem a Credencial Sesc

Pessoas que trabalham no comércio de bens, serviços e turismo e possuem a Credencial Sesc válida (nova nomenclatura do Cartão do Cliente) têm descontos especiais no valor da aplicação, extensivos a dependentes. A população idosa (a partir de 60 anos) também tem descontos. Confira os valores aqui.

A oferta feita pelo Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, tem o objetivo de suplementar a cobertura vacinal feita pela saúde pública, que nem sempre é suficiente para as demandas da população.

Sobre a meningite

A meningite é causada, principalmente, por bactérias ou vírus. Pessoas de qualquer idade podem contrair a doença, mas as crianças menores de cinco anos de idade são o grupo de maior risco.

Na meningite bacteriana, a transmissão ocorre por meio das vias respiratórias, gotículas e secreções do nariz e da garganta ou através da ingestão de água e de alimentos contaminados.

Essa forma de meningite é a mais grave, e em pouco tempo os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

Na meningite viral, a transmissão depende do tipo de vírus e pode ocorrer via fecal-oral; por contato próximo (tocar ou apertar as mãos) com uma pessoa infectada ou com objetos e superfícies contaminadas; ao trocar fraldas de uma pessoa infectada; ou ao beber água ou comer alimentos crus que contenham o vírus.

As meningites provocadas por vírus costumam ser mais leves, e seus sintomas se parecem com os das gripes e resfriados. A doença ocorre, principalmente, entre crianças, que passam a apresentar febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, falta de apetite e irritação.

 

O Sistema Fecomércio MG tem uma comodidade a mais nos atendimentos de saúde realizados pelo Sesc em Minas. As consultas na especialidade Clínica Médica / Medicina da Família e Comunidade do Sesc Centro de Excelência em Saúde agora podem ser feitas a distância, pela internet.

As teleconsultas são feitas por videochamada, via computador ou celular, no Portal de Serviços do Sesc , mediante agendamento, no mesmo portal. Cada paciente deve possuir uma câmera no dispositivo e assegurar uma conexão estável com a internet. No começo da consulta, será preciso apresentar um documento com foto.

O serviço permite que você cuide da sua saúde com mais comodidade e praticidade, sem precisar ir até o Sesc Centro de Excelência em Saúde. Toda nossa equipe médica possui o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), garantindo atendimento com profissionais experientes e capazes de oferecer uma atenção personalizada e focada na prevenção e promoção da sua saúde.

Como agendar?

Para realizar uma consulta online do Sesc é preciso realizar o agendamento no Portal de Serviços do Sesc em Minas (portaldeservicos.sescmg.com.br).

Em seguida, você receberá por email o link para acessar a consulta no dia e horário marcados. Em caso de dúvidas, clique aqui  e veja o passo a passo para realizar o agendamento.

Quem pode fazer a consulta online?

As consultas online de clínica geral do Sesc em Minas estão disponíveis para o público de qualquer idade. Quem trabalha no comércio de bens, serviços e turismo tem descontos especiais, inclusive para dependentes, como pais, mães, avôs e avós.

Atenção: os atendimentos online estão sujeitos à disponibilidade da equipe médica. Por isso, agende sua consulta com antecedência. Vale lembrar que nessa modalidade não há opção de pronto-atendimento. As consultas online do Sesc em Minas são exclusivas para os atendimentos de rotina na modalidade Clínica Médica, focados na medicina preventiva e na promoção da saúde para todas as idades.

Mais perto do público de todo o estado

Com as consultas online, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, vai otimizar sua atuação na área da Saúde, garantindo maior facilidade e agilidade, uma vez que o atendimento on-line não exige deslocamento e pode ser feito de qualquer local, no horário mais conveniente para cada pessoa.

Os pagamentos também poderão ser realizados a distância, via cartão de crédito. Vale lembrar que quem trabalha no comércio de bens, serviços e turismo, bem como seus dependentes, possuem descontos nos serviços de saúde do Sesc em Minas.

O novo serviço também aumenta a capilaridade dos serviços de Saúde no estado: com a implementação das Consultas Online, teremos a oportunidade de expandir significativamente o alcance dos nossos serviços. Isso permitirá que mais pessoas, independentemente de sua localização, tenham acesso a cuidados de qualidade, facilitando a aquisição dos serviços à distância e promovendo a inclusão e o bem-estar da população.

Agende agora sua consulta: Portal de Serviços do Sesc em Minas (portaldeservicos.sescmg.com.br)

O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc Centro de Excelência em Saúde (SCES), realiza a campanha de vacinação contra o Herpes Zoster, doença causada pelo vírus varicela-zoster (WZ).

A doença é um risco tardio em pacientes que se curaram de catapora, uma vez que permanece “adormecida” no organismo, podendo aparecer muitos anos mais tarde. Esse fenômeno é conhecido como reativação viral.

O que é o Herpes Zoster?

Popularmente conhecido como “cobreiro”, se manifesta por meio de lesões na pele, vermelhidão e bolhas com líquido, geralmente no tórax, no pescoço e nas costas.

A doença pode causar dor intensa e persistente, mesmo após o desaparecimento das lesões, num quadro conhecido como neuralgia pós-herpética.

Os sintomas mais comuns do Herpes Zoster são:

  • Dor crônica e ardente, que pode durar até três meses
  • Sensação de choque, queimação ou pontadas
  • Formigamento e coceira
  • Sensibilidade extrema ao toque
  • Perda de sensibilidade
  • Comprometimento da qualidade de vida

Quem deve se vacinar?

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a vacina é indicada para pessoas com idade a partir de 50 anos e aquelas imunocomprometidas ou com risco aumentado para a doença a partir dos 18 anos.

Por que se vacinar?

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção ao Herpes Zoster e a suas complicações. A doença é mais comum em pessoas idosas devido à queda natural da imunidade que acompanha o processo de envelhecimento.

No entanto, ela também pode afetar pessoas adultas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, câncer e Aids, ou que passaram por transplantes.

Valores diferenciados do SCES

Pensando em contribuir para a qualidade de vida de quem trabalha no comércio, além do acesso à saúde por parte do público geral, o Sesc Centro de Excelência em Saúde disponibiliza a vacina contra Herpes Zoster em condições especiais.

Veja mais detalhes sobre os valores e a disponibilidade das vacinas no site do Sesc em Minas.

Onde se vacinar?

📍 Sesc Centro de Excelência em Saúde (SCES)

Rua Viana do Castelo, 645, São Francisco – Belo Horizonte (MG)

📅 Até o dia 31 de julho

🕝 Horário de vacinação: Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; sábados, das 8h às 12h.*

📞 (31) 3270-8100

Aproveite esta oportunidade. Cuide da sua saúde e da de quem você ama!

*Não é necessário agendamento. O atendimento é por ordem de chagada.