Com o Cartão do Cliente, você tem acesso a um mundo de possibilidades, além de descontos na programação e atividades do Sesc em Minas.

Tenha acesso a um mundo de possibilidades!

Judô do Sesc é destaque em seletiva do Campeonato Brasileiro

Publicado em 17 de mar de 2023 às 10:36   |   Atualizado em 24 de maio de 2023 às 08:20

A equipe esportiva de Judô do Sesc Montes Claros conquistou quatro medalhas na Seletiva para o Campeonato Brasileiro Regional de Judô. Foram duas de prata e duas de bronze. Além disso, dois dos 14 atletas que representaram o Sesc na seletiva conquistaram a vaga no Brasileiro, que será disputado em Vitória (ES), no primeiro fim de semana de abril.

A seletiva foi disputada em Belo Horizonte, no começo de março, e reuniu 470 participantes, entre homens e mulheres, de diversas idades e categorias. Esse resultado é motivo de grande orgulho para todo o Sesc, que foi muito bem representado pelo time comandado pelo Sensei Reinaldo Souza Santos.

Ele enaltece o grande resultado obtido pelo time formado por competidores de idades entre 13 e 45 anos:

 

“Esse é um trabalho que vem desde o ano passado, quando montamos a equipe de competição. Selecionamos atletas da Escola de Esportes do Sesc de Montes Claros e convidamos outros atletas para essa disputa. Nos preparamos muito desde o começo do ano e o resultado foi muito bom porque a maioria dos nossos atletas tinha pouca experiência em competições desse nível. Agora estamos na expectativa de fazer um Campeonato Brasileiro também muito bom, com chance de medalha e, também, para o Campeonato Mineiro, no fim de abril.”

Os dois selecionados para o Campeonato Brasileiro Regional foram Leandro Dias Saldanha, de 44 anos, e Ana Cecilia Almeida Silva, de 16 anos. A jovem fala sobre sua trajetória e como tem evoluído graças ao Sesc:

 

“Tive a honra de representar o Sesc Montes Claros no torneio e lutei na categoria Sub-18 -57kg. Foram três lutas, sendo duas vitórias e uma derrota, conquistando assim o segundo lugar e me classificando para o Brasileiro Regional. Estou recebendo um ótimo treinamento com o Sensei Reinaldo que, com certeza, me ajudou demais nessa seletiva! Vou intensificar meus treinos não só no judô, como na academia e nos treinos aeróbicos, para conquistar um ótimo resultado no Brasileiro. Acredito que não será fácil, mas como eu sempre digo, os difíceis são sempre os meus preferidos. Um abraço a todos que estão comigo nessa, essa vitória é nossa!”

 

Para Leandro, que treina no Sesc há seis anos, o investimento do Sesc em suas equipes competitivas tem sido uma grande satisfação.

“Pude competir na categoria sênior da Seletiva e, graças a Deus, consegui classificar para o Campeonato Brasileiro e realizar esse sonho, que será representar a cidade que eu amo, que é Montes Claros, e o Sesc, onde eu treino há muito tempo e me dá todo o apoio. Costumo falar que o Sesc é minha casa, uma grande família. Não sou tão jovem, mas estou vivão, então essa iniciativa de incentivar para entrarmos na competição foi maravilhosa. A montagem dessa equipe será um grande incentivo para todos que treinam ou que gostam do judô.”

 

Fortalecimento das equipes

As Equipes Esportivas são o braço competitivo da Escola de Esportes e têm como objetivo o aperfeiçoamento técnico e tático, a vivência de valores inerentes à competição esportiva, como a necessidade de lidar com vitórias e derrotas, além de contribuir no processo educativo das crianças e jovens.

Elas são compostas por alunos(as) regularmente inscritos(as) nos cursos das Escolas de Esporte das unidades do Sesc em Minas e outros atletas selecionados, aptos a participar de aulas, treinamentos e competições esportivas. As categorias e modalidades são definidas de acordo com o perfil dos alunos(as) inscritos(as) nas unidades e com os regulamentos das competições tradicionalmente disputadas pelo Sesc em Minas.

O Sesc em Minas pretende investir mais nas equipes competitivas, em várias modalidades da Escola de Esportes, uma vez que elas são um instrumento importante de valorização de tudo aquilo que é feito no dia a dia das unidades em todo o estado.

Pretende-se com o esporte, educar jovens não apenas para o hábito de praticar o movimento físico-esportivo, mas também, ensinar valores que contribuam com a sua formação humana e com o bem-estar da sociedade.

Além da competição

O Sensei Reinaldo Souza Santos lembra que, independente dos bons resultados das Equipes Competitivas, “o Judô trabalha disciplina, concentração, coordenação, principalmente na primeira infância”, e que a “Escola de Esportes do Sesc Montes Claros está de portas abertas para todos que queiram aprender essa modalidade olímpica, com uma estrutura de primeiro nível e uma equipe pronta para acolher os alunos a partir de quatro anos de idade”.

Saiba mais aqui sobre a Escola de Esportes e veja quais modalidades estão disponíveis na unidade mais perto de você.


Acontece